“1, 2, 3, lava um de cada vez” – Dia Mundial da Saúde Oral


As crianças são, por excelência, catalisadores da mudança junto das famílias, sendo os motores naturais para alterações, estruturais e sustentáveis, dos comportamentos em sociedade.

Quando as rotinas são naturais e integradas, os projetos surgem como pequenas sementes que podem dar esses frutos. Este foi mais um projeto no qual o nosso Jardim de Infância se envolveu, dando origem a um pequeno filme de promoção da Saúde Oral.

O envolvimento de todo o grupo de crianças, desde a elaboração do guião, com a sequência das ideias e a escolha dos melhores momentos, até ao produto final, foi uma viagem riquíssima de conteúdo, de aprendizagens múltiplas, de crescimento.

Partilhamos o nosso vídeo promocional – “1, 2, 3, lava um de cada vez” para podermos, juntos, abrir novos caminhos no desenvolvimento da Saúde, da Higiene, da Literacia.

Jardim de Infância de Assanha da Paz

A educadora de  Infância

Ana Maria Cabral

Dia Mundial da Poesia


Inserido na Semana da Leitura que decorreu de 18 a 22 de março, seis alunos do 4º ano da Escola Básica de Pombal comemoraram o Dia Mundial da Poesia, dia 21, com a deslocação à Rádio Cardal, acompanhados pela professora bibliotecária.

Durante parte da manhã, os alunos declamaram poemas, conversaram e nem a presença dos microfones os inibiram de darem opiniões, de cantarem e lerem com a convicção de se fazerem ouvir!

Foi uma manhã de grande cumplicidade, onde os poemas, a música e a alegria se sucediam ao ritmo das intervenções da D. Sónia Simões que, simpaticamente, orientava o grupo.

Um agradecimento especial à Rádio Cardal que possibilitou a divulgação do livro, de leituras e poemas!

A professora Bibliotecária

Olívia Neves

Vencedor do Concurso “Desafios de Leitura”- 1ºCEB


Com o intuito de desenvolver as competências leitoras, de comunicação e de socialização, a Biblioteca Municipal de Pombal dinamizou o Concurso “Desafios de Leitura”, no qual participaram alunos de todas as escolas do concelho.

O concurso decorreu em três fases, uma ao nível de escola e duas concelhias, tendo a última fase decorrido no passado dia 19 de março, na Biblioteca Municipal.

A representar a Escola Básica de Pombal esteve o aluno Miguel Moreira, da turma F, do quarto ano, que ficou em primeiro lugar na categoria do 1º ciclo.

Iniciativas como esta, para além de promoverem o livro e o gosto pela leitura são também uma fonte de inspiração para todos.

 

Parabéns ao Miguel e a todos os que participaram!!!

 

A Professora

Denise Valente

Visita de estudo à Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro – EB Pelariga


No dia 21 de março, quinta-feira, 43 alunos do 1.º ciclo da EB de Pelariga deslocaram-se a Aveiro, no autocarro cedido pelo município, para conhecer a Fábrica Centro de Ciência Viva.

Tiveram a oportunidade de realizar cinco atividades: “Mãos na massa”, exposição que envolve várias áreas da ciência e integra módulos interativos, onde é proibido não mexer; “A cozinha é um laboratório – Do grão ao pão”, acompanhamento dos passos que levam à produção do pão e compreensão dos processos químicos, que ocorrem em cada uma das fases com direito a provar o resultado das suas experiências; “Faz a tua pasta dos dentes”, depois da abordagem aos conceitos relacionados com a higiene oral, produção de uma pasta dentes natural e com propriedades medicinais, com recurso a plantas, óleos essenciais e argilas; “Olha o robô…Spike”, oficina onde foi possível montar um robô com peças Lego e programá-lo para desempenhar “mil” tarefas: andar, parar, desviar-se de obstáculos, fazer sons, apanhar objetos, …; “No mundo dos ozobots”, workshop onde se põem a girar pequenos robôs “aceleras” que, equipados com sensores de luz, percorrem certos caminhos desenhados, usando códigos de cores.

Foi uma visita que permitiu fomentar aprendizagens ativas no ensino das ciências com enfoque na experimentação, participar em sessões práticas que permitiram pensar, fazer e aprender e aprender a construir e programar pequenos robôs, com vista à promoção da literacia digital e computação.

Sem dúvida, foi um dia muito bem passado, rico em experiências e aprendizagens!

 

As docentes

Sílvia Oliveira

Natália Caeiro

Paula Alves

Notícia Dia Mundial da Água


Hoje foi o Dia Mundial da Água!

O Dia Mundial da Água existe porque a água é muito importante na vida de todos nós e do Planeta Terra.

Com as nossas educadoras e as assistentes operacionais fomos para a rua e fizemos o percurso de um Ribeiro que passa aqui pertinho da nossa escola e vai dar ao (desagua) rio Frio, que é o rio que passa no Louriçal.

Aprendemos que o ribeiro é um curso de água mais estreito que o rio. Também observamos a Flora e a Fauna das margens do ribeiro e do rio.

No rio devolvemos os girinos que tivemos nas nossas áreas das ciências para observarmos como se transformam em pequenas rãs (foi a mãe da Alice que nos trouxe os girinos, ela é professora de Ciências Naturais).

No fim fomos visitar a Fonte do Areal e ouvir a sua história. A fonte é muito importante porque há muito, muito tempo, antes do 25 de Abril de 1974, quando as casas do Louriçal não tinham canos nem torneiras com água, as pessoas vinham a esta fonte buscar água para fazer o comer, tomar banho, limpar a casa e dar de beber aos animais. Também vinham lavar a roupa aqui na fonte e ao domingo à tarde as meninas encontravam-se na fonte e brincavam ao jogo da Cantarinha.

As crianças da educação pré-escolar da EB de Louriçal

A atividade inseriu – se nos seguintes conteúdos programáticos e atividades do PAA:

– Conhecimento do Mundo, Expressão e Comunicação e Formação Pessoal e Social;

– “Raizes sustentáveis – Um albúm em família”, “Vamos descobrir o nosso Património” ligado ao abastecimento de água da Vila de Louriçal, antes de ter água canalizada; “Solidários com a Natureza”.

As educadoras,

Denise Ribeiro, Palmira Rocha e Teresa Cruz.

 

Visita de Estudo das Crianças do Jardim de Infância de Barrocal


As crianças do Jardim de Infância de Barrocal tiveram o privilégio de realizar uma visita ao Teatro Politeama em Lisboa e assistir ao musical de Filipe la Féria  “ A  Bela Adormecida”.

Abriram-se as portas mágicas da fantasia, e as crianças assistiram a uma belíssima história de amor e coragem, numa mensagem de humanidade e dos valores da vida, da tolerância e do amor ao próximo. Através da arte, esperamos contribuir para que as crianças possam viver num mundo melhor, mais solidário e também com mais esperança e alegria.

Tiveram ainda a possibilidade de disfrutar da paisagem dos jardins  em  Belém, assim como, do tão desejado repasto.

As docentes agradecem o apoio e colaboração de pais/encarregados de educação e famílias nas dinâmicas que permitiram a concretização desta visita de estudo.

As docentes responsáveis: Célia Ângelo e Conceição Alcaide