Magusto de São Martinho


Na passada 5.ª feira, dia nove de novembro, num ambiente de agradável convívio e salutar descontração, realizou-se mais um Magusto de São Martinho, na sede do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Dando continuidade à tradição, os elementos da comunidade escolar presentes puderam saborear os produtos regionais típicos da época, entre os quais as castanhas, a jeropiga, a água-pé e o vinho novo. Este momento festivo contou com a colaboração dos alunos e professores do Curso Profissional Técnico de Restauração Restaurante-Bar (TRRB) que, numa vertente pedagógica, puderam testar os seus conhecimentos e concretizar diversas tarefas do setor da restauração. A decoração do espaço, alusiva às cores da época, ficou a cargo de um grupo de docentes que se voluntariou para o efeito.

A Direção agradece a todos os que tornaram possível a realização desta iniciativa, acreditando que momentos como estes são importantes no quotidiano da vida escolar, pois fomentam o espírito de equipa e revitalizam as relações humanas num espaço ao qual dedicamos parte das nossas vidas.

Novembro: Mês de tradições


O mês de novembro na Conde Castelo Melhor tem sido dedicado às tradições que se vivem em Portugal nesta época do ano. Nesse sentido, a comunidade escolar juntou-se e sob o mote “novembro: mês de tradições” preparou e celebrou o Bolinho e o Magusto escolar. Ainda neste enquadramento, as turmas prepararam a exposição que se encontra patente na entrada da escola que ilustra todas as curiosidades, lendas e costumes associadas às datas.

 

As docentes

Escola Básica de Pombal em movimento


Foi a 18 de setembro de 2017 que as crianças da Escola Básica de Pombal iniciaram uma nova etapa do seu percurso escolar. Entre matérias e muito trabalho na sala de aula, houve ainda tempo para a realização de atividades que reforçam a aquisição de Valores e promovem o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, do espírito crítico e do gosto pela leitura.

Aqui fica um pequeno vídeo que espelha os melhores momentos de setembro e outubro!!!

 

As docentes

Dia Mundial da Alimentação


Porque a alimentação continua a ser uma das grandes preocupações da sociedade e a escola é um veículo importante na transmissão de informações que, gradualmente, possam alterar comportamentos, a equipa da Educação para a Saúde, ao comemorar o Dia Mundial da Alimentação procurou, mais uma vez, sensibilizar à prática de uma alimentação saudável, enfatizando os benefícios da dieta mediterrânica, o consumo de água como um bem essencial à Vida, as vantagens de um pequeno-almoço completo e os perigos do consumo de bebidas açucaradas. Para dar cumprimento a estes objetivos realizaram-se diversas atividades na Escola Básica Marquês de Pombal.

O COJ, sempre com a sua valiosa colaboração, preparou uma série de jogos tradicionais portugueses, a que os alunos aderiram entusiasticamente e, aos vencedores, era oferecida uma maçã com um slogan alusivo à alimentação saudável.

Em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Educação para a Saúde, os alunos realizaram  diversos trabalhos com a finalidade de refletirem sobre os benefícios de uma alimentação saudável, da qual o consumo da sopa faz parte integrante. Assim, os alunos de uma turma de 8.º ano fizeram um levantamento de várias receitas de sopa que integraram uma alegre exposição, no átrio do bloco B.

A Biblioteca Escolar também se associou a esta comemoração com a atividade “Com Papas e Bolos se enganam os Tolos”, na qual os alunos, através da leitura de histórias e contos, do visionamento de curtas metragens e de audição de canções, refletiram sobre os benefícios de uma alimentação diversificada  e “colorida”, no sentido de se combater a obesidade e as doenças a ela associadas.

O desenrolar e sucesso de todas estas atividades só foi possível graças ao envolvimento e entusiasmo de toda a comunidade escolar a quem a Equipa da Educação para a Saúde presta um reconhecido agradecimento.

Equipa da Educação para a Saúde

Alunos do 5.º Ano do AEP distinguidos a nível nacional, no âmbito da rubrica “Palavras e Ideias”


No passado dia 30 de outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), realizou-se na biblioteca escolar Marquês de Pombal uma sessão de entrega de prémios aos alunos do 5.º C (ano letivo 2016/2017), pelo seu desempenho na iniciativa do Plano Nacional de Leitura – “Palavras e Ideias”.

“Palavras e Ideias” foi uma proposta do PNL que procurou desenvolver competências de leitura e de escrita, centrada na comunicação e na partilha de ideias. Tendo como mote comum a escolha e leitura de um livro (“A Viúva e o Papagaio”), sugeria-se o desenvolvimento de uma atividade que culminasse na produção de um novo texto escrito assente no conteúdo da história lida e de um cartaz que representasse o novo título encontrado.

Os trabalhos foram distinguidos e premiados entre os 10 melhores a nível nacional (6.º “O Pobre e o Pombo”, pelos alunos Filipa Silva, Eva Silva, Aléxia Duarte e Simão Neves; 7.º “O Rapaz e a Macaca”, pelos alunos Beatriz Domingues, Constança Neves, Afonso Silva, Leonor Faria e Miguel Luz e 10.º “A D. Ana e a Arara Celeste”, pelos alunos Afonso Gonçalves, Ana sofia, Margarida Parreira, Guilherme Martins e Bruna Mendes), estando publicados no sítio do PNL:

https://issuu.com/pnl2027/docs/palavras_e_ideias_2ciclo

João Silvano

Dia Internacional do Idoso


No dia 3 de outubro, decorreram na nossa Escola várias iniciativas para assinalar o Dia Internacional do Idoso, data simbólica que assinala um momento de reflexão para continuar a promover a participação ativa e interventiva dos alunos, desenvolvendo a sua consciência de cidadania e sensibilizando para a necessidade de aceitação e respeito pelo Outro.

De manhã, foram realizadas atividades lúdicas entre jovens e idosos da Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal (APRAP) no Espaço-Memória. O tempo voou por entre a diversidade dos jogos partilhados e a alegria da interação que foi expressa por todos os intervenientes.

À tarde, o ciclo de palestras foi iniciado com a intervenção da Dra. Susana Junqueira, Diretora Técnica do Centro de Dia/Centro de Convívio da APRAP, seguindo-se a apresentação da Universidade Sénior de Pombal, através da Coordenadora, Dra. Sílvia Teresa Oliveira. Depois da declamação de poemas por parte de elementos do Clube de Leitura desta instituição, tomou a palavra a Dra. Luísa Conceição, Diretora Técnica da Fundação Dr. José Lourenço Júnior.

A finalizar esta sessão de reflexão, a Assistência Médica Internacional (AMI) – delegação do Centro – esteve representada pelo Dr. Paulo Pereira, Assistente Social e Diretor do Centro Porta Amiga de Coimbra da AMI, e pela Dra. Ana Luísa Sequeira, psicóloga nesta organização humanitária, que apelaram para a importância do envolvimento dos jovens na mudança de mentalidades com vista à aproximação de gerações.

Lídia Ribeiro, Projeto Young VolunTeam

Verónica Dankova, Clube dos Direitos Humanos, Projeto Demokleos Erasmus +