Ação de sensibilização: “Com o meu cão tenho guia e orientação”


No passado dia 11 de janeiro de 2024, no auditório da Escola Básica Marquês de Pombal, as professoras Isabel Jesus, Educação Especial, e Fátima Pessa e Sandra Diniz, Matemática e Ciências, desenvolveram a sessão de sensibilização intitulada “Com o meu cão tenho guia e orientação “ com as turmas do 6 ano, no âmbito de um DAC ( Domínio de Articulação Curricular), a fim de consciencializar a comunidade escolar para a importância dos animais na integração das pessoas das pessoas portadoras de uma deficiência na sociedade. Estiveram presentes o senhor José Paiva e o seu cão-guia Zangão. (https://www.facebook.com/zangao.caoguia)

A sessão teve início com uma canção alusiva ao DAC e teve a colaboração das professoras de Música, na música, e Educação Física, na letra, a quem desde já agradecemos.

Os alunos revelaram interesse na sessão, tendo colocado ao orador questões pertinentes do seu dia a dia com o seu cão. O

Da atividade, ressalvam-se frases elaboradas pelas turmas que caracterizam o impacto da sessão nos alunos:

6A – “Pode ser cego e não ver paisagens, mas tem o amor e a amizade do seu cão Zangão em todas as viagens.”

6B – “Ter um cão guia como o Zangão é sempre uma boa companhia. Alegra a nossa vida com ousadia e compaixão.”

6C –“Uma pessoa deficiente ainda pode ter uma vida muito feliz e cheia de novas aventuras”

6D – “Com um Zangão por perto, não há nada a temer, porque ele está aqui para proteger.”

6E – “O meu Zangão é um grande cão, amigo, companheiro e quando preciso, lá está ele disponível para me ajudar a ultrapassar os obstáculos. “

6F – “A “coisa” que me deixou mais feliz, é que mesmo o Sr. Jorge tendo este problema nos olhos, ele está sempre com um sorriso no rosto.”

6G – “Com o Sr. Jorge Paiva e o Zangão percebemos que mesmo com um problema de visão conseguimos viajar pelo mundo, escrever livros e muito mais coisas. Afinal, quem tem um Zangão na vida… tem TUDO. “

6H – “A vida é como uma máquina de “batimentos cardíacos”, tem altos e baixos, mas em qualquer situação, temos de seguir em frente e nunca parar. Foi o que o Sr. Jorge Paiva fez com a ajuda do seu cão Zangão”.

As professoras Isabel Jesus, Fátima Pessa e Sandra Diniz