Clubes e Projetos


Clubes

Clube de Montanhismo

Ao longo dos anos, a fim de desenvolver o apreço por atividades promotoras da saúde e do bem estar, de reforçar laços de camaradagem e de solidariedade, de fomentar a cooperação e o espírito de grupo, de cultivar na escola um clima de relações interpessoais e de disciplinar atitudes, o Clube de Montanhismo da Escola Secundária de Pombal tem vindo a desenvolver diversas atividades tais como palestas, acampamentos, percursos pedestres, canoagem, espeleologia, rappel, arborismo, Caminho de Santiago de Compostela, participação na minimaratona Vodafone,…

Para mais informações, contactar

Local: Escola Secundária de Pombal
Coordenadora: Professora Isabel Vicente
Email: clube.montanhismo@aepombal.edu.pt
Blog: http://clubedemontanhismo.blogspot.pt/
Página Facebook: Montanhismo Escola Secundária de Pombal

Clube dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU afirma, no seu Artigo 1º, que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Nesse âmbito, continua a ser extremamente importante sensibilizar para o conhecimento e a prática dos Direitos Humanos; divulgar boas práticas de educação para os Direitos Humanos, com base em projetos e atividades significativas, devidamente enquadradas e planeadas.

Nesse sentido o Clube propõe-se trabalhar em duas vertentes: a sensibilização e a ação.

  1. Sensibilização:

– Sensibilizar os alunos para a necessidade de respeitar os Princípios e Valores consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos;

– Divulgar a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

– Promover a cidadania responsável, interventiva e crítica;

– Fomentar o espírito de Solidariedade e Respeito pelo outro;

– Defender o princípio da inclusão e do respeito pelas diferenças;

– Ajudar a formar pessoas autónomas que promovam a liberdade, a aceitação e o respeito pelo outro;

– Informar a comunidade educativa sobre iniciativas / atividades no âmbito do clube;

– Ajudar a formar pessoas conscientes da História Universal da Humanidade;

– Refletir sobre as atrocidades do passado promovendo a liberdade, a aceitação e o respeito pelo outro.

 

  1. Ação:

– Recolher bens e produtos alimentares a favor dos refugiados e de famílias carenciadas do agrupamento de escolas de Pombal;

– Promover a participação ativa e interventiva dos alunos em campanhas de solidariedade, nomeadamente de instituições de importância local, nacional e internacional (Liga Portuguesa contra o Cancro; AMI; Banco Alimentar Contra a Fome), desenvolvendo a consciência de cidadania responsável;

– Promover iniciativas, tais como exposições, palestras, ciclos de cinema, encontros, atividades lúdicas, em parceria com outros clubes, projetos e iniciativas de outros docentes de diversos departamentos, que visam promover os Princípios e Valores consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Clube de Matemática

O Clube de Matemática, no presente ano letivo, é direcionado para alunos do 2.º CEB. Funciona na Escola Básica 2/3 Marquês de Pombal, na Sala D7, às quintas-feiras, das 14:10 às 15:00 e das 15:10 às 16:00.

Os principais objetivos deste Clube são:

  • Estimular o gosto dos discentes pela resolução de questões matemáticas;
  • Promover a adequada utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, no processo de aprendizagem;
  • Explorar sites de interesse pedagógicos na área da Matemática;
  • Despertar o interesse dos discentes para a participação em atividades de âmbito nacional/internacional;
  • Esclarecer dúvidas e superar dificuldades;
  • Desenvolver métodos de estudo/trabalho autónomo.

As principais ações estão orientadas para a exploração de atividades propostas:

  • Plataforma Moodle: disciplina Clube da Matemática;
  • Canguru Matemático sem Fronteiras – Testes online – online quiz;
  • Treinos – Competição Diz +;
  • Esclarecimento de dúvidas colocadas pelos discentes;
  • Realização de trabalhos de extensão curricular.

Clube Europeu

O Clube Europeu desenvolve atividades que visam promover a participação ativa e interventiva dos alunos, desenvolvendo a sua consciência de cidadania.

Visa incentivar o interesse dos jovens para o debate de temas da atualidade, desenvolvendo capacidades de argumentação, análise crítica e reflexiva.

Assim, através da sua participação em palestras, concursos e debates  aprofundam-se conhecimentos, desenvolvem-se capacidades de reflexão que  permitem uma melhor intervenção social responsável e crítica na sociedade democrática.

O Clube todos os anos promove a participação no concurso nacional “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do ensino básico e secundário que culmina com a realização de uma Sessão Nacional na Assembleia da República.

Além do desenvolvimento de uma consciência crítica relativamente aos problemas nacionais, este Clube tem também como objetivo desenvolver a consciência de uma cidadania europeia, conhecer mais aprofundadamente a realidade europeia e a sua importância na realidade nacional.

Projetos

Comboio da Memória

O projeto “Comboio da Memória” surgiu no Agrupamento de Escolas de Pombal no ano letivo de 2013-2014.

