“Geosciences Information for Teachers” (GIFT 2018), Viena


O European Geosciences Union General Assembly (EGU 2018), em Viena (Áustria), é o maior encontro de Geociências da Europa que reuniu, de 9 a 11 de abril, mais de 4700 participantes de 73 nacionalidades. Integrado neste evento, decorreu o GIFT 2018 (Geosciences Information for Teachers) com 82 professores selecionados de todo o mundo, entre os quais 10 portugueses, tendo como mote aprender com os melhores, partilhar e desenvolver novas competências no Ensino das Geociências, encurtando o tempo de acesso às novas descobertas científicas.

Durante as palestras, workshops, sessões práticas e de poster desta edição, subordinada ao tema “Major Events That Shaped The Earth”, foram trabalhadas diferentes matérias como a origem do sistema solar, a tectónica de placas, as alterações no campo magnético terrestre, a evolução da vida na Terra, o impacte das alterações climáticas na vida do planeta e foram apresentados diferentes projetos educativos e ferramentas/recursos para a dinamização das aulas.

Integrado na participação deste evento foi realizada uma comunicação em formato poster “Projects in Middle and High Educations to participate in the Young Geoscientists Congress”, com a divulgação de trabalhos de projeto desenvolvidos com alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal e no âmbito da participação em diferentes edições do Congresso dos Jovens Geocientistas. A apresentação do poster resultou, ainda, de uma parceria com o Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego, tendo sido apresentado pela professora Estefânia Pires (Agrupamento de Escolas de Pombal) em coautoria com a professora de Biologia e Geologia, Gina Correia (Agrupamento de Escolas da Sé, Lamego).

A participação nesta experiência enriquecedora teve o incentivo e apoio da Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal a quem se expressa os devidos agradecimentos.

Estefânia Pires (Professora de Biologia e Geologia)

Dia Eco-Escolas na EB de Louriçal


No dia 20 de março, comemorou-se o dia Eco-Escolas, na EB de Louriçal.

Alunos, pais/encarregados de educação, docentes, assistentes operacionais, entre outros, tiveram a oportunidade de usufruir de diversas atividades.

Pela manhã, foram colocados ninhos, bebedouros e comedouros, concebidos pelos encarregados de educação dos alunos do 1.º ciclo, nas árvores do bosque da escola. Também foram colocadas placas de identificação, elaboradas pelos alunos do 3.º ano, nas espécies vegetais existentes no recinto escolar.

No ateliê denominado “O meu mocho”, dinamizado pela engenheira Ana Catarina Soares e pela Anabela, da Câmara Municipal de Pombal, todos construíram um mocho com elementos da natureza (bolotas, carrascas e paus).

No ateliê “Sal aromático”, foi criado sal aromatizado com ervas/plantas aromáticas.

No âmbito das ciências experimentais, os alunos ensaiaram escrever mensagens secretas com sumo de limão e testaram as propriedades magnéticas de alguns materiais.

Na sala polivalente, decorreu o jogo dos ecopontos, no qual os alunos puseram em prática os conhecimentos sobre a separação dos lixos. De salientar que os ecopontos foram produzidos por pais/encarregados de educação de alunos do ensino pré-escolar.

Na sala multiusos, brincou-se à moda antiga. Fizeram-se corridas de sacos, de carretas e de arcos, jogou-se matraquilhos e bilhar, fizeram-se telefones com copos e fios, moinhos de vento e andas. Também para esta atividade foi notável o empenho e participação dos pais/encarregados de educação com a construção de brinquedos.

Ao longo do dia, alunos e visitantes puderam observar as hortas sensoriais implantadas no recinto escolar, com a colaboração preciosa de pais/encarregados de educação do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.

Nas salas de aula, os alunos elaboraram “Mensagens de sensibilização ambiental”, no âmbito da candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2018, alusivas ao tema do ano “O mar que respiramos”.

Foi um eco-dia maravilhoso!

