Dia Internacional do Idoso

No dia 3 de outubro, decorreram na nossa Escola várias iniciativas para assinalar o Dia Internacional do Idoso, data simbólica que assinala um momento de reflexão para continuar a promover a participação ativa e interventiva dos alunos, desenvolvendo a sua consciência de cidadania e sensibilizando para a necessidade de aceitação e respeito pelo Outro.

De manhã, foram realizadas atividades lúdicas entre jovens e idosos da Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal (APRAP) no Espaço-Memória. O tempo voou por entre a diversidade dos jogos partilhados e a alegria da interação que foi expressa por todos os intervenientes.

À tarde, o ciclo de palestras foi iniciado com a intervenção da Dra. Susana Junqueira, Diretora Técnica do Centro de Dia/Centro de Convívio da APRAP, seguindo-se a apresentação da Universidade Sénior de Pombal, através da Coordenadora, Dra. Sílvia Teresa Oliveira. Depois da declamação de poemas por parte de elementos do Clube de Leitura desta instituição, tomou a palavra a Dra. Luísa Conceição, Diretora Técnica da Fundação Dr. José Lourenço Júnior.

A finalizar esta sessão de reflexão, a Assistência Médica Internacional (AMI) – delegação do Centro – esteve representada pelo Dr. Paulo Pereira, Assistente Social e Diretor do Centro Porta Amiga de Coimbra da AMI, e pela Dra. Ana Luísa Sequeira, psicóloga nesta organização humanitária, que apelaram para a importância do envolvimento dos jovens na mudança de mentalidades com vista à aproximação de gerações.

Lídia Ribeiro, Projeto Young VolunTeam

Verónica Dankova, Clube dos Direitos Humanos, Projeto Demokleos Erasmus +