Comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental no AEP


No 10 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, subordinado ao tema “Tornar a Saúde Mental e o Bem-estar uma prioridade global para todos”, recomendado pela Federação Mundial para a Saúde Mental (WFMH, 2022).

A equipa de Educação para a Saúde, os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) e a equipa Local de Saúde Escolar articularam entre si as várias atividades realizadas pelos alunos dos vários níveis de ensino do Agrupamento de Escolas de Pombal (AEP).

Numa primeira etapa, foram divulgados à comunidade educativa, através da página web do AEP, vários links de sites informativos da ordem dos Psicólogos que chamam à atenção para os problemas da Saúde Mental, que afetam a população em geral, e que se tornaram mais visíveis após a pandemia causada por COVID-19. Em seguida, foram divulgadas aos professores titulares de turma e diretores de turma de todos os níveis de ensino (pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º CEB e Secundário) várias atividades possíveis de realizarem em Assembleia de Turma, Cidadania e Desenvolvimento ou em articulação com outra área curricular. Assim, foi proposto que se trabalhassem as emoções e os sentimentos, a amizade e a cooperação, ou que se realizassem atividades de contacto com a natureza, fazer atividade física ou um exercício de respiração, em suma, a literacia em saúde psicológica e a promoção da saúde mental dos alunos.

Foram ainda dinamizadas e realizadas sessões sobre “Saúde Mental e bem-estar”, para os alunos do 7.º ano, 10.º ano e 1.º ano dos Cursos Técnico-profissionais, dinamizadas pela Dra. Leandra Mendes, no âmbito da medida 1.1 – “Unidade Móvel”, do programa CUIDA-TE, do Instituto Português do Desporto e Juventude. Relativamente a estas sessões, a Dra. Leandra Mendes deixou o seu feedback, referindo que os alunos foram colaborativos e se mostraram interessados nas ações de sensibilização. Salientou que, apesar da Unidade Móvel estar presente no recinto da Escola Secundária, os alunos ofereceram resistência em ir à Unidade, tendo optado por colocar as suas dúvidas nas sessões de sensibilização. Acrescentou ainda que, no final das sessões, foi procurada por vários jovens que tinham ficado sensibilizados com os temas tratados.

A Dra. Leandra reforçou, junto dos alunos, a necessidade de falar/pedir ajuda (pais, professores, assistentes operacionais, Serviços de Psicologia e Orientação, Gabinete +Saúde, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, Gabinete Aprender sem Fronteiras, Linha Saúde 24 (Aconselhamento psicológico, 808 24 24 24), Centro de Saúde) sempre que verifiquem que precisam de ajuda.

A equipa de Educação para a Saúde