No passado dia 2 de março, o auditório da Escola Secundária de Pombal foi palco para a entrega do prémio do concurso “Todos Contam”.
O projeto “Conto a Contar, Aprendo a Poupar” apresentado pela Biblioteca Escolar da EB1 de Pombal na 4ª edição do Concurso “Todos Contam” valera-lhe, durante a conferência do Dia da Formação Financeira, que decorreu em Faro, a atribuição do título de “melhor projeto de formação financeira do 1ª CEB, no ano letivo de 2015/2016″.
Este concurso, promovido pelo Conselho de Supervisores Financeiros com o apoio do Ministério da Educação, contou com a participação de cerca de seis dezenas de participantes e pretendeu distinguir os melhores projetos de formação financeira a implementar pelas escolas.
Apesar de a nomeação ter sido feita em outubro, só no dia 2 de março foi possível fazer a entrega pública do prémio.
A cerimónia contou com a presença de representantes dos Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) e do Ministério da Educação e, claro, dos grandes protagonistas do projeto: os alunos do 3º ano da EB1 de Pombal, as professoras e as assistentes operacionais.
Após uma breve intervenção de boas-vindas da responsabilidade do Sr. Presidente da CAP, a professora bibliotecária responsável pelo projeto fez uma apresentação sucinta do trabalho desenvolvido até ao momento. Os alunos do 3º ano também mostraram os seus dotes poéticos, declamando alguns poemas da sua autoria sobre “A Arte de Poupar”. O evento foi abrilhantado com a atuação de alunos da escola que frequentam o ensino articulado e que proporcionaram aos presentes momentos musicais de grande beleza e mestria.
No final, após um breve discurso dos representantes dos Supervisores Financeiros, o Presidente da CAP recebeu o merecido prémio das mãos do Dr. Carlos Tavares, Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
No átrio, junto ao auditório, esteve patente uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito do projeto, dos quais se destacaram quadras alusivas à poupança, dicas de poupança e uma mostra de mealheiros realizados com material reciclável.
Foi um dia memorável para todos aqueles que aceitaram o desafio de criar e dinamizar um projeto de educação financeira sustentável, contribuindo, assim, para promover a formação dos alunos enquanto cidadãos responsáveis e esclarecidos.
Helena Reis