Em fevereiro, nada como um “Beijo” de Klimt!

A professora Ana Alves quis lançar um dos Desafios de Abril sobre o papel da mulher polícia no Estado Novo, segundo documentos existentes na Biblioteca da ESP.  A coordenadora da biblioteca entendeu que o mês de fevereiro seria o adequado para o mote em mente: “era proibido dar beijos na boca”. “Ao primeiro beijinho na boca, era agarrá-los pelas golas e arrastá-los para a esquadra”. Dali só saiam depois de pagar uma multa.

Certo é que, para reforçar esta atividade, promovendo as artes e destacar simultaneamente o S. Valentim, a professora Janine Silva, da equipa da biblioteca, deu corpo ao repto lançado de se trabalhar a tela de Klimt – O Beijo. Envolvendo os seus alunos de Artes, do 11º D2, apareceu com obra feita.Amor é fogo que se lê

“E viu-se a “a tela” inteira, de repente”

Creio que os aprendizes todos ficaram inteirados das técnicas, da inspiração dos mosaicos bizantinos, da importância das folhas de ouro, das cores, das texturas… e de muito mais sobre a sensualidade da tela e sobre o seu autor austríaco e a sua amante.

Ora, meio milénio decorrido sobre o nascimento de Camões impunha que se falasse de amor através dos tempos e se celebrasse este aniversário. Durante a tertúlia subordinada ao tema “Amor é fogo que se lê…”, no passado dia 29, foi assim que os formandos de Português Língua de Acolhimento e de RVCC travaram conhecimento com “O Beijo” à sua espera na biblioteca, descobriram a função dos lenços dos namorados, refletiram sobre a possibilidade de “todas as cartas de amor serem ridículas”, declamaram poemas de alguns dos nossos autores portugueses mais consagrados bem como de produções originais. Momentos musicais serviram ainda de inspiração para novas tentativas de definição do amor.

O Amor é assim… “… O homem sonha, a obra nasce”.

F. Gomes

Concurso Desafios de Leitura – fase escolar

No dia 11 de janeiro, no Agrupamento de Escolas de Pombal, realizou-se a prova do Concurso Desafios de Leitura – fase de escola. Todos os estabelecimentos envolveram os seus alunos, desde o primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário. Nas Escolas Básicas de  1º CEB, a participação realizou-se por turmas, na EBMP participaram 38 alunos do 2º CEB e 40 alunos do 3ºCEB; na Escola Secundária, registaram-se 17 inscrições.

As obras propostas nesta fase foram:

1º ciclo: As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi

2º ciclo: Os Heróis do 6.º F, de António Mota

3ºciclo: Contos “Ladino” e “Vicente”, da obra Os Bichos, de Miguel Torga;

Ens. Secundário: Balada para Sophie, novela gráfica de Filipe Melo e Juan Cavia.

E, os vencedores foram:

1ºCEB 2º CEB 3º CEB Ens. Sec.
Inês L. Louriçal Miguel F. 6º A Liana S. 7º I Cristóvão G. 11º C
Victória M. Machada Abigail F. 6º D Constança O. 7º B Luna R. 11º H
Matilde F. Moita do Boi Maria V. 6º A Margarida B. 8º C Leonor C. 11º D2
Leonardo G. Pelariga Yara G. 6º F Ary S. 8º E Margarida F. 11º D2
Miguel M. Pombal Beatriz G. 6º C Isa S. 8º E Afonso R. 11º G
Duarte G. Vicentes Martim A. 5º C Joana G. 8º E *Matilde S. 11º C
Sara F. Vila Cã * Suplente

Os alunos apurados em cada ciclo  irão participar na fase concelhia a realizar nos próximo  dias 29 de fevereiro e 19 de março. Nesta fase, as provas escritas decorrerão em formato presencial e terão caráter eliminatório. As provas de expressão oral decorrerão presencialmente na Biblioteca Municipal de Pombal.

Este concurso constitui mais uma estratégia de promoção da leitura, numa época em que as solicitações dos mais jovens são diversas e estimulantes, mas não tanto como um bom livro!

Parabéns, em especial, aos vencedores, mas também a todos os participantes! E, um particular agradecimento a todos os elementos que contribuiram para a boa consecução da iniciativa.

A Biblioteca Escolar