No dia 15 de fevereiro, rumámos até Leiria e Marinha Grande. Chegara o dia da nossa visita de estudo!
Roteiro Literário Miguel Torga e Museu da Imagem em Movimento
No período da manhã, fizemos diferentes atividades no âmbito das respetivas áreas técnicas e, à tarde, depois do almoço na escola secundária Domingos Sequeira, iniciámos o roteiro literário “Miguel Torga”, guiados pela Dra. Ângela, da Câmara Municipal de Leiria. Foi interessante o facto de ter distribuído excertos da obra A criação do mundo a diversos alunos, que os leram quando foi solicitado. Não sabíamos que Miguel Torga, no início da sua vida profissional como otorrinolaringologista, tinha tido um consultório em Leiria. Por causa de uma viagem que fez pela Europa e sobre a qual escreveu no seu livro, mostrando como os europeus viviam sob regimes fascistas – como o Franquismo em Espanha -, foi preso pela PIDE assim que saiu a primeira edição do livro. Vimos o edifício perto da praça Rodrigues Lobo onde ele teve o seu consultório e de onde foi levado pelos agentes, e, em seguida, subimos até ao edifício onde outrora esteve preso. A Dra. Ângela contou-nos uma história excecional sobre amizade, que decorreu ao longo do percurso no autocarro que o transportou até à cadeia do Aljube. Os amigos seguiram-no de carro e em cada paragem entrava um que se sentava atrás dele sem lhe dizer uma palavra. Deste modo, mostravam a Torga que ele não estava sozinho. Em momentos de repressão das liberdades individuais, o ser humano pode mostrar o melhor de si!
Ao final do dia fomos ao MIMO, Museu da Imagem em Movimento. Na sala pré-cinema, vimos vários objetos que nos transportam aos primórdios da projeção de imagens e da ilusão do movimento. A guia explicou-nos, recorrendo a um rudimentar projetor, como é que antigamente o lanternista andava pelo país a projetar imagens com placas de vidro ilustradas. Conseguia contar uma história projetando imagens durante 20 minutos. No interior do “projetor” estava azeite e um pavio que ia ardendo e permitia a existência de luz no interior. O objeto tinha uma pequena chaminé por onde saía o fumo. Mais tarde, com a máquina fotográfica, já foi possível uma sequência. Foi a partir deste conhecimento que evoluiu o cinema, quando os irmãos Lumière criaram a ilusão do movimento. Em todos os casos e, ainda hoje, cinema e luz têm sempre de coexistir. Pudemos deambular pelos diferentes espaços e gostámos especialmente da Oficina do Olhar, que oferece diferentes atividades de experimentação, que nos fazem entrar no mundo do cinema, do ponto de vista da técnica.
Foi, pois, um dia bem passado, de muita aprendizagem e confraternização, quer com os colegas de todos os cursos profissionais quer com os nossos professores.
Os alunos dos cursos profissionais de 3ºano
______
Visita à Empresa Allmicroalgae
No dia 15 de fevereiro, a turma do 3ºTAL visitou a unidade industrial Allmicroalgae localizada em Pataias, Leiria. A Allmicroalgae – Natural Products SA, um dos maiores produtores europeus, é líder em biomassa de microalgas de qualidade premium, segurança alimentar e inovação. A Allmicroalgae dedica-se à produção sustentável de microalgas para suplementos dietéticos, alimentação, rações animais e aplicações agrícolas.
A visita de estudo foi bastante enriquecedora e proporcionou aos alunos contacto com soluções de biotecnologia inovadoras a nível da matéria prima utilizada, da tecnologia e da produção.
A empresa Allmicroalgae utiliza microalgas, organismos que podem sintetizar uma infinidade de compostos bioativos importantes na indústria alimentar e de rações, cosmética, farmacêutica, química, de bioenergia e biofertilizantes e ainda na fixação de dióxido de carbono atmosférico.
Os alunos tiveram contacto com os processos de produção, equipamentos, métodos e controlo laboratoriais e ainda com alguns produtos nomeadamente utilizados como suplementos dietéticos.
Foi excelente o contacto com uma equipa de trabalhadores jovens, altamente especializados e motivados para garantir boas práticas industriais e de investigação para o desenvolvimento sustentável. Que excelente experiência!