No cerne deste projeto, sobre a memória e o ensino do Holocausto, está uma atitude reflexiva e crítica, geradora de empatias, sem julgamentos. Pretende-se um esforço pela clarificação de conceitos/contextualização histórica e a perceção de que o Holocausto não é apenas um tema judaico mas uma preocupação universal (o racismo, o negacionismo, a xenofobia, a intolerância são temas atuais, não são compatíveis com a democracia e colocam-na em perigo) – para que não o esqueçam as gerações futuras e a História não se repita.

Este projeto tem como objetivos gerais:

  • Educar para a importância da memória e para o respeito pela diferença;
  • Promover a educação, a memória e a pesquisa sobre o Holocausto;
  • Gerar condutas e valores: humanísticas, democráticas, éticas e morais;
  • Contribuir para a compreensão e tolerância entre os povos;
  • Contribuir para a formação pessoal e cívica do jovem enquanto cidadão do mundo.

Contactos:

Local: Escola Secundária de Pombal
Coordenadora: Professora Isabel Vicente
Email: comboio.memoria@aepombal.edu.pt

Young VolunTeam

Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Pombal, nomeadamente da Escola Secundária de Pombal, aderiram ao projeto Programa Young VolunTeam, apadrinhado pela CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, em parceria com a Sair da Casca e a ENTRAJUDA dedicado ao tema do Voluntariado. Este programa educativo conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia e da SEA – Agência de Empreendedores Sociais no acompanhamento do Programa. A atribuição, em 2015, do Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República veio confirmar o valor deste Programa, reiterando o objetivo comum de apoiar a concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento base e primordial.

O Programa Young VolunTeam é uma iniciativa pioneira e é dedicado aos alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa e local para a prática de Voluntariado como expressão de Cidadania Ativa.

Os alunos participantes no projeto atuam como embaixadores e agentes de mudança, implementando as ações que lhes são propostas no âmbito do projeto e disseminando os valores do Voluntariado, não só entre os colegas como junto de alunos de outros ciclos, das famílias e da comunidade local.

Cada escola é representada pelo seu grupo de alunos e professores, no entanto, o envolvimento de toda a estrutura organizacional de cada escola e do agrupamento em geral é fundamental para a implementação e o bom desenvolvimento do Programa Young VolunTeam na escola.

Para acompanhar as nossas iniciativas, adere à nossa página no Facebook

YouthStart

Encontra-se na 2ª fase de implementação o projeto “YouthStart”, cujos objetivos são os seguintes:

– Criar uma cultura empreendedora na escola;

– Promover a aprendizagem através de desafios empreendedores;

– Promover o espírito de iniciativa, cooperação e criatividade;

– Facilitar um maior contacto com o mundo real.

O projeto é desenvolvido em torno de “desafios” e existem dois tipos de escolas: as do grupo de implementação e as do grupo de controlo; a nossa escola, no ano letivo de 2015/2016, fez parte do grupo de implementação e, em 2016/2017, faz parte do grupo de controlo. Estiveram envolvidas três turmas do décimo ano (as turmas D; F e G), nas quais foram aplicados desafios de nível B1. Na turma G, foi aplicada a versão extensiva com a implementação de seis desafios e as turmas D e F aplicaram a versão intensiva com a implementação de quatro desafios. Destas três turmas, a turma G foi selecionada para aplicar desafios de nível B2, sendo de referir que apenas foram selecionadas 6 escolas a nível nacional para a implementação destes desafios. Para o corrente ano letivo, foram selecionadas mais três turmas, diferentes das que estiveram envolvidas no projeto no ano letivo transacto (o 10º C; 10º F e 10º G).

Projeto SELF

As Secções Europeias de Língua Francesa (SELF), frequentadas por 1000 alunos em 27 estabelecimentos no território português, são largamente reconhecidas e inscrevem-se no contexto das diretivas europeias cujo principal objetivo é a promoção da aprendizagem das línguas e a diversidade linguística.

No nosso Agrupamento, a SELF existe desde 2011- 2012. Trata-se de um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Ciências Naturais, disciplina não linguística (DNL), que deverá ser lecionada progressivamente em Francês, com a estreita colaboração das professoras da língua estrangeira.

A SELF desenvolve as suas atividades no âmbito dos seguintes eixos de ação

– O reforço da aprendizagem da língua e cultura francesa;

– O domínio de conteúdos científicos da área de Ciências Naturais em língua francesa;

– O desenvolvimento de competências TIC.

 

Projeto 2013-2016

1 turma 7º E (2013-2014), 8ºE (2014-2015), 9ºD (2015-2016)
Coordenadora e professora de Francês Cristina Costa
Professora da DNL Fátima Soares
Site do projeto http://en-avant-pour-la-self.webnode.pt/

 

Projeto 2016-2017

2 turmas 7º B e 7º G
Coordenadora Cristina Costa
Professora de Francês Fernanda vindeirinho
Professora da DNL Fátima Soares
Site do projeto http://section-europeenne-de-langue-francaise.webnode.pt/