No sentido de promover a saúde, minimizar o impacto da DM1 no desempenho escolar dos alunos, capacitar docentes e não docentes para a gestão de situações intercorrentes de diabetes, e dando cumprimento à alínea a) do nº 2 do artigo 2º do Decreto Regulamentar nº 14/2012, de 26 de janeiro, bem como da orientação nº 006/2016 de 23 /11 /2016, realizou-se, no dia 10 de dezembro, pelas 18.00 horas, no auditório da Escola Secundária de Pombal, uma ação de formação, orientada pela Dr.ª Gracinda Junqueira e pelas enfermeiras Carla Santos e Jerusa Gameiro, profissionais do centro de saúde de Pombal, com intervenção em saúde escolar.
Perante uma assistência constituída por docentes de todos os ciclos de ensino e assistentes operacionais, a Dr.ª Gracinda Junqueira referiu os conceitos básicos da diabetes tipo 1, frisou a importância da articulação entre Encarregados de Educação e escola, os quais devem informar a escola do diagnóstico de DM1 do seu educando e facultar à escola informação que permita o acompanhamento da criança/jovem. Por sua vez, a escola deve solicitar a intervenção do interlocutor da Saúde Escolar local, apoiar a criança /jovem com DM1, durante todo o período letivo e nas atividades extracurriculares, providenciar os menus antecipadamente e apoiar na monitorização da refeição de acordo com o plano alimentar do aluno, respeitando e encorajando a independência. As crianças/jovens com diabetes não têm qualquer impedimento à participação em todas as atividades escolares, nomeadamente, de atividade física, visitas de estudo ou outras, devendo ter uma inclusão completa na vida normal da escola.
A enfermeira Carla Santos explicou em que consiste a hipoglicemia, referindo a necessidade de monitorização sempre que houver dúvida e explicou como atuar em caso de hipoglicemia severa, indicando alguns conceitos técnicos relacionados com a administração de glucagon ou de insulina e como agir em caso de emergência. Por último, a enfermeira Jerusa Gameiro fez uma abordagem em torno da hiperglicemia, tais como, sintomas, formas de atuação, situações em que se pode ou não fazer exercício físico, locais do corpo para a administração da insulina, entre outros conceitos úteis.
Tratou-se de uma formação de enorme interesse, considerando que a Diabetes Mellitus tipo 1 é uma das doenças endócrinas e metabólicas mais comuns na infância, sendo atualmente afetadas em todo o mundo mais de meio milhão de crianças até aos 14 anos.
Um agradecimento às profissionais da equipa de saúde escolar pelo apoio prestado no desenvolvimento do processo de promoção da saúde em meio escolar, partilhando e construindo saberes, visando a criação de condições para a adoção de estilos de vida promotores de saúde.
Marta Mota