Clubes e Projetos


Clubes

Clube de Montanhismo

Ao longo dos anos, a fim de desenvolver o apreço por atividades promotoras da saúde e do bem estar, de reforçar laços de camaradagem e de solidariedade, de fomentar a cooperação e o espírito de grupo, de cultivar na escola um clima de relações interpessoais e de disciplinar atitudes, o Clube de Montanhismo da Escola Secundária de Pombal tem vindo a desenvolver diversas atividades tais como palestas, acampamentos, percursos pedestres, canoagem, espeleologia, rappel, arborismo, Caminho de Santiago de Compostela, participação na minimaratona Vodafone,…

Para mais informações, contactar

Local: Escola Secundária de Pombal
Coordenadora: Professora Isabel Vicente
Email: clube.montanhismo@aepombal.edu.pt
Blog: http://clubedemontanhismo.blogspot.pt/
Página Facebook: Montanhismo Escola Secundária de Pombal

Clube dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU afirma, no seu Artigo 1º, que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

Nesse âmbito, continua a ser extremamente importante sensibilizar para o conhecimento e a prática dos Direitos Humanos; divulgar boas práticas de educação para os Direitos Humanos, com base em projetos e atividades significativas, devidamente enquadradas e planeadas.

Nesse sentido o Clube propõe-se trabalhar em duas vertentes: a sensibilização e a ação.

  1. Sensibilização:

– Sensibilizar os alunos para a necessidade de respeitar os Princípios e Valores consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos;

– Divulgar a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

– Promover a cidadania responsável, interventiva e crítica;

– Fomentar o espírito de Solidariedade e Respeito pelo outro;

– Defender o princípio da inclusão e do respeito pelas diferenças;

– Ajudar a formar pessoas autónomas que promovam a liberdade, a aceitação e o respeito pelo outro;

– Informar a comunidade educativa sobre iniciativas / atividades no âmbito do clube;

– Ajudar a formar pessoas conscientes da História Universal da Humanidade;

– Refletir sobre as atrocidades do passado promovendo a liberdade, a aceitação e o respeito pelo outro.

 

  1. Ação:

– Recolher bens e produtos alimentares a favor dos refugiados e de famílias carenciadas do agrupamento de escolas de Pombal;

– Promover a participação ativa e interventiva dos alunos em campanhas de solidariedade, nomeadamente de instituições de importância local, nacional e internacional (Liga Portuguesa contra o Cancro; AMI; Banco Alimentar Contra a Fome), desenvolvendo a consciência de cidadania responsável;

– Promover iniciativas, tais como exposições, palestras, ciclos de cinema, encontros, atividades lúdicas, em parceria com outros clubes, projetos e iniciativas de outros docentes de diversos departamentos, que visam promover os Princípios e Valores consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Clube de Matemática

No presente ano letivo, o Clube de Matemática é direcionado para alunos do 2.º e do 3º ciclos do Ensino Básico. Funciona às quartas-feiras, na Escola Básica 2/3 Marquês de Pombal,  das 13:15 às 14:05 e das 14:10 às 15:00 (Sala D7), e na Escola Secundária de Pombal, das 16.05 às 17.50 (sala318).

Os principais objetivos deste Clube são:

  • Estimular o gosto dos discentes pela resolução de questões matemáticas;
  • Promover a adequada utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação, no processo de aprendizagem;
  • Explorar sites de interesse pedagógicos na área da Matemática;
  • Despertar o interesse dos discentes para a participação em atividades de âmbito nacional/internacional;
  • Esclarecer dúvidas e superar dificuldades;
  • Desenvolver métodos de estudo/trabalho autónomo.

As principais ações estão orientadas para a exploração de atividades propostas:

  • Plataforma Moodle: disciplina Clube da Matemática;
  • Canguru Matemático sem Fronteiras – Testes online – online quiz;
  • Treinos – Competição Diz +; PmatE
  • Esclarecimento de dúvidas colocadas pelos discentes;
  • Realização de trabalhos de extensão curricular.

Clube Europeu

O Clube Europeu desenvolve atividades que visam promover a participação ativa e interventiva dos alunos, desenvolvendo a sua consciência de cidadania.

Visa incentivar o interesse dos jovens para o debate de temas da atualidade, desenvolvendo capacidades de argumentação, análise crítica e reflexiva.

