Marcadores MIBE (Mês Internacional das BE) “ligam culturas e comunidades”

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino do AEP envolveram-se na conceção e troca de marcadores de livros que assinalaram com sucesso a ligação que os une à comunidade onde estão inseridos e ao mundo.

Através do livro e da leitura, muitas foram as crianças e os alunos que deram o seu contributo nesta iniciativa que ditou o conhecimento de outras culturas e a ligação entre comunidades.

“Dos quatro cantos do mundo” e também dos quatro cantos das salas de aula receberam-se e trocaram-se marcadores que compuseram um mapamundo único.

O nosso especial agradecimento a todos os participantes!

“Thank you very much, best regards to all our partners! let’s connect againd next year!”

A Equipa de PB

EB de Pombal premiada no Concurso “Todos Contam”

O Agrupamento de Escolas de Pombal obteve o prémio de melhor projeto de Educação Financeira para o 1º CEB no concurso “Todos Contam”, iniciativa que distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas portuguesas no ano letivo 2017/2018.

Já no ano letivo de 2015/16, a EB Conde Castelo Melhor tinha ganho a 4ª edição do concurso. Desta vez, foi a EB de Pombal a escola contemplada. A responsável pelo projeto, professora Helena Reis, e a professora Fernanda Duarte, adjunta da Direção do Agrupamento, receberam o prémio das mãos da Dra Gabriela Figueiredo Dias, Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, durante a sessão solene da Semana da Formação Financeira que decorreu no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, em Lisboa, no dia 30 de outubro.

Este ano, a 6.ª edição do Concurso “Todos Contam” recebeu um total de 55 candidaturas e envolveu mais de 14 000 alunos de 92 escolas. Dos 55 projetos submetidos a concurso, 5 candidataram-se à educação pré-escolar, 14 ao 1.º ciclo do ensino básico, 8 ao 2.º ciclo do ensino básico, 14 ao 3.º ciclo do ensino básico e 14 ao ensino secundário.

De salientar que o Concurso “Todos Contam” é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Helena Reis

Escolas Básicas de Pombal recebem a “Turma Imbatível”

O projeto “Turma Imbatível” deslocou-se às duas escolas básicas de Pombal, no dia 6 de novembro, durante o qual mais de uma centena de alunos estiveram envolvidos em diversas atividades lúdico-pedagógicas que incidiram sobre alimentação e estilos de vida saudáveis. De uma forma apelativa, os alunos puderam recordar hábitos saudáveis relacionados com a alimentação, a roda dos alimentos, atividade física, higiene oral, o sono e a segurança na cozinha.

De salientar que este projeto, da responsabilidade do Lidl, é apoiado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável e pela Direção-Geral da Educação, visando combater a obesidade infantil e o sedentarismo.

Biblioteca da EB de Pombal abre portas à comunidade

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que este ano teve como tema “Ligando comunidades e culturas”, a biblioteca da renovada EB de Pombal abriu as suas portas à comunidade, no dia 3 de novembro.

A  biblioteca programou duas sessões de histórias dinamizadas por Sofia Moniz, uma excelente contadora de histórias, que nos brindou com dois contos de terras distantes: China e África. Numa narrativa cheia de ritmo e fantasia, Sofia Moniz encantou não só as crianças, mas também as cerca de três dezenas de pais e outros familiares que assistiram ao evento. Também não faltou a música a relembrar os tempos em que “os meninos à volta da fogueira” se juntavam para ouvir as histórias dos mais velhos.

Foi, na opinião dos presentes, um momento único que encantou as crianças, os pais e demais familiares!

Skype Project

Em celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no âmbito do “Skype Project”, realizaram-se, no dia 23 e 25 de outubro, na Biblioteca Municipal de Pombal, várias sessões envolvendo alunos do nosso Agrupamento e de outras escolas parceiras, da Roménia e da Croácia, com interação em língua francesa e inglesa, respetivamente.

Representando o Agrupamento de Escolas de Pombal, participaram as turmas do 7ºA, 8ºB, 8ºG, 2º TGEI e 2º TEA e duas alunas do 10º ano. Depois das apresentações feitas, o nosso património cultural passou “além-fronteiras” na voz dos nossos alunos.

Cada sessão encerrou com a interpretação de vários temas em uníssono, entre os quais “We found love” de Ed Sheeran. Como se afirma no poema da referida canção, “People fall in love in mysterious ways”. Existem sempre formas insondáveis de tocar o coração das pessoas, em qualquer canto do mundo.

Agradecemos a todos os envolvidos, e, em especial, aos elementos da equipa da Biblioteca Municipal que colaboraram nesta atividade.

F. Gomes

Alunos da EB de Pombal aprendem a ler rótulos dos alimentos

No âmbito do projeto SOBE/Alimentação, a BE da EB de Pombal promoveu mais uma sessão dedicada à alimentação saudável.

A enfermeira Jerusa, do Centro de Saúde de Pombal, e a nutricionista Carla Louro dinamizaram, para cada turma do 2º ano, uma sessão muito prática onde ensinaram os nossos alunos a lerem os rótulos das embalagens. Os discentes, em pequenos grupos, foram convidados a analisarem as embalagens que tinham trazido de casa e a avaliar o seu conteúdo. Depois de preencherem uma pequena ficha, os alunos foram convidados a apresentarem as suas conclusões à turma, ao mesmo tempo que ouviam esclarecimentos adicionais das nossas convidadas.

Foi uma tarde muito enriquecedora para todos, uma tarde onde se procurou promover hábitos de alimentação saudáveis.