As docentes da componente técnica, Eduarda Azevedo, Glória Pereira e Maria Assunção
________
Visita ao Laboratório de Automação e Rrobótica, IPL
No dia 15 de fevereiro, das 9:00 às 13:00, os alunos do 3.ºano do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores visitaram o Instituto Politécnico de Leiria e tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo ao Laboratório de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma atividade “On the Job” e promover a articulação entre a disciplina de Matemática e as disciplinas da área técnica do curso.
Durante a visita, os alunos participaram num workshop dinamizado pelo Doutor Hugo Costelha, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, com o apoio de outros elementos do grupo de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes, nomeadamente o Doutor Fernando Martins ( docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica), o Doutor Carlos Neves (Departamento de Engenharia Mecânica), a Doutora Alexandra Baptista e o Doutor Diogo Baptista, docentes do Departamento de Matemática.
O workshop centrou-se na utilização de Arduino e abordou temas como RTC e atuação de dispositivos externos, atuação de cargas DC e AC, comunicação USART, comunicação sem fios com o NRF24L01, atuação de um Servomotor e o uso do Módulo GPS com leitor de cartões SD. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e trabalhar com estas tecnologias, bem como de visitar o Laboratório de Robótica e conhecer os projetos em andamento.
Essa experiência prática e concreta permitiu, ainda, aos alunos uma maior compreensão e valorização da disciplina de Matemática, incentivando-os a aprofundar os seus conhecimentos e aplicá-los de forma mais eficiente nas suas atividades profissionais futuras.
Os alunos participaram com muito empenho em todas as atividades propostas e consideraram a visita extremamente benéfica para a sua formação. Agradeceram ao grupo de trabalho do Laboratório de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes no Instituto Politécnico de Leiria, pelo excelente acolhimento e pela oportunidade de aprendizagem proporcionada.
Uma viagem pela visita: https://animoto.com/play/oApaWhScMxNFpWPlOCoJcA
A professora, Ana Francisco
________
Visita e palestra na Void Sofware
No dia 15 de fevereiro chegou finalmente o dia pelo qual nós ansiávamos: o momento da visita de estudo a Leiria.
Pela manhã, visitámos uma empresa de software, VOID Software. Fomos muito bem recebidos por duas representantes dos Recursos Humanos que contextualizaram aquela empresa: como nasceu e se desenvolveu, a metodologia de trabalho, projetos atuais e futuros, requisitos de entrada e formas de recompensa aos trabalhadores produtivos.
A VOID Software cria software adequado às necessidades dos clientes e reúne-se com eles periodicamente de modo a obter o produto idealizado. Além disso, levam muito a sério o bem estar dos seus trabalhadores e a sua responsabilidade social, são mecenas de uma banda de rock local, contribuem para alimentar famílias carenciadas e são sensíveis ao abandono animal. A empresa tem parcerias com o IPL, Startup Leiria e financia algumas bolsas para estudantes do ensino superior. Esta empresa não vive confinada ao seu espaço de trabalho, pelo contrário estabelece pontes com diferentes entidades regionais de forma a valorizar este território. Já não se trata apenas de uma empresa nacional, uma vez que já se expandiu para Los Angeles e tencionam abrir atividade na Suíça.
Depois desta exposição inicial, houve uma sessão de perguntas e respostas com imensa participação, a que se seguiu uma visita guiada pelos restantes pisos da empresa.
Os alunos do 3º TIS
________
Visita à empresa CENTIMFE e Museu do Vidro
No passado dia 15 de Fevereiro de 2024, realizou-se uma visita de estudo a Leiria e à Marinha Grande com os alunos do 3ºano dos cursos profissionais.
Os alunos do Curso Técnico de Comunicação- Marketing, Relações Públicas e Publicidade acompanhados pela diretora de curso, Maria Isabel Figueiredo e a professora de psicologia e sociologia, Célia Jordão visitaram o CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos onde puderam compreender as características das empresas enquanto organizações. Além disso, viram in loco, como é realizado o processo de fabrico aditivo e quais as suas finalidades no mercado e a sua importância para o marketing dos produtos.
