Implementação de projeto-piloto na disciplina de Matemática – 9.º ano


O Agrupamento de Escolas de Pombal, em parceria com o Município de Pombal, irá implementar no presente ano letivo, em todas as turmas do 9º ano, na disciplina de Matemática, um projeto-piloto com base na Escola Virtual, para avaliar os benefícios da utilização desta plataforma quer como apoio em sala de aula quer como apoio ao estudo autónomo e à preparação para o exame final de ciclo.

Através de recursos tecnológicos educativos, considerados de grande qualidade, que podem e devem ser utilizados, de forma vantajosa, dentro e fora da sala de aula, pretende-se que a escola se adapte às realidades da sociedade do conhecimento que incluem novas competências e novas formas de abordar o ensino-aprendizagem. É esse o objetivo da “Escola Virtual”, plataforma de apoio educativo da responsabilidade da Porto Editora, que disponibiliza recursos educativos digitais, bem como novas metodologias para abordar os conteúdos definidos pelos Programas Curriculares das disciplinas nucleares desde o 1.º ao 12.º ano, indo ao encontro dos objetivos definidos para o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória (Perfil do aluno para o séc. XXI).

A implementação deste projeto-piloto contempla a aquisição de uma licença por turma, financiada pelo Município de Pombal, permitindo que todos os alunos tenham acesso a recursos educativos digitais, tais como vídeos, animações e aplicações interativas, para testar os seus conhecimentos, tendo feedback imediato sobre o seu desempenho. A mesma plataforma permite, ainda, a comunicação em rede entre encarregados de educação, professores e alunos, uma vez que são também disponibilizadas ferramentas de acompanhamento do progresso dos alunos aos encarregados de educação e aos professores.

Pombal, 11/09/2017

Teresa Ferreira

(Docente de Matemática / Coordenadora do Projeto)

Projeto Erasmus + – Demokleos – Encontro transnacional em Istambul, na Turquia


Entre os dias 2 e 7 de julho, decorreu mais um encontro transnacional de parceiros no âmbito do projecto Erasmus + – Demokleos. Para além da equipa coordenadora, representada pelas docentes Verónica Dankova e Lina Oliveira,  foram convidados quatro alunos do 12º ano: Luísa Rodrigues, Filipa Neves, e Rui Ferreira, do 12ºF, e Joana Lopes do 12ºG, devido ao  mérito do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “De Democracia à e-Democracia”, cujo objetivo foi dar a conhecer e encorajar os jovens para a utilização de novas formas de participação e de cidadania ativa na era digital, conforme revela o seu testemunho: «Em Istambul fomos acolhidos pela Doğa Koleji – para dar continuidade ao projeto iniciado no ano letivo 2015-2016. Neste âmbito, foram-nos propostas várias atividades e experiências relacionadas com o ambiente e com a sua conservação que ampliaram o nosso conhecimento e capacidade de intervenção e de mudança de atitude. Gostaríamos de agradecer à nossa escola e ao projeto Erasmus + – Demokleos por nos proporcionar esta inesquecível experiência, que será uma mais-valia para o nosso futuro bem como para o nosso desenvolvimento pessoal.»

Este foi  também o momento de fazer o balanço global das atividades desenvolvidas ao longo deste ano letivo, que foi francamente positivo, e de definir novos desafios para o próximo ano. A equipa coordenadora do projeto deixa os seus agradecimentos aos seus parceiros turcos pela excelente organização e profissionalismo na preparação e desenvolvimento deste encontro.

 

Durante o presente ano letivo, foram envolvidos em diversas atividades e iniciativas do projeto os alunos de diferentes turmas do 7º, 9º, 10º 11º e 12º anos. O envolvimento ativo dos alunos na reflexão sobre “O que é a Democracia e os seus Valores” tem sido uma mais-valia na formação pessoal e social dos mesmos. As coordenadoras reforçam ainda o seu agradecimento a todos os docentes de diferentes áreas disciplinares que têm colaborado neste projeto.

A equipa coordenadora: Verónica Dankova e Lina Oliveira

Projeto Erasmus+ Demokleos


Ao longo do presente ano letivo, foram desenvolvidas pela equipa coordenadora do projeto Erasmus+ Demokleos diferentes ações de formação junto de professores e alunos do Agrupamento de Escolas de Pombal, cujas temáticas  incluíram assuntos relacionados com “Democracia em Contexto Escolar”; “A Problemática do Discurso de Ódio online”; “De Democracia à e-Democracria” e “Bullying na Escola”, nas quais os  alunos se envolveram através da  pesquisa orientada, da preparação e apresentação de trabalhos e da participação em várias atividades.

No dia 14 de junho,  decorreram, na EB23 Marques de Pombal, várias atividades de sensibilização para a problemática do Bullying na Escola, resultado do trabalho desenvolvido ao longo do ano, com os alunos do sétimo ano, no âmbito da disciplina de Inglês, pelas docentes Gina Carvalho, Luísa Helena Costa e Cláudia Santos. Estas atividades compreenderam três momentos de realização: na primeira fase, os alunos procederam à elaboração do material de divulgação e sensibilização da comunidade escolar, nomeadamente, faixas, cartazes, marcadores de livro e pulseiras em tecido para distribuir aos alunos do quinto e sexto anos de escolaridade; numa segunda fase, ocorreram as sessões com a psicóloga, Adelaide Mendes, alusivas ao tema do bullying, com grande dinâmica e interação dos alunos das diversas turmas, culminando com o terceiro momento previsto para esta ação, “School Mob”. Nesta iniciativa, que foi um sucesso, os alunos das diversas turmas do sétimo ano apresentaram  uma coreografia alusiva ao tema em foco, que contou com a colaboração da professora de Educação Física, Carla Leitão Rodrigues, e envolveu a comunidade escolar.

