Projeto DEMOKLEOS – 4º encontro transnacional in Helsinki, Finlândia, de 20 a 24 de agosto de 2018


O Agrupamento de Escolas de Pombal, representado pela equipa coordenadora portuguesa do projeto Demokleos (Erasmus+KA2), docentes Verónica Dankova e Lina Oliveira, acompanhadas pelas alunas do 12º ano, Joana Mendes, Mariana Pereira e Patrícia Menes, esteve presente no 4º encontro transnacional, que decorreu entre os dias 20 e 24 de agosto, na cidade de Helsinki, Finlândia.

A organização deste encontro esteve a cargo da ONG finlandesa “Learning for Integration ry” e foi coordenada pela Diretora, Drª Marja-Liisa Helenius.

Apesar da nossa experiência ter sido curta, ficamos agradavelmente surpreendidas pela hospitalidade e cordialidade do povo finlandês. Com uma agenda bastante preenchida, no primeiro dia, os professores participaram em sessões de formação sobre “Discurso de Ódio e Figuras Públicas nos Media”, enquanto as alunas portuguesas, conjuntamente com os alunos da Grécia e da Turquia, desenvolveram trabalho criativo “Digital Creative Workshop on Hate Speech and Gender”, dois dos temas em destaque no projeto Demokleos. Tivemos a oportunidade de visitar o Museu de Arte “Ateneum”; fizemos um tour pela cidade de Helsinki, moderna e muito animada, conhecemos o porto e algumas das suas catedrais, uma das quais – a Catedral do Silêncio que nos surpreendeu pela sua arquitetura.

O sistema de educação na Finlândia é conhecido em todo o mundo, tendo sido muito interessante visitar as três escolas, Helsingin ranskalais-suomalainen koulu (Escola Franco-Finlandesa), Ressun Lukio (Escola Secundária Ressu) e European School (Escola Europeia) e comunicar com os professores/as e alunos e alunas finlandeses/as, que já tinham iniciado as suas atividades letivas há duas semanas. Para satisfazer a nossa curiosidade, comparamos o ensino em diferentes países e trocámos ideias sobre a forma como a Democracia está presente no dia-a-dia dos jovens.  Concluímos, ainda, que a língua finlandesa é muito diferente da nossa e comprovámos o bom da língua inglesa, por parte dos alunos, bem como a sua capacidade comunicativa em abordar questões que lhes foram colocadas.Ler mais…

Probótica 2017_2018


O Agrupamento de Escolas de Pombal implementou no presente ano letivo, nas turmas do 4º ano das escolas EB1 de Pombal, Conde Castelo Melhor, Barrocal e Machada, na disciplina na Oferta Complementar, o projeto “Programação e Robótica no Ensino Básico”. Esta iniciativa decorreu da implementação do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de setenta mil alunos.

Esta iniciativa pretende que “desde tenra idade, os alunos, criem hábitos de utilização das tecnologias de modo adequado e construtivo.” Por outro lado, com a integração da robótica, pretende-se tornar os conceitos ligados à programação e pensamento computacional tangíveis, proporcionando momentos para “aprender fazendo”, de forma mais simples.

O balanço global do projeto é muito positivo, uma vez que os alunos revelaram empenho, motivação e entusiasmo na realização das atividades.

Clique para ver o vídeo

 

Professor Lino

Visita de estudo a França: Futuroscope, Vale de Loire e Paris – de 28 de junho a 4 de julho 2018


Às 6.30 horas do dia 28 de junho de 2018, iniciámos a nossa viagem para França. Não faltou a boa disposição e o entusiasmo entre todos os participantes que compunham o grupo (29 alunos, 4 professoras, uma guia e dois motoristas).