Assim, através da sua participação em palestras, concursos e debates  aprofundam-se conhecimentos, desenvolvem-se capacidades de reflexão que  permitem uma melhor intervenção social responsável e crítica na sociedade democrática.

O Clube todos os anos promove a participação no concurso nacional “Parlamento dos Jovens”, uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens do ensino básico e secundário que culmina com a realização de uma Sessão Nacional na Assembleia da República.

Além do desenvolvimento de uma consciência crítica relativamente aos problemas nacionais, este Clube tem também como objetivo desenvolver a consciência de uma cidadania europeia, conhecer mais aprofundadamente a realidade europeia e a sua importância na realidade nacional.

Projetos

Comboio da Memória

O projeto “Comboio da Memória” surgiu no Agrupamento de Escolas de Pombal no ano letivo de 2013-2014.

No cerne deste projeto, sobre a memória e o ensino do Holocausto, está uma atitude reflexiva e crítica, geradora de empatias, sem julgamentos. Pretende-se um esforço pela clarificação de conceitos/contextualização histórica e a perceção de que o Holocausto não é apenas um tema judaico mas uma preocupação universal (o racismo, o negacionismo, a xenofobia, a intolerância são temas atuais, não são compatíveis com a democracia e colocam-na em perigo) – para que não o esqueçam as gerações futuras e a História não se repita.

Este projeto tem como objetivos gerais:

  • Educar para a importância da memória e para o respeito pela diferença;
  • Promover a educação, a memória e a pesquisa sobre o Holocausto;
  • Gerar condutas e valores: humanísticas, democráticas, éticas e morais;
  • Contribuir para a compreensão e tolerância entre os povos;
  • Contribuir para a formação pessoal e cívica do jovem enquanto cidadão do mundo.

Contactos:

Local: Escola Secundária de Pombal
Coordenadora: Professora Isabel Vicente
Email: comboio.memoria@aepombal.edu.pt

Young VolunTeam

Os alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Pombal, nomeadamente da Escola Secundária de Pombal, aderiram ao projeto Programa Young VolunTeam, apadrinhado pela CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, em parceria com a Sair da Casca e a ENTRAJUDA dedicado ao tema do Voluntariado. Este programa educativo conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia e da SEA – Agência de Empreendedores Sociais no acompanhamento do Programa. A atribuição, em 2015, do Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República veio confirmar o valor deste Programa, reiterando o objetivo comum de apoiar a concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento base e primordial.

O Programa Young VolunTeam é uma iniciativa pioneira e é dedicado aos alunos dos Ensinos Básico e Secundário. Tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade educativa e local para a prática de Voluntariado como expressão de Cidadania Ativa.

Os alunos participantes no projeto atuam como embaixadores e agentes de mudança, implementando as ações que lhes são propostas no âmbito do projeto e disseminando os valores do Voluntariado, não só entre os colegas como junto de alunos de outros ciclos, das famílias e da comunidade local.

Cada escola é representada pelo seu grupo de alunos e professores, no entanto, o envolvimento de toda a estrutura organizacional de cada escola e do agrupamento em geral é fundamental para a implementação e o bom desenvolvimento do Programa Young VolunTeam na escola.

Para acompanhar as nossas iniciativas, adere à nossa página no Facebook

YouthStart

Tem início este ano letivo (2017-18) a 3ª fase de implementação do projeto “YouthStart”, cujos objetivos são os seguintes:

– Criar uma cultura empreendedora na escola;

– Promover a aprendizagem através de desafios empreendedores;

– Promover o espírito de iniciativa, cooperação e criatividade;

– Facilitar um maior contacto com o mundo real.

As 3 turmas que, no ano letivo transato, integraram o grupo de controlo do projeto no nível B1, serão em 2017-18, integradas no grupo de controlo do nível B2, devendo continuar a responder trimestralmente aos questionários de avaliação do projeto assim como os respetivos Diretores de Turma. Além disso, vai entrar para o projeto, na 3ª fase de implementação, a turma G do 10º ano que vai desenvolver 4 desafios e responder trimestralmente aos questionários de avaliação do projeto assim como o coordenador do projeto, docente Jorge Rodrigues.

Projeto SELF

As Secções Europeias de Língua Francesa (SELF), frequentadas por 1000 alunos em 27 estabelecimentos no território português, são largamente reconhecidas e inscrevem-se no contexto das diretivas europeias cujo principal objetivo é a promoção da aprendizagem das línguas e a diversidade linguística.

