Escola Básica de Pombal-Aprender é divertido!


Durante os meses de novembro e dezembro, as crianças da Escola Básica de Pombal deram continuidade ao trabalho iniciado em setembro. Cheias de motivação e empenho querem mostrar que crescer a aprender é bom e até pode ser divertido!

Para tal, AQUI deixam alguns dos melhores momentos.

 

As Docentes

Quadros de Honra, Mérito, Valor e Menção “Melhor Turma” 2016/2017


 O Agrupamento de Escolas de Pombal premiou, no passado dia 30 de novembro, os alunos e turmas que, no ano letivo 2016/2017, se destacaram pela sua dedicação e esforço no trabalho escolar, bem como por ações meritórias desenvolvidas na comunidade.

O Teatro – Cine de Pombal foi palco de enorme alegria da comunidade educativa que, mais uma vez, viveu com empenho, seriedade e regozijo um evento que pretende exaltar os alunos pelos seus talentos e pelo desempenho académico e cívico, e incentivar à formação e ao culto da excelência no compromisso social de ajudar a «Erguer Futuros», educando para a responsabilidade política e social.

Patrocinado pela Câmara Municipal de Pombal, pela Caixa de Crédito Agrícola e Papelaria Soares, o evento marcou, de forma peculiar, pelos mais diversos talentos que os alunos exibiram, tornando-se num momento singular do Agrupamento ao qual não faltou o brilho dos grupos / escolas de dança: Danspirit e Fabrikartes.

Ciente de que «As sociedades são conduzidas por agitadores de sentimentos, não por agitadores de ideias», a Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal congratula-se com todos os que direta ou indiretamente estiveram envolvidos.

Manuela Pinto – Subdiretora

 

Comemoração do Dia Mundial da Filosofia


Dia Mundial da Filosofia, implementado pela UNESCO em 2002, comemora-se todos os anos na terceira quinta-feira de novembro. Sendo a Filosofia o estudo de problemas fulcrais para o homem, como sejam a realidade, a existência, o conhecimento, a razão e a linguagem, o grupo disciplinar de Filosofia proporcionou às turmas B, C, E, G e H do 10º ano e B e G do 11º ano, no dia 20 de novembro de 2017, um workshop misto sobre Filosofia com Humor e Filosofia e Redes Sociais (em duas sessões – manhã e tarde), dinamizado pelo Dr. Eugénio Oliveira, da Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

Nas referidas sessões procurou-se, junto dos alunos, enaltecer a importância da Filosofia na vida do homem e na vida em sociedade e, simultaneamente, incentivá-los para a reflexão e para o questionamento. As temáticas exploradas visaram, por um lado, sensibilizar os alunos para a necessidade de analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e selecionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia a dia (procurando, com isso, auxiliá-los no respetivo processo de autonomia, responsabilidade e consciência de si próprios e do mundo que os rodeia); por outro lado, intentou-se que os alunos interiorizassem a ideia de que, em diferentes contextos comunicativos, onde utilizam diferentes tipos de ferramentas (analógicas e digitais), devem trabalhar a informação de forma adequada e segura, com base nas regras de conduta próprias de cada ambiente.

Em jeito de balanço, apraz registar que a participação e recetividade dos alunos permitiu que os objetivos desta atividade fossem amplamente alcançados.

O Grupo disciplinar de Filosofia

Educação Especial: o Agrupamento de Escolas de Pombal assumiu-se «diferente» por uma semana


Na passada semana de 27 a 30 de novembro, os alunos do Agrupamento participaram na atividade alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, dinamizada pelo grupo de docentes de Educação Especial.

No sentido de dar uma maior ênfase ao dia da diferença, os discentes tiveram a oportunidade de transformar o seu look, escolhendo uma pintura facial e/ou tatuagem temporária.

Docentes de Educação Especial

Dia da floresta autóctone e formação do Conselho Eco-Escolas do Centro Escolar de Louriçal


A 23 de novembro, comemora-se o dia da floresta autóctone. Para assinalar esta efeméride, no Centro Escolar (CE) de Louriçal, plantou-se um carvalho, no bosque.

Dando continuidade ao desenvolvimento do programa Eco-Escolas, no dia 27 de novembro, realizou-se a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas do Centro Escolar (CE) de Louriçal, deste ano letivo. Este Conselho é constituído pelas docentes do CE, pelos representantes dos alunos, dos encarregados de educação, das assistentes operacionais, da Câmara Municipal de Pombal, da Junta de Freguesia do Louriçal e do jornal “Notícias da Sua Terra”.

Nesta reunião, foi apresentado o Regulamento do Conselho Eco-Escolas 2017/2018, um PowerPoint com atividades já desenvolvidas este ano letivo, os temas selecionados e propostas de atividades a desenvolver.

Por um mundo melhor, todos unidos vamos trabalhar!

As coordenadoras do programa

Dia Mundial de Luta Contra a Sida


O Dia Mundial de Luta Contra a Sida é comemorado a nível mundial no dia 1 de dezembro. Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. A data tem ainda o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença. A escola sede associou-se a este dia com a realização de uma exposição temática de cartazes apelativos, uns fornecidos pela Areal Editores, outros elaborados pelos alunos, com a finalidade de informar a comunidade em relação às formas de contágio e de prevenção.

Em 1983, Luc Montagnier, virologista e médico francês, descobriu, com a sua equipa, o vírus VIH, tendo sido galardoado por esta descoberta com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2008. A SIDA (sindrome da imunodeficiência adquirida) é o estágio mais avançado da infeção numa pessoa portadora do vírus VIH (vírus da imunodeficiência humana que ataca as células do sistema imunitário do organismo). O VIH pode permanecer “adormecido” no organismo durante muito tempo (cerca de 10 anos, em alguns casos), sem manifestar sinais e sintomas. Uma pessoa infetada pelo VIH (seropositivo) revela-se progressivamente débil e frágil, podendo contrair ou desenvolver infeções muito variadas e/ou certos tipos de cancro.

África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013, contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia. Em 2016, em todo o mundo, morreu um milhão de pessoas com SIDA. Segundo fonte do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em 2017 existiam em Portugal 54297 pessoas portadoras do VIH.

A SIDA não tem cura, mas pode ser prevenida.

Equipa de Educação para a Saúde