Visita de estudo – 8.º ano


No âmbito dos conteúdos das disciplinas de História e Geografia, os alunos do 8.º ano, no  passado dia 21 de março, deslocaram-se ao Porto, onde tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao museu interativo e parque temático World of Discoveries e de participar num cruzeiro no rio Douro, que lhes permitiu viajar no tempo e reviver a história dos navegadores portugueses da época dos Descobrimentos.

Inspiradas nos tradicionais barcos rabelos, as embarcações que realizaram os cruzeiros revelaram a cidade vista do rio e as principais caraterísticas das seis pontes que ligam as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, num passeio inspirador e relaxante.

Os alunos puderam observar os diferentes tipos de oferta turística presentes na marginal das cidades do Porto e Vila Nova de Gaia, usufruindo assim de um dia completamente diferente.

Os professores responsáveis: Carla Ribeiro, Clara Ferreira, Rui Monteiro

LEITURAS CRIATIVAS NA EB DE LOURIÇAL


Na nossa escola comemorou-se a semana dos afetos, a semana da leitura iniciada com o dia S.O.L., a apresentação do livro “Histórias da Ajudaris 2017”, o atelier de escrita criativa, o encontro com o escritor José Fanha e a peça de teatro “3 Abóboras e 400 camelos” pela companhia AtrapalhArte.

Estas iniciativas promoveram o gosto pela leitura, pela escrita, pela ilustração, pelo prazer de ler e de ouvir ler,…

Leram-se receitas, textos, histórias, poesias,… em vários locais da escola: no refeitório, na sala, na biblioteca, no bosque,…

Todas as atividades motivaram os alunos para a participação em leituras livres e na partilha de miminhos, leituras com os “Pais de Palavra”, professoras, professor bibliotecário e os amigos!

Foram momentos de ler pelo prazer de ler, levando os alunos para o mundo da fantasia!…

As docentes

Alunos da Escola Marquês de Pombal na recuperação da Mata Nacional de Leiria


No âmbito da ação de recuperação da Mata Nacional de Leiria e dando continuidade ao Projeto “A Floresta: uma sala de aula emocionante”, no qual estão envolvidos os Serviços do Ministério da Educação, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Câmara Municipal da Marinha Grande/ Câmara Municipal de Leiria, os alunos das turmas F e H do quinto ano, acompanhados dos respetivos diretores de turma e de um professor de Ciências Naturais, participaram na plantação de árvores em Pedrianes, Marinha Grande, no dia 21 de março de 2018, às 14h30m. Os alunos participaram de uma forma entusiasta e empenhada na reflorestação da área destinada à escola, tendo esta iniciativa de educação para a cidadania favorecido a concretização de objetivos na área da educação ambiental para a sustentabilidade e contribuído para a valorização e reconhecimento da NOSSA FLORESTA, além de fomentar, de forma efetiva, as relações interpessoais entre os intervenientes.

Esta ação só foi possível de concretizar com a pronta colaboração dos serviços educativos da Câmara Municipal de Pombal, que cedeu o autocarro para o transporte dos alunos e a qual agradecemos.

Os diretores das turmas F e H do 5.º ano

“Adota uma planta (autóctone)!”


 No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, entre os dias 21 e 23 de março, os alunos da turma H do 5.º ano da Escola Marquês de Pombal desenvolveram uma atividade em que se pretendia promover a adoção de plantas autóctones pela comunidade educativa, fomentando as relações interpessoais, através de uma maior consciência e responsabilidade ambiental.  Esta atividade foi preparada e desenvolvida nas disciplinas de Educação para a Cidadania, Ciências Naturais, Português, História e Geografia de Portugal e Educação Visual. Durante os intervalos e à hora do almoço, a turma esteve junto das bancadas onde tinham expostas várias plantas, nomeadamente, o sobreiro, o pinheiro-manso, o medronheiro, o loureiro e ainda, o alecrim, a alfazema, entre outras espécies. Estas plantas foram adotadas por quem manifestou interesse em cuidar delas de forma responsável!

Esta iniciativa teve a colaboração do Centro de Ciência Viva da Floresta e da Escola Superior Agrária de Coimbra a quem se prestam os devidos agradecimentos.

Os alunos da turma H do 5.º ano