Afetividade: um dos lados efetivos da Educação de Adultos

A maioria das pessoas lembra, de alguma forma, como a relação com um ou mais professores marcou o seu percurso escolar. Puxando pelas lembranças, emerge uma teia de sentimentos, emoções e subjetividades. Nas pessoas adultas, com frequência, surgem histórias de interrupção da vida escolar face à necessidade de a criança (ou jovem) ajudar os pais na agricultura, o que, muitas vezes, era agravado pela distância entre a residência e a escola ou pela ausência de uma rede de transportes.

São muitas destas crianças e jovens, hoje pessoas adultas, que veem na porta do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal a oportunidade de dar continuidade a um trajeto escolar colocado precocemente à margem das suas vidas, devido ao despontar de novas necessidades e prioridades.

Nas primeiras sessões de reconhecimento de competências, enquanto se apropriam de uma metodologia “nova” (autobiográfica, distinta das abordagens escolares) e quando questionadas sobre o motivo que aqui as trouxe, recordam os “fantasmas” e as dificuldades de idos tempos de escola. O decorrer do processo traz-lhes clarividência: a possibilidade de combater a erosão do saber, ao revisitar conceitos e conteúdos nas sessões de formação complementar; e a emancipação, pelo aumento da autoconfiança e melhoria da capacidade de autoconhecimento. Há partilha e um contrato que estipula a empatia como condição basilar de todo o processo. Há, também, aprendizagem de ambas as partes: tantas vezes a equipa aprende com cada História que ouve, lê, orienta e encaminha… Depois, há ainda aqueles momentos com os quais os nossos candidatos, ao traduzirem o processo em objetos simbólicos, expressam o valor que esta caminhada lhes representa.

Para que a afetividade se transforme numa ferramenta efetiva ao serviço da Educação de Adultos, visando o estabelecimento de vínculos de aproximação, é imprescindível a construção de sentimentos positivos assentes no respeito mútuo e na confiança. Neste contexto, a relação percebida entre a equipa técnico-pedagógica extravasa a dimensão cognitiva. É assim que, tanto o(a) técnico(a) como o(a) formador(a) vestem a missão de incentivar cada pessoa em processo, compreendendo-a, orientando-a, motivando-a para chegar a bom porto e contribuindo para que tome consciência de que é a peça fundamental no seu processo de Aprendizagem ao Longo (e em todos os espaços) da Vida.

Isabel Moio – Técnica de ORVC