Dia Mundial da Alimentação


Porque a alimentação continua a ser uma das grandes preocupações da sociedade e a escola é um veículo importante na transmissão de informações que, gradualmente, possam alterar comportamentos, a equipa da Educação para a Saúde, ao comemorar o Dia Mundial da Alimentação procurou, mais uma vez, sensibilizar à prática de uma alimentação saudável, enfatizando os benefícios da dieta mediterrânica, o consumo de água como um bem essencial à Vida, as vantagens de um pequeno-almoço completo e os perigos do consumo de bebidas açucaradas. Para dar cumprimento a estes objetivos realizaram-se diversas atividades na Escola Básica Marquês de Pombal.

O COJ, sempre com a sua valiosa colaboração, preparou uma série de jogos tradicionais portugueses, a que os alunos aderiram entusiasticamente e, aos vencedores, era oferecida uma maçã com um slogan alusivo à alimentação saudável.

Em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Educação para a Saúde, os alunos realizaram  diversos trabalhos com a finalidade de refletirem sobre os benefícios de uma alimentação saudável, da qual o consumo da sopa faz parte integrante. Assim, os alunos de uma turma de 8.º ano fizeram um levantamento de várias receitas de sopa que integraram uma alegre exposição, no átrio do bloco B.

A Biblioteca Escolar também se associou a esta comemoração com a atividade “Com Papas e Bolos se enganam os Tolos”, na qual os alunos, através da leitura de histórias e contos, do visionamento de curtas metragens e de audição de canções, refletiram sobre os benefícios de uma alimentação diversificada  e “colorida”, no sentido de se combater a obesidade e as doenças a ela associadas.

O desenrolar e sucesso de todas estas atividades só foi possível graças ao envolvimento e entusiasmo de toda a comunidade escolar a quem a Equipa da Educação para a Saúde presta um reconhecido agradecimento.

Equipa da Educação para a Saúde