A equipa do projeto Erasmus+ Demokleos  agradece aos docentes – Inês Jerónimo, Luísa Moura, Jorge Rodrigues, Gina Carvalho, Luísa Helena Costa, Cláudia Santos, Carla Leitão Rodrigues, Helena Coxixo, Lurdes Abadesso e Manuela Pinto – que colaboraram neste projeto, ao longo deste ano letivo e cuja ajuda foi essencial para a consecução dos objetivos propostos.

A equipa coordenadora: Verónica Dankova e Lina Oliveira

Curso de Educação e Formação de Adultos – atividades integradoras


No âmbito da atividade integradora “Bem-estar, comunicação, funcionalidade e economia na sociedade atual”, os alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário, acompanhados pelos formadores das diferentes áreas de competência-chave, bem como pela coordenadora do Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional, realizaram, no dia 18 de maio, uma visita de estudo às instalações da empresa Indumape, Industrialização de Fruta, S.A. Esta empresa dedica-se à produção de sumos concentrados de maçã, de pera rocha, de uva branca e de baga de sabugueiro. No decurso da visita, foi observado todo o processo pelo qual passa a fruta, de origem 100% nacional, desde o momento em que é descarregada nos silos até à sua transformação em sumo concentrado.

Também no âmbito desta atividade integradora, realizou-se, no dia 26 de maio, uma visita de estudo à Feira de Maio, em Leiria. A visita ao certame iniciou-se com um percurso pelos espaços dedicados ao comércio de vários produtos. Após o jantar, que decorreu numa das várias tasquinhas pertencentes a coletividades, associações ou juntas de freguesia, seguiu-se a visita ao centro de exposições, montra da atividade das empresas presentes. A visita terminou no espaço dedicado aos divertimentos e doçaria.

Finalmente, no dia 31 de maio, na Escola Secundária de Pombal, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal, na pessoa do Adjunto de Comando, José Carlos Santos, efetuou a demonstração prática de Suporte Básico de Vida. A experiência demonstrada na abordagem do tema e a forma como a sessão decorreu, foram muito apreciadas pelos presentes. Esta sessão integrou também a visualização do vídeo institucional do INEM, que pretende dar a conhecer os principais serviços e meios do Instituto para socorrer as vítimas de acidente ou doença súbita.

Todas as atividades anteriormente descritas promoveram experiências enriquecedoras e contribuíram para o desenvolvimento de competências nas diferentes áreas.

Isabel Ferreira

Mediadora do Curso EFA

Feira à Moda Antiga no Centro Escolar de Almagreira


Na manhã do dia 9 de junho, a comunidade educativa do Centro Escolar de Almagreira realizou uma feira à moda antiga. Uma réplica dos mercados de antigamente. Entre feijão, grão, tremoços, cerejas e outros, vendedores vestidos a rigor apregoaram os seus produtos chamando os fregueses. E estes não faltaram. Compradores simpáticos sabedores do que tem qualidade e que não quiseram perder também, ocasião de negócio.

Uma oportunidade simples, lúdica e genuína para mostrar aos mais novos como se comercializava nos tempos de antigamente. Uma oportunidade para os mais velhos se (re) encontrarem, conversarem e inclusive escoarem os produtos. Aproveitámos para, também, vendermos os legumes e vegetais da nossa horta biológica. E porque “somos especialistas” em pão com chouriço este não faltou, bem quentinho, juntamente com o “café da borra”, de cheiro e cor fortes. Embora, estivesse um dia de calor, ambos aquentaram estômagos e corações.

Tempo de encontro com tradições, que são a memória de um povo e que também, como escola nos compete perpetuar. Um momento simples mas feito e recebido por todos, de coração cheio. Adultos e crianças, mais uma vez, estiveram unidos por um projeto de escola que vai além do espaço físico da sala de atividades. E porque queremos, sempre, fazer mais e melhor, prometemos voltar a abraçar esta ideia, no próximo ano letivo. Assim o artesanato, a gastronomia e a animação cultural irão “ser cartaz “ da “II Feira à Moda Antiga”. Até lá, resta-nos agradecer a todos os que colaboraram, apoiaram e acreditaram no nosso trabalho tomando-o também, como um desafio de “continuidade e identidade”.

As docentes

Tragédia de Pedrogão Grande


Face à tragédia de Pedrogão Grande e dos concelhos vizinhos, não podemos ficar indiferentes. Precisamos de ajudar.
A partir de amanhã, 2ª f., dia 19/06, podem deixar na portaria da Escola Secundária de Pombal ou da Escola Básica Marquês de Pombal:
– roupas de criança, jovem e adulto;
– roupas de cama.
Vamos fazer chegar àqueles que precisam!
Obrigada.

 

Projeto Young VolunTeam,

A Associação de Estudantes,

A Direção,

do Agrupamento de Escolas de Pombal