Convite para “Os Lusíadas?” no Teatro-Cine de Pombal

No dia 14 de janeiro de 2018, pelas 17 horas, no Teatro-Cine de Pombal, o grupo “Teatro Amador de Pombal” representará a peça “Os Lusíadas?”, destinando-se aos alunos (jovens e adultos) do Agrupamento de Escolas de Pombal.

Contamos consigo! Contamos com a presença de todos quanto gostam de fazer rir, aprendendo!

Vamos “Entrelaçar Saberes”, neste Novo Ano!

A equipa dinamizadora

(Biblioteca Escolar, Centro Qualifica e Professores de Português)

Feira do Livro na EB Marquês de Pombal

De 11 a 15 de dezembro, entre as 08.25h e as 17.00h, a Biblioteca Escolar dinamiza a Feira do Livro na unidade escolar Marquês de Pombal, com o patrocínio da Livraria/ Papelaria Soares e a colaboração dos professores de português. Visitarão a feira todas as turmas da MP.

Venha também ver as novidades e/ou adquirir o tal exemplar que poderá tornar o seu Natal diferente!

O professor bibliotecário

João Silvano

Literacia 3DI no AEP

O AEP abraçou, uma vez mais, o projeto Literacia 3DI promovido pela Porto Editora. Este ano, foram aplicadas provas relacionadas com as áreas disciplinares de Ciências, Português e Inglês, envolvendo mais de 160 alunos e os respetivos professores, que aderiram à iniciativa. As professoras Rosário Teixeira, Fátima Matos, Cecília Costa, Olga Azenha e Sofia Freitas foram coadjuvadas não só pelos professores bibliotecários que dinamizaram o projeto como ainda pelo professor Lino Simões e José Guedes que colaboraram na aplicação das provas.

A todos, o nosso especial agradecimento,

Os professores bibliotecários: Fernanda Gomes e João Silvano

Sessão formativa na BE da Escola Secundária

Os alunos do 9ºF, acompanhados pela professoras Filomena Miranda e Lina Oliveira, estiveram presentes numa sessão formativa orientada pela professora bibliotecária da escola sede, no dia 16 de novembro, com vista à preparação da visita de estudo à SIC, no próximo dia 28 -“Learning outside the classroom”.

Na página da escola, foi-lhes apresentado o blogue da BE onde constam várias ferramentas essenciais ao estudo. Assim, ficaram a saber como aceder ao catálogo coletivo, como consultar a lista de DVD’s e outros recursos. Deram-se a conhecer os tutoriais disponíveis, em particular aqueles que se prendem com o objetivo desta formação: como fazer uma entrevista e como criar um E-book  (goo.gl/LHXRNx ), tarefas que terão de realizar. Durante a  sessão, os conhecimentos dos alunos foram sendo testados através da aplicação de uma prova divertida de Kahoot.

Os próximos acontecimentos serão assim objeto de novas notícias!

F. Gomes

Marcadores MIBE (Mês Internacional das BE) “ligam culturas e comunidades”

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos e professores dos diferentes ciclos de ensino do AEP envolveram-se na conceção e troca de marcadores de livros que assinalaram com sucesso a ligação que os une à comunidade onde estão inseridos e ao mundo.

Através do livro e da leitura, muitas foram as crianças e os alunos que deram o seu contributo nesta iniciativa que ditou o conhecimento de outras culturas e a ligação entre comunidades.

“Dos quatro cantos do mundo” e também dos quatro cantos das salas de aula receberam-se e trocaram-se marcadores que compuseram um mapamundo único.

O nosso especial agradecimento a todos os participantes!

“Thank you very much, best regards to all our partners! let’s connect againd next year!”

A Equipa de PB

EB de Pombal premiada no Concurso “Todos Contam”

O Agrupamento de Escolas de Pombal obteve o prémio de melhor projeto de Educação Financeira para o 1º CEB no concurso “Todos Contam”, iniciativa que distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas portuguesas no ano letivo 2017/2018.

Já no ano letivo de 2015/16, a EB Conde Castelo Melhor tinha ganho a 4ª edição do concurso. Desta vez, foi a EB de Pombal a escola contemplada. A responsável pelo projeto, professora Helena Reis, e a professora Fernanda Duarte, adjunta da Direção do Agrupamento, receberam o prémio das mãos da Dra Gabriela Figueiredo Dias, Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, durante a sessão solene da Semana da Formação Financeira que decorreu no Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, em Lisboa, no dia 30 de outubro.

Este ano, a 6.ª edição do Concurso “Todos Contam” recebeu um total de 55 candidaturas e envolveu mais de 14 000 alunos de 92 escolas. Dos 55 projetos submetidos a concurso, 5 candidataram-se à educação pré-escolar, 14 ao 1.º ciclo do ensino básico, 8 ao 2.º ciclo do ensino básico, 14 ao 3.º ciclo do ensino básico e 14 ao ensino secundário.

De salientar que o Concurso “Todos Contam” é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Helena Reis