Ainda no decorrer da manhã, juntaram se aos colegas do Curso Técnico de Análises Laboratoriais para visitarem o Museu do Vidro, onde para além da apreciação das peças expostas foi possível assistir ao fabrico artesanal do vidro.
Após o almoço na Escola Secundária Domingos Sequeira em Leiria os alunos dos vários cursos tiveram oportunidade de visitar o MIMO- Museu da Imagem em Movimento e perceber a história do cinema e da fotografia, assunto já abordado na componente técnica dos alunos do TCM.
De seguida partiu se para um passeio pedonal pela zona histórica de Leiria sob a orientação de uma guia turística ficando a conhecer assim a passagem de Miguel Torga por esta cidade.
Regressámos no final da tarde trazendo na bagagem novos conhecimentos e experiências.
Matilde Santos Neves, 3°TCM
________
Visita ao IPL, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
No dia 15 de fevereiro, todas as turmas do 3º ano rumaram até Leiria e Marinha Grande, onde ao longo do dia fizeram diversas atividades nas áreas sociocultural e técnica.
A nossa turma foi visitar a ESEL, que faz parte do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Vários professores responsáveis pela licenciatura em Desporto e Bem-Estar fizeram uma apresentação do curso, dos requisitos de entrada, da procura que tem aumentado exponencialmente e das diferentes saídas profissionais. Projetaram ainda imagens de diversos espaços em Leiria e nos arredores onde decorrem atividades no âmbito da referida licenciatura como, por exemplo, o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, Piscinas Municipais de Leiria, Praia de Paredes da Vitória e Praia dos Superturbos em Peniche. A explicação foi clara e esclarecedora.
De seguida, fomos ao ginásio onde realizámos a avaliação da aptidão física e também fomos desafiados a fazer outras atividades desportivas que tinham como objetivo fornecer dados para alargar a amostra de um estudo que os docentes das diferentes unidades curriculares estavam a fazer. Foi um momento exigente do ponto de vista físico, mas também divertido.
Os alunos do 3 TD.
No dia 15 de fevereiro, rumámos até Leiria e Marinha Grande. Chegara o dia da nossa visita de estudo!
Roteiro Literário Miguel Torga e Museu da Imagem em Movimento
No período da manhã, fizemos diferentes atividades no âmbito das respetivas áreas técnicas e, à tarde, depois do almoço na escola secundária Domingos Sequeira, iniciámos o roteiro literário “Miguel Torga”, guiados pela Dra. Ângela, da Câmara Municipal de Leiria. Foi interessante o facto de ter distribuído excertos da obra A criação do mundo a diversos alunos, que os leram quando foi solicitado. Não sabíamos que Miguel Torga, no início da sua vida profissional como otorrinolaringologista, tinha tido um consultório em Leiria. Por causa de uma viagem que fez pela Europa e sobre a qual escreveu no seu livro, mostrando como os europeus viviam sob regimes fascistas – como o Franquismo em Espanha -, foi preso pela PIDE assim que saiu a primeira edição do livro. Vimos o edifício perto da praça Rodrigues Lobo onde ele teve o seu consultório e de onde foi levado pelos agentes, e, em seguida, subimos até ao edifício onde outrora esteve preso. A Dra. Ângela contou-nos uma história excecional sobre amizade, que decorreu ao longo do percurso no autocarro que o transportou até à cadeia do Aljube. Os amigos seguiram-no de carro e em cada paragem entrava um que se sentava atrás dele sem lhe dizer uma palavra. Deste modo, mostravam a Torga que ele não estava sozinho. Em momentos de repressão das liberdades individuais, o ser humano pode mostrar o melhor de si!
