10 anos de Sistema Nacional de Qualificações


O Sistema Nacional de Qualificações completa 10 anos. Para celebrar este momento, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional promoveu, um Encontro Nacional dirigido a todos os profissionais que, diariamente, contribuem para o seu funcionamento ou ajudam a consolidá-lo.

Nos Encontros Nacionais, que a entidade tutelar tem vindo a desenvolver nos últimos anos, é sempre possível (re)encontrar os rostos com quem se tecem conversas virtuais, numa frutífera partilha de dúvidas e de opiniões construtivas, e as vozes com as quais, tantas vezes, se comungam momentos ao telefone: esclarecendo ideias, auscultando a eventual existência de oferta formativa e negociando encaminhamentos.

Os Técnicos de ORVC do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal estiveram presentes no encontro que teve lugar no Centro de Congressos de Aveiro, no dia 18 de julho, que se assumiu como um espaço de reflexão, de partilha e de conhecimento, reunindo, de acordo com os organizadores, cerca de 700 participantes.

Este Encontro foi composto por cinco painéis que versaram sobre as seguintes temáticas: “Catálogo Nacional de Qualificações: o ‘sistema linfático’ do Sistema Nacional de Qualificações” (Painel 1), “Ensino Profissional: vias para um ensino de valor” (Painel 2), “A Educação de Adultos em Portugal: desafios e conquistas” (Painel 3), “SANQ: antecipar e planear” (Painel 4) e “A Garantia da Qualidade na Educação e Formação Profissional: no percurso da melhoria contínua” (Painel 5).

Uma das ideias-chave remete para o facto de uma das mais notórias conquistas da História da Educação e Formação de Adultos em Portugal residir na possibilidade que foi dada a esta área de se ver colocada no centro das agendas e dos discursos políticos e da comunidade académica. Apesar disso, muito mais ainda há por (e para) fazer em prol da sua dignificação na Lei de Bases do Sistema Educativo e no nosso país.

Mais do que um (re)encontro de rostos e de vozes, estes momentos formativos são, sobretudo, ocasiões que primam pela possibilidade de construção de conhecimento e pela consolidação da necessidade de estabilização de políticas públicas de Educação e Formação de Adultos, as quais contribuam para reforçar as condições de uma verdadeira procura social de oportunidades de Aprendizagem ao Longo (e em todos os espaços e idades) da Vida, por todos.

Isabel Moio – Técnica de ORVC