O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, anualmente, cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem em todo o Mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que em 2020/30 esse número chegue aos 10 milhões de pessoas por ano.
O dia 17 de novembro – Dia Mundial do Não fumador – visa sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É, assim, um dia de reflexão, mas também de ação.
Para despertar a reflexão na comunidade educativa, sobre as consequências associadas ao consumo do tabaco, a Escola Secundária de Pombal, através do setor da saúde, dinamizou diversas atividades, nomeadamente, exposições temáticas com trabalhos dos alunos do 10º ano, turma D, que graciosamente conseguiram transmitir, através desses trabalhos, que o consumo de tabaco provoca a morte que vem “pé ante pé”.
E, porque é nesta faixa etária que as experiências começam, os alunos do 8º B e 8º D tiveram a oportunidade de assitir a uma ação de sensibilização dinamizada pela Drª Francisca Raimundo, psicóloga, que de uma forma airosa conseguiu transmitir quais os fatores de risco associados ao consumo do tabaco e também os benefícios de não fumar para a saúde individual e comunitária.
Os alunos do 8º ano da área curricular de educação para a saúde elaboraram trabalhos relativos ao tema que foram tratados e organizados para serem transmitidos através do videowall.
Se for fumador vale a pena deixar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo parar de fumar.
Procure as consultas gratuitas de cessação tabágica no seu centro de saúde.
Setor da saúde