Chegámos ao nosso primeiro destino, Parque do Futuroscope, em Poitiers, cerca das 23.00 horas. Depois de instalados no hotel Pirates, todos nós pudemos descansar e recuperar forças para, no dia seguinte, desfrutarmos, o melhor possível do parque temático. Ler mais…

Conferência Internacional no âmbito do projeto Demokleos – Pireus, Grécia


A cidade de Pireus, na Grécia, foi palco do 4º encontro transnacional no âmbito do projeto Demokleos (número de referência: 2015-1-EL01-KA201-013930), projeto financiado como parte do Programa Erasmus+KA2 – Parcerias Estratégicas, entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

No dia 30 de junho, decorreu a Conferência Internacional subordinada ao tema “Together moving forward, Together thinking critically/ Our common past/ Political Literacy and Democratic Key Competences in Erasmus+ DEMOKLEOS project”, que teve lugar na famosa  biblioteca da fundação Aikaterini Laskaridis Foundation (http://www.laskaridisfoundation.org/en/)

A Conferência foi presidida pelo Doutor Foteini Asderaki, Professor Assistente do Departamento de Estudos Internacionais e Europeus da Universidade de Pireus. Ler mais…

Conhecer mais com o “Comboio da Memória”


O projeto Comboio da Memória tem proporcionado à comunidade escolar viagens bastante interessantes e descobertas profundas, deveras enriquecedoras do ponto de vista cultural, pedagógico e humano, que resultam sempre em experiências inesquecíveis para os nossos alunos. São vivências que em muito contribuem para a sua formação pessoal e cívica, consciencializando-os para a “importância da memória e para o respeito pela diferença”, fazendo jus aos objetivos definidos pela coordenadora do projeto, professora Isabel Vicente, aquando da sua criação. Privilegiando a temática do Holocausto e da Tolerância entre os Povos e tendo em mente os valores humanistas, foram acontecendo várias iniciativas, excelentes oportunidades de aprendizagem, com destaque, entre outras, para a realização de encontros com personalidades convidadas, dinamização de sessões de trabalho com alunos, intercâmbios, exposições, sessões de cinema, comemoração do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, programação de viagens, desde as mais longas (rumo a Auschwitz) a visitas de estudo mais curtas que levam à descoberta da nossa cultura e da nossa história.

Foi assim que aconteceu, nos dias 7 e 8 de julho, com mais uma viagem no Tempo e na História, desta vez por terras raianas, assinalando a “Rota da Paz” com o seguinte itinerário: Almeida – Vilar Formoso – Sabugal – Sortelha – Belmonte. Ler mais…

Projeto Demokleos – sensibilizar jovens para as questões globais / desenvolver as competências de comunicação


Este ano letivo, a turma E do 12º ano foi desafiada a participar no projeto Demokleos (Erasmus + KA2), no âmbito do módulo temático 4, Promover as competências de comunicação e debate”, tendo desenvolvido o projeto de turma subordinado ao tema A questão dos refugiados na Europa e no Mundo – Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”.

Os alunos cumpriram na íntegra os objetivos propostos, tendo ficado mais sensibilizados para as questões globais, sociais e culturais, nomeadamente no que diz respeito às causas de alguns problemas atuais que ameaçam os direitos humanos e a democracia. Além disso, desenvolveram competências no âmbito da interação verbal e das regras essenciais do debate, entre as quais o respeito pelas opiniões dos outros. Conseguiram, também, melhorar o seu sentido crítico e as suas competências comunicativas, construindo os seus argumentos a partir de uma reflexão consciente, crítica e responsável, tendo em conta pontos de vista e perspetivas diferentes.

O produto final do trabalho-projeto foi a simulação de um debate com a participação de 5 grupos: um grupo moderador, um grupo de representantes das Nações Unidas, representantes da sociedade civil, representantes do governo e um grupo de representantes de um partido de extrema-direita. Colocando-se na pele de vários grupos sociais e políticos, os alunos conseguiram apresentar os seus argumentos, defender as suas posições e propor soluções interessantes para a resolução de problemas relacionados com a integração de migrantes e as suas famílias nos países de acolhimento.

A partir do trabalho desenvolvido com os alunos, foi produzido um vídeo e outros materiais educativos que farão parte de um conjunto de propostas e ferramentas que o projeto Demokleos irá disponibilizar para o usufruto de agentes educativos europeus, e não só. A destacar a participação das alunas Joana Mendes, Mariana Pereira a Patrícia Mendes, que foram premiadas com a participação na mobilidade à Finlândia, que irá decorrer entre os dias 19 e 24 de agosto.

Equipa coordenadora do projeto Demokleos

Verónica Dankova e Lina Oliveira