O European Geosciences Union General Assembly (EGU), em Vienna (Áustria), é o maior encontro de Geociências da Europa que reuniu de 8 a 10 de abril mais de 16273 participantes de 113 nacionalidades. Integrado neste evento, decorreu o GIFT 2019 (Geosciences Information for Teachers) com 79 professores selecionados de todo o mundo (6 portugueses). O mote foi aprender, partilhar e desenvolver novas competências no Ensino das Geociências, com a diminuição do tempo de acesso às novas descobertas científicas.
O tema desta edição foi “Plate Tectonics and Earth´s Structure”. Durante as palestras, workshops, sessões práticas e de pósteres, foram trabalhadas diferentes matérias, assim como apresentados diferentes projetos educativos e ferramentas/recursos para a dinamização das atividades de aula.
Integrado na participação deste evento, foi realizada uma comunicação em formato póster “Fieldwork activity in Serra of Sicó (Central Portugal): a innovative strategy in teaching and learning Geology”. A apresentação do póster foi efetuada pela professora Estefânia Pires, tendo a coautoria dos professores Luís Costa, João Pires e Nuno Santos.
Os documentos curriculares oficiais da disciplina de Ciências Naturais do 3.º Ciclo do Ensino Básico realçam a importância de uma maior relação da escola com o meio envolvente e apelam para a necessidade de complementar as atividades em contexto de sala de aula, com o desenvolvimento de atividades práticas em ambiente outdoor. O desenvolvimento deste tipo de atividades, levando em consideração o currículo e as potencialidades da região onde as escolas estão inseridas, é considerada uma estratégia inovadora e motivadora a ser implementada nas escolas, em Educação Científica.
Reconhecendo a importância destas atividades no ensino e a aprendizagem da Geologia, apresentou-se uma atividade prática de campo, planificada e aplicada a estudantes do 7.º ano de escolaridade, na disciplina de Ciências Naturais, realizada no final do ano letivo 2017/2018.
A atividade decorreu na Serra de Sicó, por esta apresentar elementos com grande interesse geológico, nomeadamente formações e estruturas geológicas cársicas diversas. A organização do trabalho de campo seguiu as orientações do modelo de Orion e o roteiro de campo elaborado possibilitou: a compreensão de conceitos científicos; favoreceu a participação dos estudantes na sua aprendizagem; promoveu a educação científica e estimulou a sensibilização para a valorização e preservação do património geológico. Os resultados da avaliação da atividade indicam que os estudantes participantes consideraram que a sua experiência nesta atividade de trabalho de campo foi muito positiva, e que este auxilia na construção do conhecimento e desenvolvimento de competências.
A participação nesta iniciativa teve o incentivo e apoio da Direção do Agrupamento de Escolas de Pombal à qual se expressa os devidos agradecimentos.
Foi uma experiência erudita e muito enriquecedora.
A docente: Estefânia Pires