No nosso Agrupamento, a SELF existe desde 2011- 2012. Trata-se de um trabalho interdisciplinar com a disciplina de Ciências Naturais, disciplina não linguística (DNL), que deverá ser lecionada progressivamente em Francês, com a estreita colaboração das professoras da língua estrangeira.

A SELF desenvolve as suas atividades no âmbito dos seguintes eixos de ação

– O reforço da aprendizagem da língua e cultura francesa;

– O domínio de conteúdos científicos da área de Ciências Naturais em língua francesa;

– O desenvolvimento de competências TIC.

 

Projeto 2013-2016

1 turma 7º E (2013-2014), 8ºE (2014-2015), 9ºD (2015-2016)
Coordenadora e professora de Francês Cristina Costa
Professora da DNL Fátima Soares
Site do projeto http://en-avant-pour-la-self.webnode.pt/

 

Projeto 2016-2017

2 turmas 7º B e 7º G
Coordenadora Cristina Costa
Professora de Francês Fernanda vindeirinho
Professora da DNL Fátima Soares
Site do projeto http://section-europeenne-de-langue-francaise.webnode.pt/

Projeto DEMOKLEOS - THE KLEOS OF DEMOCRACY IN EUROPEAN SCHOOL
(Rethinking Democratic Awareness and Collective Responsibility for a whole-school approach)

The main purpose of Erasmus + DEMOKLEOS project is to empower and inspire educational communities to address issues related to Democratic Awareness and Collective Responsibility, which are fundamental principles to fight hate crimes, racism and different kinds of discrimination which are affecting the prosperity of European Democracy at school and in society. Schools must have a leading role in preparing their youngsters for the challenges of the modern world.

The project intends to be a key to motivate the European school communities to have a stronger role in promoting the active participation of young people in decision making by enhancing their responsibility and their social and political awareness.

O principal objetivo do projeto Erasmus + DEMOKLEOS é capacitar e inspirar as comunidades educativas a abordar questões relacionadas com a Consciência Democrática e com a Responsabilidade Coletiva, fundamentais para lutar contra crimes de ódio, racismo e diferentes tipos de discriminação que estão a afetar a prosperidade da democracia europeia na escola e na sociedade. As escolas devem desempenhar um papel de liderança na preparação de seus jovens para os desafios do mundo moderno.

Este projeto tem por objetivo motivar as comunidades escolares europeias a terem um papel mais forte na promoção da participação ativa dos jovens na tomada de decisões, aumentando a sua responsabilidade e a sua consciência social e política.

Objetivos gerais:

– Adotar uma atitude pró-ativa em relação aos desafios do mundo atual que a escola europeia do século XXI está a enfrentar, com a emergência das novas tecnologias da informação e comunicação e de redes sociais;

– Desenvolver abordagens no âmbito de Educação para a Democracia, combinado práticas de ensino formal, não-formal e informal com outras experiências dentro e fora de sala de aula, estreitando laços com a comunidade educativa e local em geral.

Objetivos específicos:

– Mapear atitudes democráticas e antidemocráticas na educação escolar europeia;

– Desconstruir mensagens de discurso de ódio e aumentar a consciencialização dos jovens em relação a estereótipos, questões raciais, de género, deficiência, orientação sexual ou outras;

– Capacitar os jovens através do envolvimento ativo e da Educação para os Media;

– Produzir e testar ferramentas que poderão ser usadas pelos professores, educadores, formadores, pais e alunos em geral.

Agreement number: 2015-1-EL01-KA201-013930
Financed by: the European Commission as part of the Erasmus + Programme
Key Action 2: “Strategic Partnerships”
Duration: 3 years
Project Consortium/ Parceiros no projeto:

 

Directorate of Secondary Education of Piraeus, Greece (coordinator)

Research Centre and Department of European International Studies, Greece

European University of Cyprus, Cyprus

IONIDIOS MODEL EXPERIMENTAL LYCEUM, Greece

9th Gymnasium of Piraeus, Greece

1 Epal Peiraia, Greece

Agrupamento de Escolas de Pombal, Portugal

Dôga Schools, Turkey

Learning for Integration, Finland (NGO)

Equipa Coordenadora:

 

Verónica Ernstovna Dankova (Steering Committee/ Project Management)

Lina Maria Carreira de Oliveira (Pedagogical Committee)