Ao final do dia fomos ao MIMO, Museu da Imagem em Movimento. Na sala pré-cinema, vimos vários objetos que nos transportam aos primórdios da projeção de imagens e da ilusão do movimento. A guia explicou-nos, recorrendo a um rudimentar projetor, como é que antigamente o lanternista andava pelo país a projetar imagens com placas de vidro ilustradas. Conseguia contar uma história projetando imagens durante 20 minutos. No interior do “projetor” estava azeite e um pavio que ia ardendo e permitia a existência de luz no interior. O objeto tinha uma pequena chaminé por onde saía o fumo. Mais tarde, com a máquina fotográfica, já foi possível uma sequência. Foi a partir deste conhecimento que evoluiu o cinema, quando os irmãos Lumière criaram a ilusão do movimento. Em todos os casos e, ainda hoje, cinema e luz têm sempre de coexistir. Pudemos deambular pelos diferentes espaços e gostámos especialmente da Oficina do Olhar, que oferece diferentes atividades de experimentação, que nos fazem entrar no mundo do cinema, do ponto de vista da técnica.
Foi, pois, um dia bem passado, de muita aprendizagem e confraternização, quer com os colegas de todos os cursos profissionais quer com os nossos professores.
Os alunos dos cursos profissionais de 3ºano
______
Visita à Empresa Allmicroalgae
No dia 15 de fevereiro, a turma do 3ºTAL visitou a unidade industrial Allmicroalgae localizada em Pataias, Leiria. A Allmicroalgae – Natural Products SA, um dos maiores produtores europeus, é líder em biomassa de microalgas de qualidade premium, segurança alimentar e inovação. A Allmicroalgae dedica-se à produção sustentável de microalgas para suplementos dietéticos, alimentação, rações animais e aplicações agrícolas.
A visita de estudo foi bastante enriquecedora e proporcionou aos alunos contacto com soluções de biotecnologia inovadoras a nível da matéria prima utilizada, da tecnologia e da produção.
A empresa Allmicroalgae utiliza microalgas, organismos que podem sintetizar uma infinidade de compostos bioativos importantes na indústria alimentar e de rações, cosmética, farmacêutica, química, de bioenergia e biofertilizantes e ainda na fixação de dióxido de carbono atmosférico.
Os alunos tiveram contacto com os processos de produção, equipamentos, métodos e controlo laboratoriais e ainda com alguns produtos nomeadamente utilizados como suplementos dietéticos.
Foi excelente o contacto com uma equipa de trabalhadores jovens, altamente especializados e motivados para garantir boas práticas industriais e de investigação para o desenvolvimento sustentável. Que excelente experiência!
As docentes da componente técnica, Eduarda Azevedo, Glória Pereira e Maria Assunção
________
Visita ao Laboratório de Automação e Rrobótica, IPL
No dia 15 de fevereiro, das 9:00 às 13:00, os alunos do 3.ºano do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores visitaram o Instituto Politécnico de Leiria e tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo ao Laboratório de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma atividade “On the Job” e promover a articulação entre a disciplina de Matemática e as disciplinas da área técnica do curso.
Durante a visita, os alunos participaram num workshop dinamizado pelo Doutor Hugo Costelha, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica, com o apoio de outros elementos do grupo de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes, nomeadamente o Doutor Fernando Martins ( docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica), o Doutor Carlos Neves (Departamento de Engenharia Mecânica), a Doutora Alexandra Baptista e o Doutor Diogo Baptista, docentes do Departamento de Matemática.
O workshop centrou-se na utilização de Arduino e abordou temas como RTC e atuação de dispositivos externos, atuação de cargas DC e AC, comunicação USART, comunicação sem fios com o NRF24L01, atuação de um Servomotor e o uso do Módulo GPS com leitor de cartões SD. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar e trabalhar com estas tecnologias, bem como de visitar o Laboratório de Robótica e conhecer os projetos em andamento.
Essa experiência prática e concreta permitiu, ainda, aos alunos uma maior compreensão e valorização da disciplina de Matemática, incentivando-os a aprofundar os seus conhecimentos e aplicá-los de forma mais eficiente nas suas atividades profissionais futuras.
Os alunos participaram com muito empenho em todas as atividades propostas e consideraram a visita extremamente benéfica para a sua formação. Agradeceram ao grupo de trabalho do Laboratório de Robótica Avançada e Fábricas Inteligentes no Instituto Politécnico de Leiria, pelo excelente acolhimento e pela oportunidade de aprendizagem proporcionada.
Uma viagem pela visita: https://animoto.com/play/oApaWhScMxNFpWPlOCoJcA
A professora, Ana Francisco
________
Visita e palestra na Void Sofware
No dia 15 de fevereiro chegou finalmente o dia pelo qual nós ansiávamos: o momento da visita de estudo a Leiria.
Pela manhã, visitámos uma empresa de software, VOID Software. Fomos muito bem recebidos por duas representantes dos Recursos Humanos que contextualizaram aquela empresa: como nasceu e se desenvolveu, a metodologia de trabalho, projetos atuais e futuros, requisitos de entrada e formas de recompensa aos trabalhadores produtivos.
A VOID Software cria software adequado às necessidades dos clientes e reúne-se com eles periodicamente de modo a obter o produto idealizado. Além disso, levam muito a sério o bem estar dos seus trabalhadores e a sua responsabilidade social, são mecenas de uma banda de rock local, contribuem para alimentar famílias carenciadas e são sensíveis ao abandono animal. A empresa tem parcerias com o IPL, Startup Leiria e financia algumas bolsas para estudantes do ensino superior. Esta empresa não vive confinada ao seu espaço de trabalho, pelo contrário estabelece pontes com diferentes entidades regionais de forma a valorizar este território. Já não se trata apenas de uma empresa nacional, uma vez que já se expandiu para Los Angeles e tencionam abrir atividade na Suíça.
Depois desta exposição inicial, houve uma sessão de perguntas e respostas com imensa participação, a que se seguiu uma visita guiada pelos restantes pisos da empresa.
Os alunos do 3º TIS
________
Visita à empresa CENTIMFE e Museu do Vidro
No passado dia 15 de Fevereiro de 2024, realizou-se uma visita de estudo a Leiria e à Marinha Grande com os alunos do 3ºano dos cursos profissionais.
Os alunos do Curso Técnico de Comunicação- Marketing, Relações Públicas e Publicidade acompanhados pela diretora de curso, Maria Isabel Figueiredo e a professora de psicologia e sociologia, Célia Jordão visitaram o CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos onde puderam compreender as características das empresas enquanto organizações. Além disso, viram in loco, como é realizado o processo de fabrico aditivo e quais as suas finalidades no mercado e a sua importância para o marketing dos produtos.
Ainda no decorrer da manhã, juntaram se aos colegas do Curso Técnico de Análises Laboratoriais para visitarem o Museu do Vidro, onde para além da apreciação das peças expostas foi possível assistir ao fabrico artesanal do vidro.
Após o almoço na Escola Secundária Domingos Sequeira em Leiria os alunos dos vários cursos tiveram oportunidade de visitar o MIMO- Museu da Imagem em Movimento e perceber a história do cinema e da fotografia, assunto já abordado na componente técnica dos alunos do TCM.
De seguida partiu se para um passeio pedonal pela zona histórica de Leiria sob a orientação de uma guia turística ficando a conhecer assim a passagem de Miguel Torga por esta cidade.
Regressámos no final da tarde trazendo na bagagem novos conhecimentos e experiências.
Matilde Santos Neves, 3°TCM
________
Visita ao IPL, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
No dia 15 de fevereiro, todas as turmas do 3º ano rumaram até Leiria e Marinha Grande, onde ao longo do dia fizeram diversas atividades nas áreas sociocultural e técnica.
A nossa turma foi visitar a ESEL, que faz parte do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Vários professores responsáveis pela licenciatura em Desporto e Bem-Estar fizeram uma apresentação do curso, dos requisitos de entrada, da procura que tem aumentado exponencialmente e das diferentes saídas profissionais. Projetaram ainda imagens de diversos espaços em Leiria e nos arredores onde decorrem atividades no âmbito da referida licenciatura como, por exemplo, o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, Piscinas Municipais de Leiria, Praia de Paredes da Vitória e Praia dos Superturbos em Peniche. A explicação foi clara e esclarecedora.
De seguida, fomos ao ginásio onde realizámos a avaliação da aptidão física e também fomos desafiados a fazer outras atividades desportivas que tinham como objetivo fornecer dados para alargar a amostra de um estudo que os docentes das diferentes unidades curriculares estavam a fazer. Foi um momento exigente do ponto de vista físico, mas também divertido.
Os alunos do 3 TD.