Comemoração do Dia da Floresta Autóctone


No dia 9 de dezembro, os alunos do 6.º A, no âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, associado ao tema dos Direitos Humanos que se encontravam a trabalhar em Cidadania e Desenvolvimento, plantaram um carvalho-negral ou carvalho-das-beiras (Quercus pyrenaica), no jardim da Escola Marquês de Pombal.

O professor Jorge Sá, responsável pelo Programa Eco-Escolas, a professora Fátima Pessa e o aluno Martino Cordeiro acompanharam a turma tendo o professor explicado o que ia plantar e como, bem como sensibilizado para a importância dos espaços verdes e a sua protecção. De seguida, com a ajuda de alguns alunos, plantou a pequena árvore.

No decorrer do 2.º período, a turma do 6.º A, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, votou o nome que iria dar ao carvalho, tendo a professora sugerido aos alunos, antecipadamente, que pensassem no nome de uma personagem relacionada com a defesa dos Direitos Humanos, prestando-se assim uma simples homenagem. O nome escolhido pela maioria dos alunos foi o de Catarina Eufémia, uma figura lendária da nossa História.

A turma do 6.º A