Feira à Moda Antiga no Centro Escolar de Almagreira


Na manhã do dia 9 de junho, a comunidade educativa do Centro Escolar de Almagreira realizou uma feira à moda antiga. Uma réplica dos mercados de antigamente. Entre feijão, grão, tremoços, cerejas e outros, vendedores vestidos a rigor apregoaram os seus produtos chamando os fregueses. E estes não faltaram. Compradores simpáticos sabedores do que tem qualidade e que não quiseram perder também, ocasião de negócio.

Uma oportunidade simples, lúdica e genuína para mostrar aos mais novos como se comercializava nos tempos de antigamente. Uma oportunidade para os mais velhos se (re) encontrarem, conversarem e inclusive escoarem os produtos. Aproveitámos para, também, vendermos os legumes e vegetais da nossa horta biológica. E porque “somos especialistas” em pão com chouriço este não faltou, bem quentinho, juntamente com o “café da borra”, de cheiro e cor fortes. Embora, estivesse um dia de calor, ambos aquentaram estômagos e corações.

Tempo de encontro com tradições, que são a memória de um povo e que também, como escola nos compete perpetuar. Um momento simples mas feito e recebido por todos, de coração cheio. Adultos e crianças, mais uma vez, estiveram unidos por um projeto de escola que vai além do espaço físico da sala de atividades. E porque queremos, sempre, fazer mais e melhor, prometemos voltar a abraçar esta ideia, no próximo ano letivo. Assim o artesanato, a gastronomia e a animação cultural irão “ser cartaz “ da “II Feira à Moda Antiga”. Até lá, resta-nos agradecer a todos os que colaboraram, apoiaram e acreditaram no nosso trabalho tomando-o também, como um desafio de “continuidade e identidade”.

As docentes