Projeto Demokleos – sensibilizar jovens para as questões globais / desenvolver as competências de comunicação


Este ano letivo, a turma E do 12º ano foi desafiada a participar no projeto Demokleos (Erasmus + KA2), no âmbito do módulo temático 4, Promover as competências de comunicação e debate”, tendo desenvolvido o projeto de turma subordinado ao tema A questão dos refugiados na Europa e no Mundo – Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”.

Os alunos cumpriram na íntegra os objetivos propostos, tendo ficaram mais sensibilizados para as questões globais, sociais e culturais, nomeadamente no que diz respeito às causas de alguns problemas atuais que ameaçam os direitos humanos e a democracia. Além disso, desenvolveram competências no âmbito da interação verbal e das regras essenciais do debate, entre as quais o respeito pelas opiniões dos outros. Conseguiram, também, melhorar o seu sentido crítico e as suas competências comunicativas, construindo os seus argumentos a partir de uma reflexão consciente, crítica e responsável, tendo em conta pontos de vista e perspetivas diferentes.

O produto final do trabalho-projeto foi a simulação de um debate com a participação de 5 grupos: um grupo moderador, um grupo de representantes das Nações Unidas, representantes da sociedade civil, representantes do governo e um grupo de representantes de um partido de extrema-direita. Colocando-se na pele de vários grupos sociais e políticos, os alunos conseguiram apresentar os seus argumentos, defender as suas posições e propor soluções interessantes para a resolução de problemas relacionados com a integração de migrantes e as suas famílias nos países de acolhimento.

A partir do trabalho desenvolvido com os alunos, foi produzido um vídeo e outros materiais educativos que farão parte de um conjunto de propostas e ferramentas que o projeto Demokleos irá disponibilizar para o usufruto de agentes educativos europeus, e não só. A destacar a participação das alunas Joana Mendes, Mariana Pereira a Patrícia Mendes, que foram premiadas com a participação na mobilidade à Finlândia, que irá decorrer entre os dias 19 e 24 de agosto.

Equipa coordenadora do projeto Demokleos

Verónica Dankova e Lina Oliveira

Projeto Demokleos – participação no Dia Aberto


O projeto Demokleos (Erasmus+KA2) marcou presença no Dia Aberto do Agrupamento de Escolas de Pombal que decorreu no dia 3 de maio. No Espaço Memória, dedicado a algumas atividades extracurriculares, foram divulgadas as iniciativas já realizadas no âmbito do projeto e, ao longo do dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o projeto e a sua importância na promoção da participação dos jovens na vida da sua comunidade, bem como no desenvolvimento da sua consciência social e política na perspetiva de Educação para a Democracia. Alguns jovens deixaram ainda as suas mensagens respondendo à pergunta “O que é Democracia?”

A participação dos alunos neste tipo de projetos permite-lhes  aprender de uma forma diferente e torna-os mais conscientes dos valores democráticos fundamentais, considerando não só os seus direitos, mas também os seus deveres.

Equipa coordenadora do projeto

Verónica Dankova e Lina Oliveira

Demokleos – Educar para o futuro – Evento de Disseminação de Boas Práticas


Nos dias 19 e 20 de junho, decorreu, na Escola Secundária de Pombal, o “Evento de Disseminação do projeto Demokleos do programa Erasmus +, chave KA2, parcerias estratégicas”, do qual o nosso Agrupamento é parceiro desde o ano letivo 2015-2016. O objetivo do evento subordinado ao tema “Educar para o futuro: abordagens inovadoras para a implementação eficaz das Competências Democráticas Chave nas Escolas Europeias” foi divulgar o trabalho que o Agrupamento tem desenvolvido, ao longo dos 3 anos, no âmbito do projeto. Estiveram presentes várias personalidades e representantes da comunidade educativa e local, nomeadamente a Sr.ª Vereadora da Educação, Drª Ana Maria Cabral, a Drª Paula Cardoso, bem como outros representantes da autarquia, de diversas associações locais, colegas dos Agrupamentos das escolas Gualdim Pais, Marrazes, Colmeias e colegas do Agrupamento de Escolas de Pombal.Ler mais…

Clube de Matemática – atividades 2017/2018


  Na Escola Básica Marquês de Pombal, o Clube de Matemática direcionado para o 2.º ciclo foi frequentado de forma assídua e empenhada por alunos do quinto ano de escolaridade. As atividades dinamizadas, com forte componente lúdica, permitiram cimentar o gosto pela Matemática bem como promover o estudo e o trabalho regular. Mais uma vez, os alunos tiveram oportunidade de usar as tecnologias da informação e da comunicação e de progredir ao nível da sua autonomia. Usaram a plataforma Moodle, realizaram imensos treinos de preparação para o concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, familiarizaram-se com o portal das estatísticas para os mais novos, PORDATA KIDS, efetuaram atividades de conteúdos curriculares no site pedagógico Hypatiamat, realizaram jogos de suporte físico, com recurso às cartas do “Tio Papel” e do “SUPERTMATIK” direcionadas para o treino do Cálculo Mental, e, por fim, no âmbito da preparação para as provas de aferição, realizaram alguns testes propostos na Competição Diz + que alternaram com outros jogos didáticos.

Voltamos a dizer: para o próximo ano letivo, não hesitem, inscrevam-se neste espaço! O Clube de Matemática é o local ideal para estabelecer relações saudáveis com a Matemática e um bom pretexto para conviver, sociabilizar e aprender mais!

A docente responsável,

Élia Vinhas (Grupo 230)

Educação Especial divulga a Declaração de Salamanca


A comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Pombal,  pôde apreciar, de 5 a 12 de junho, a atividade organizada pelo grupo de docentes de Educação Especial, através do vídeo-hall e exposição de cartazes alusivos à comemoração dos 24 anos da DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Esta iniciativa pretendeu sensibilizar a comunidade para uma escola inclusiva, tendo sido dinamizada em várias escolas do Agrupamento, contemplando todos os níveis de ensino, desde o jardim de infância ao secundário.

A Conferência Mundial sobre as necessidades educativas especiais, organizada pela UNESCO, em  Salamanca, em junho de 1994, consagrou um conjunto de conceitos como “inclusão” e “Escola Inclusiva”.

Vários jovens discurtiram o documento e concluiram:

“Compete-nos construir o nosso futuro!

EB de Pombal – 3º Período


É com imensa satisfação e sentido de dever cumprido que encerramos este ano letivo. Um ano particularmente difícil, quer pelas exigências inerentes ao processo de formação, quer pela necessidade de adaptação à nova escola. Porém, assumimos este compromisso cheios de garra e vontade de fazer aquilo que mais gostamos – ensinar, ou melhor, levar os nossos alunos a aprender de forma eficaz e motivadora tornando a escola um espaço aprazível para todos.

Passo a passo, levámos as crianças a evoluir no conhecimento e a adquirir competências que as tornarão cidadãos sensíveis, críticos, pró-ativos e, principalmente, felizes!!!

Estamos gratos por fazermos parte do seu percurso e aqui deixamos mais um vídeo que espelha o empenho e o trabalho realizado ao longo do 3º período.

Boas férias para todos!!!

Os docentes