Rir para não repetir


Na Biblioteca da escola sede, também se aprende com as calinadas que se registaram em provas escolares.

“Rir para não repetir” foi o mote da atividade que, pela diversão, alerta alunos, que agora se preparam para exames, a não cometer erros semelhantes.

Os momentos de descontração também ajudam a estudar melhor!

 

F.Gomes

 

Beatriz Oliveira apurada para a fase Nacional do CNL



No passado dia 18 de maio realizou-se, no Centro Cultural de Ansião, a fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL),  disputada por 33 candidatos, com vista ao apuramento dos representantes para a fase nacional.

Agradecemos a  participação empenhada do aluno Pedro Afonso, do 11º ano, e felicitamos, a aluna Beatriz Oliveira, do 2º ciclo do AEP, que, graças ao seu brilhante desempenho, estará na final nacional.

Reiteramos o nosso “muito obrigado” a todos os que se envolveram nesta atividade e a tornaram possível.

 

Ler mais…

Workshop na BMP com a “Rádio Miúdos”



No passado dia 10 de maio, a Biblioteca Municipal de Pombal recebeu um Workshop dinamizado pela “Rádio Miúdos”, no âmbito da participação dos alunos do concelho de Pombal na rubrica “Põe a tua terra nos Píncaros”.

O AEP esteve representado por alunos do 1.º CEB (EB de Pombal), numa sessão no período da manhã que reuniu cerca de 40 crianças. No período da tarde, cerca de 35 alunos, entre os quais 10 do AEP, desenvolveram trabalhos em equipa, construindo conteúdos para a realização de uma emissão de rádio. A tarde revelou-se formativa e divertida, tendo os alunos aprendido técnicas de colocação de voz e postura e, ainda, outras relacionadas com a redação de notícias, entrevistas, reportagens e locução.

P’la equipa PB

De pequenino se torce o pepino…


E quem diz que só os grandes escrevem livros?

E quem diz que só os adultos publicam histórias?

Não é bem assim… As crianças do Pré-escolar de Abiúl mostram-nos que basta ter imaginação e vontade para escrever uma história divertida e, ao mesmo tempo, educativa.

Eu vou contar como foi: na sequência do Dia da Saúde (7 de abril), as crianças, depois de trabalharam seriamente a temática, decidiram escrever e ilustrar uma história. E se bem o pensaram, melhor o fizeram!

O resultado foi um texto delicioso que nos fala do Tobias, um cão com hábitos de vida pouco saudáveis, e da sua amiga Patitas, uma gata ajuizada e boa conselheira.

Mas, para saber mais, o melhor é lerem o que eles escreveram e apreciarem as suas ilustrações.

Helena Reis

Entrega do prémio “Todos Contam”


No dia 19 de abril de 2018, a biblioteca da EB de Pombal acolheu a cerimónia de entrega do prémio “Todos contam”.

A distinção de melhor projeto de literacia financeira para o 1º ciclo fora já atribuída no dia 30 de outubro de 2017, em Lisboa. No entanto, só agora foi possível agendar a cerimónia que contou com a presença dos representantes do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

Neste dia, os alunos dos 3º anos da EB de Pombal e da Conde Castelo Melhor puderam mostrar o trabalho que têm vindo a realizar ao longo do ano (cartazes, marcadores, trabalhos com materiais reciclados, quadras e canções) e revelaram dominar conhecimentos e comportamentos financeiramente corretos.

Foi um momento de festa onde não faltou a música e a boa disposição!

Helena Reis

CNL – fase municipal


No passado dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, realizou-se o Festival da Leitura na nossa Biblioteca Municipal, com o objetivo de reconhecer o empenho e dedicação dos alunos que prestaram provas no 1º Momento do CNL que decorreu nas Escolas.

Após a realização de provas relativas às obras selecionadas, foram apurados os seguintes vencedores, nos diferentes ciclos de ensino:

Paralelamente, ficaram apurados os candidatos que prosseguem em representação do nosso Concelho.

Felicitamos os participantes, em especial aqueles que (e)levam o nome do nosso Agrupamento com a sua participação nas Provas nas Comunidades Intermunicipais, a decorrer em Ansião, durante o mês de maio, no próximo dia 18 de maio, com início às 12h00.

 

O nosso muito obrigado aos professores que connosco colaboraram  e a todos os que tornaram possível este evento.


Os títulos das obras e seus autores, para esta fase regional, são:

1º Ciclo – A princesa da chuva/ Luísa Ducla Soares

2º Ciclo – A menina do mar/ Sophia de Mello Breyner Andersen

CicloOs da minha rua / Ondjaki

SecundárioO Vendedor de Passados / José Eduardo Agualusa