Semana da Leitura, para lá do tempo e do espaço…


Semana da Leitura! Apenas cinco dias ?

Nem pensar!

Desfez-se o conceito de “semana” e, por todo o Agrupamento, a todo o momento, celebraram-se múltiplas formas de ler, com animação de leitura, peças de teatro, exposições, encontro com autores, declamações, gravações… e, não fosse a interrupção letiva, ainda “a carrinha mágica”, que se propôs embalar todos na leitura, continuaria a andar!

A equipa de professores bibliotecários do AEP agradece a todos os que embarcaram na folia desta aventura do LER.

Partilhamos alguns flashes cedidos pelos colegas, em resposta ao desafio lançado… Aguardamos ainda pelo registo de mais momentos semelhantes.

F.Gomes

I am raw html block.
Click edit button to change this html

EB de Pombal recebe a ilustradora Alexandra Gonçalves


No dia 8 de março de 2018, os alunos da EB de Pombal receberam a visita da ilustradora Alexandra Gonçalves. Esta designer gráfica, natural de Leiria, tem realizado diversos trabalhos na área da Literatura Infanto-juvenil e já recebeu três prémios de Ilustração. Durante as duas  sessões dinamizadas, a nossa convidada mostrou aos alunos como se faz uma ilustração, ensinou algumas técnicas de desenho e presenteou a escola com dois magníficos trabalhos.

Foi uma manhã recheada de animação e criatividade!

Helena Reis

Ler a qualquer hora, em qualquer lugar -SL 2018


O AEP respondeu ao desafio de “Ler a qualquer hora, em qualquer lugar”! mote da Semana da Leitura 2018.

Grandes autores foram retratados pelos alunos do 12º C, sob orientação da professora Ana Seco. A nossa biblioteca é assim local de exposição, venham ver ao vivo!

Pequenos autores do AEP revelaram-se com a sua participação no Faça lá um Poema, outros dão voz na Rádio. Ouçam com atenção… pois o “Turbilhão de Poesia” anda no ar!

Leitores assíduos na biblioteca sede poderão deliciar-se com “Doce Poesia”, na próxima 5.ªfeira…

E, é precisamente com “Letras que por aqui passam” que encerraremos a semana, desafiando outras bandas, além dos Quinta-feira 12, a partilhar na Biblioteca as suas letras.

Ou seja: ao longo da semana, envolvam-se na leitura! Deixem-se tocar pelas palavras!

Levados pelos sentidos, criamos sentidos!

O S.O.L acontece…

So Ouvir Ler – BE

 

 

Fernanda Gomes

(Coord.ª PB AEP)

5.ª Edição do Turbilhão de Poesia


Turbilhão de Poesia 5.ª edição

Como participar na 5.ª Edição do Turbilhão de Poesia?

Seleciona um poema que te agrade particularmente.

Até 16 de março, declama-o, acompanhado ou não de música,  e grava-o num suporte digital.

Identifica o ficheiro com o teu nome, número e turma. As gravações podem realizar-se nas rádios locais, nossas parceiras.

 

 

 

 

 

Vamos falar de dinheiro?


 No dia 19 de  fevereiro, a Dra. Natacha Pimenta, do Banco de Portugal, deslocou-se às escolas EB de Pombal e EB Conde Castelo Melhor, para dinamizar algumas sessões sobre economia e finanças, em três turmas do 3º ano.

Esta atividade, promovida pela Biblioteca Escolar, está integrada num conjunto mais amplo de atividades previstas no projeto de Literacia Financeira premiado no concurso “Todos Contam”.  A Dra. Natacha falou da evolução da moeda, do euro e dos elementos de segurança das notas, mostrou vídeos e dinamizou alguns jogos, o que fez as delícias dos nossos alunos.  No final, distribuiu material didático que será posteriormente trabalhado nas sessões de Literacia Financeira com a professora bibliotecária.

Foram sessões muito esclarecedoras e interessantes que captaram a atenção, o interesse e a participação ativa dos nossos alunos. Mas, esta parceria não se fica por aqui: no terceiro período contamos com uma nova visita para nos falar de outros temas ligados ao mundo das Finanças.

Helena Reis

Faça lá um poema 2018


O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, convidam os alunos  do 3º Ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá entre fevereiro e março de 2018.

Os poemas a concurso, em suporte papel e em suporte digital, devem ser entregues na Biblioteca da tua escola (e/ou ao teu professor de português), até dia 22 de fevereiro.

Atenção: os mesmos devem constar com pseudónimo, para garantir o anonimato.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/data/FLPoema2018/convite_fa_a_l_um_poema_2018.pdf

Um júri fará uma 1ª seleção, a nível do AEP, no dia 26 de fevereiro. A submissão no SIPNL realiza-se no dia 27 de fevereiro.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA.

Os autores dos textos premiados podem ler os seus poemas na Maratona de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça.