No dia 17 de março, a Escola Secundária de Pombal recebeu os atores Simão Rubim e João Marta, que conduziram alunos de 9º e 10º ano numa viagem até ao mundo lírico e épico de Camões.
Na primeira parte da sessão, foram revisitados alguns textos do Poeta. A beleza e o ritmo dos versos cativaram de imediato o público. Assistiu-se à reinvenção, em originais voltas, da cantiga protagonizada por Leonor, “formosa, e não segura”. Escolhidas ao acaso no meio do público, as alunas Laura e Inês também colaboraram, como musas inspiradoras, em “CamoinZ HepycóLyricco”, espetáculo com grande valor pedagógico, que aliou conhecimentos literários ao humor. Na sala, ora irrompia a declamação envolta em silêncio e concentração, ora alastrava o riso dos espetadores rendidos aos originais jogos de palavras.
Na segunda parte, foi apresentada a grandiosa conceção estrutural d’ “Os Lusíadas”. Nessa manhã de sol e claridade, quase no final da peça, surgiu, inesperadamente, de entre aquela plateia atenta, D. Sebastião que, com a sua insistente persuasão, inspirou o nosso Poeta a compor mais uns decassílabos. Foram referidas considerações, patentes no canto X, que demonstram algum desalento pela “gente surda e endurecida” do seu tempo.
Com mestria, Simão Rubim e João Marta representaram, para gente atenta e entusiasmada, o processo de criação da poesia épica e lírica, com todo o engenho que a caracteriza. Agradecemos à Editora Texto e, em particular, ao Delegado Escolar, Nuno Passos, esta fantástica sessão de cultura camoniana.
Lídia Ribeiro, Coordenadora do Departamento de Português