“A Minha Liberdade Termina, Quando Começa a Liberdade do Outro…” – Célio Dias
No passado dia 26 de abril e integradas nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, decorreram no auditório da Escola Marquês de Pombal três sessões subordinadas ao tema da “Liberdade”, dinamizadas pelo Dr. Célio Dias, Licenciado em Ciências Psicológicas, Mestre em Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e condecorado e homenageado por diversos organismos nacionais e internacionais quer por serviços prestados ao estado, quer como ex-militar e operacional da GNR, na área da investigação criminal (Vide: https://cultura.cm-pombal.pt/portfolio/celio-dias/)
Apoiado num conjunto de documentos e adereços de época, o Dr. Célio Dias assentou as suas comunicações nas ideias e nos valores de “Abril”, situando os alunos na época e estabelecendo as diferenças entre o antes e depois do 25 de Abril. Aproveitou para recordar aos alunos o plano estratégico da noite de 24 para 25 de abril de 1974, falando dos homens, dos heróis intervenientes na revolução e de episódios que fizeram a história desse dia. A intervenção do Dr. Célio foi enriquecida com alguns apontamentos musicais, pelo professor bibliotecário João Silvano, lembrando as senhas da revolução e o poder da palavra e da música como processos de intervenção e luta pela liberdade.
Um agradecimento especial aos professores e alunos participantes nas sessões (Prof(s). Vera Martinho; Fernanda Cordeiro, Fátima Soares, Natália Domingues, Paula Leal e José Gaspar e alunos das turmas F, do 5.º ano; A, C, D, E e G do 6.º ano; B, E e G do 7.º ano e turma C, do 8.º ano), à equipa da Biblioteca Escolar Marquês de Pombal e à Direção do AEP, pela organização e apoio à iniciativa, respetivamente.
O docente, João Silvano