O Serviço de Intervenção Precoce na Infância (IPI) assinalou o 13º aniversário da criação do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), a 6 de outubro, com a divulgação de um quizz, em suporte digital, que esteve disponível entre os dias 6 e 31 de outubro, difundido por toda a Comunidade Educativa, pelo Serviço Social, de Saúde e Entidades Parceiras. Este serviço (IPI), disponibilizado pelo Agrupamento de Escolas de Pombal, agrupamento de referência para a IPI, é localmente representado pela Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Pombal, Ansião e Alvaiázere, sediada no Centro de Saúde de Pombal.
A primeira infância é um momento notável de desenvolvimento cerebral. É nos primeiros anos que o desenvolvimento e a aprendizagem decorrem com maior rapidez. Assim sendo, numa base de trabalho colaborativo, com o envolvimento e capacitação dos cuidadores pelos técnicos de intervenção precoce, estão criadas as condições para que a intervenção junto da criança contribua para o seu desenvolvimento futuro, com sentimentos de segurança e bem-estar, proporcionando várias atividades de aprendizagem ricas em estímulos nos seus contextos de vida.
Com esta atividade, pretendeu-se sensibilizar para a importância do serviço de IPI, como um recurso específico conducente ao desenvolvimento das crianças e de apoio à aprendizagem. Procurou-se, também, envolver e mobilizar a comunidade de forma a prevenir ou reduzir os riscos de atraso no desenvolvimento, identificando o mais precocemente possível necessidades educativas, encontrar formas de contribuir para o sucesso educativo e garantir a igualdade de oportunidades, promovendo uma educação inclusiva.
De salientar, o balanço positivo dos últimos anos de atividade, sempre com o objetivo de melhoria do serviço para as crianças, famílias e Parceiros, estando atentos sempre a novos desafios.