Alunos da EB1 de Pombal aprendem a ler rótulos dos alimentos

No âmbito do projeto SOBE/Alimentação, a BE da EB1 de Pombal promoveu mais uma sessão dedicada à alimentação saudável.

A enfermeira Jerusa, do Centro de Saúde de Pombal, e a nutricionista Carla Louro dinamizaram, para cada turma do 2º ano, uma sessão muito prática onde ensinaram os nossos alunos a lerem os rótulos das embalagens. Os discentes, em pequenos grupos, foram convidados a analisarem as embalagens que tinham trazido de casa e a avaliar o seu conteúdo. Depois de preencherem uma pequena ficha, os alunos foram convidados a apresentarem as suas conclusões à turma, ao mesmo tempo que ouviam esclarecimentos adicionais das nossas convidadas.

Foi uma tarde muito enriquecedora para todos, uma tarde onde se procurou promover hábitos de alimentação saudáveis.

Helena Reis

EB1 de Pombal – “Miúdos a Votos”

O concurso “Miúdos a Votos” – uma iniciativa da RBE e da Visão Júnior –  mobilizou  alunos e docentes do 3º ano da EB1 de Pombal durante uma boa parte do ano letivo. Foi um processo longo, mas desafiante, que culminou na visita da equipa da Visão Júnior à nossa escola e com a participação dos alunos na cerimónia oficial, em Lisboa.
Para memória futura, ficam algumas fotos que documentam todo o processo.

“Turma Imbatível” promove alimentação saudável na EB1 de Pombal

O projeto “Turma Imbatível” esteve na EB1 de Pombal, no dia 2 de junho. Este novo projeto do Lidl, apoiado pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, e pela Direção-Geral da Educação, visa combater a obesidade infantil e o sedentarismo.

Os alunos dos 1º e 2º anos puderam aprender mais sobre alimentação e estilos de vida saudáveis de uma forma apelativa, através de jogos lúdico-pedagógicos centrados nos temas da alimentação saudável, roda dos alimentos, atividade física, higiene oral, sono e segurança na cozinha.

Tic à la Carte – ferramentas Web 2.0 na BE

Decorreu no passado dia 18 de maio a última de três sessões formativas sobre ferramentas  Web 2.0, com o objetivo de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Foram exploradas as funcionalidades do ISSUU, Kahoot e Animoto e criadas apresentações online, dinâmicas e interativas, no sentido de promover o trabalho colaborativo. Pretendeu-se, assim, fomentar a utilização das TIC em contexto educativo e favorecer  a sua integração nos curricula das diversas disciplinas, de modo a apoiar e ajudar os docentes na sua prática letiva.

Nesta ação de curta duração, uma iniciativa da Biblioteca Escolar do Agrupamento, estiveram  envolvidos  vinte sete docentes dos diferentes níveis de ensino. O balanço das atividades desenvolvidas foi francamente positivo, pautado pelo empenhamento de todos e por agradáveis momentos de convivialidade.

Os respetivos tutoriais constam no blogue da biblioteca, na secção DICAS.

A formadora

Fernanda Gomes

Cerimónia Oficial do concurso “Miúdos a Votos”

A convite da Visão Júnior, a EB1 de Pombal deslocou-se a Lisboa na quinta-feira, 21 de abril de 2017,  para participar na Cerimónia Oficial do concurso “Miúdos a Votos”.

O evento decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do secretário de Estado da Educação, João Costa, e dos escritores António Torrado, Pedro Seromenho, David Machado e Luísa Ducla Soares.

Durante a cerimónia, apresentada por estudantes de Seia e de Sesimbra, alunos de 18 escolas apresentaram trabalhos realizados durante a campanha eleitoral e, entre atuações e discursos, foram revelados os vencedores do 1º, 2º e 3º ciclos.

Relativamente ao 1.º ciclo, os alunos elegeram, em primeiro lugar, o clássico O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, (7,2% dos votos); em segundo lugar, Porque é que os Animais não Conduzem?, de Pedro Seromenho (6,8%); e O Tubarão na Banheira, de David Machado, foi o terceiro livro eleito (6,4 por cento).

O ministro da Educação congratulou a comunidade escolar pela adesão ao projeto e acentuou a importância deste tipo de iniciativas na promoção da leitura e na construção da cidadania.

Foi um dia de festa, durante o qual os alunos da EB1 de Pombal reviveram momentos altos da sua campanha eleitoral: receberam o Secretário de Estado da Educação, João Costa, com uma arruada cheia de cor e alegria e mostraram ao público presente o rap que criaram para “O segredo do rio” e a representação teatral que construíram para “O Cuquedo”.

No site da Visão Júnior podemos assistir a alguns dos momentos mais altos da cerimónia: http://visao.sapo.pt/visaojunior/iniciativasescolas/miudos-a-votos

Semana da Leitura encerra com Leituras Em Baladas

No passado dia 30 de março, pelas 20h e 15m, no âmbito da comemoração da 11.ª edição da Semana da Leitura, teve lugar o evento “Leituras (em) baladas”, na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal. Foi o culminar de uma semana repleta de atividades orientadas para o “PraZer de Ler”. Depois de um dia bem diferente, pela interação com a autora e atriz Ana Brinca, ao serão, num ambiente requintado e preparado a preceito, a noite “embalou-se” com a arte da poesia e da prosa, da dança e da música. O momento contou com a participação de alunos, professores e, ainda, com o Coro e Tuna da Universidade Sénior de Pombal. A todos foi colocado o desafio de se aventuraram na criação de Haicais e constatou-se que há muita “veia poética”. Na diversidade de atuações, imperou a qualidade, a partilha e a solenidade de um serão que agradou e emocionou todos aqueles que gostam de LeR, Ouvir LeR e Ver LeR.

Uma noite com diferentes formas de leitura, acompanhadas com um “mimo e uma doçura”.