Ponte entre a escola e o contexto laboral – Visita à Indumap

Associando-se aos formandos do curso EFA e à concretização da sua atividade integradora, no dia 18 de maio, pelas 19:30, os candidatos do processo RVCC visitaram a empresa INDUMAPE – Industrialização de Fruta, S.A..

Localizada no Parque Industrial Manuel da Mota, e especializada na produção de concentrados de maçã, de pera rocha e de uva branca e baga de sabugueiro, esta empresa é o maior transformador de fruta portuguesa, com recolha a nível nacional e exportando cerca de 90% da sua produção.

Percorrendo os vários edifícios, os formandos e formadores puderam acompanhar as cinco fases de produção do concentrado de maçã: moagem, prensagem, recuperação do aroma, clarificação e ultrafiltração e concentração.

A recetividade da empresa para uma visita em horário pós-laboral revelou-se muito importante para a articulação escola-meio, mas sobretudo permitiu uma oportunidade única de partilha de saberes. O formando do curos EFA, José Pombo, foi incumbido, na qualidade de colaborador da empresa, de  fazer as honras da casa, com a última parte da visita guiada.

Resta-nos agradecer ao Engº Oswaldo Trabulo e ao Sr. Pedro Lobo da empresa Indumap, mas também à mediadora do curso EFA, Isabel Ferreira e ao formando José Pombo que nos proporcionaram esta oportunidade de aprendizagem.

Cristina Costa