Yoga e Taças Tibetanas no AEP

Durante o presente mês de maio, os alunos de todas as turmas do 2.º CEB do AEP (311 alunos) passaram pela Biblioteca Escolar Marquês de Pombal, onde foram dinamizadas 8 sessões de Yoga e 7 de Taças Tibetanas. Esta iniciativa foi promovida pela equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES), inserindo-se nos objetivos e atividades programadas, visando práticas de saúde e bem-estar.

Guiados através de técnicas de respiração, relaxamento e concentração, os alunos aprenderam como podem diminuir o “stress” diário, bem como dispersar a ansiedade, adquirindo uma postura mais calma, tranquila e confortável, no modo de enfrentar os problemas e preocupações pessoais, na maneira de interagir com o próximo e no sentido de estimular a concentração e atenção em ambiente escolar.

As sessões foram orientadas pelas professoras Fátima França (Yoga) e Branca Simões (Taças Tibetanas), com a colaboração dos professores Fátima Couto e João Silvano.

Sob o lema “Mens sana in corpore sano” (Uma mente Sã, num corpo são), as sessões revelaram-se profícuas e foram muito bem acolhidas pelos participantes que mostraram interesse em repetir a experiência, conforme revelam alguns testemunhos recolhidos: “Foi muito relaxante”; “Achei Maravilhoso e bonito”; “Foi uma experiência inesquecível e adorei”; “Foi uma experiência gira e deu para relaxar”; “ Tira a preocupação e senti-me nas nuvens” (alunos do 6.º B); “A aula de Yoga foi relaxante e divertida. Ajudou-me a dormir melhor e a estar mais calmo. Recomendo a toda a gente” (Wilson Gomes, 5.º C).

Fica também um agradecimento especial aos professores João Alves e Luís Ângelo pela disponibilidade em acompanhar as suas turmas nas sessões agendadas.

Os docentes dinamizadores

Workshop de Cake Design

No passado dia 3 de maio de 2018, o Grupo de Educação Especial realizou um Workshop de Cake Design, inserido nas atividades de PAA, tendo como dinamizadoras as docentes Paola Gaspar e Carla Costa.

Este workshop, apesar de direcionado para os alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento, envolveu toda a comunidade escolar, tendo contado com a participação de alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e até do Ensino Secundário, já que a atividade esteve inserida na Comemoração da Semana Aberta. Todos os intervenientes, alunos e alguns professores, participaram de forma bastante ativa.

Foi um dia pleno de diversão, diversidade e degustação, durante o qual os alunos se sentiram “Cake Designers” por um dia.

As professoras responsáveis

“Outdoor Classroom Day”

No passado dia 17 de maio, os alunos das turmas C e D do nono ano participaram na campanha mundial “Outdoor Classroom Day”, no âmbito da disciplina de Geografia.

O “Outdoor Classroom Day” consiste numa campanha mundial que visa celebrar e inspirar a aprendizagem e as brincadeiras ao ar livre, as quais, muitas vezes, ficam connosco para a vida. Neste dia, milhares de escolas de todo o mundo lecionam aulas ao ar livre e dão prioridade ao recreio. Em 2017, mais de 2,3 milhões de crianças e jovens em todo o mundo participaram nesta iniciativa, incluindo cerca de 40.000 em Portugal.

Nesta atividade, realizada durante a aula de Geografia, os alunos realizaram um percurso georreferenciado, no Castelo de Pombal, respondendo a questões e desafios sobre a importância da floresta e as diversas espécies típicas da vegetação mediterrânea. Foi uma forma diferente de os alunos operacionalizarem os conteúdos necessários, segundo o mote Aprender Geografia é na rua, e de provarem que a Geografia pode ser divertida!

A professora responsável: Carla Ribeiro

Participação da EB de Vila Cã na II Feira Nacional da Floresta

A EB de Vila Cã foi convidada pela Câmara Municipal de Pombal a estar presente, com um Stand, na II Feira Nacional da Floresta, a realizar na Expocentro, de 18 a 20 de maio de 2018. Neste espaço,  será divulgado o Projeto “Uma Floresta de Oportunidades – o Medronho”, premiado na 15.ª Edição do Prémio “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho.

As Docentes

Dia Aberto na escola Marquês de Pombal

A Escola Marquês de Pombal realizou, no dia 2 de maio, o Dia Aberto. Nesse dia, os alunos do quarto ano das escolas do nosso agrupamento, acompanhados pelas suas professoras, visitaram as nossas instalações.

Logo pela manhã, os alunos foram recebidos pelos seus colegas do sexto ano e levados a fazer uma visita guiada à escola. Os “padrinhos” e “ madrinhas”, num total de vinte e três alunos e alunas, indicaram aos colegas mais novos a localização das salas de aula, do refeitório, do ginásio e de outras instalações utilizadas pelos alunos. Ao longo do dia, os futuros alunos do quinto ano puderam, ainda, participar em diversas atividades de integração. No pavilhão gimnodesportivo, fizeram jogos e aprenderam as regras das aulas de educação física. Na sala de educação musical aprenderam canções, na biblioteca ouviram um conto. Na sala de ATL e na sala de educação visual mostraram os seus dotes artísticos.

Mas, a atividade preferida dos visitantes foi a desenvolvida na sala EV7, onde alguns alunos do sexto ano levaram a cabo experiências químicas que deixaram os futuros colegas muito surpreendidos. VAMOS EXPERIMENTAR? propunham. Foi um dia bastante animado e divertido.

No próximo ano letivo, “padrinhos” e “madrinhas” cá esperarão os seus novos colegas para os auxiliar nesta nova etapa de estudos e estarão prontos para os orientar: VAMOS ESTUDAR?

Os docentes responsáveis

Escola Básica de Pombal- Atividades do 2.º período

O segundo período passou num abrir e fechar de olhos! E muitas foram as atividades realizadas pelas crianças da Escola Básica de Pombal.

Estamos de coração cheio pois sabemos e sentimos que o trabalho desenvolvido foi do agrado de toda a comunidade educativa.

Queremos partilhar alguns dos melhores momentos através dos seguintes vídeos:

Vídeo UM e vídeo DOIS.

As docentes