Comer bem, viver melhor


O Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, visa alertar para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável, disponível e acessível para todos, de forma a erradicarmos a fome e erros alimentares. Esta responsabilidade de comer racionalmente, sem desperdício dos nossos recursos e da nossa saúde, tem de ser partilhada por todos: decisores políticos, empresas privadas, sociedade civil e famílias.

O Agrupamento de Escolas de Pombal, desde o pré-escolar ao ensino secundário, também quis dar voz a esta sensibilização, através da exploração de materiais em sala de aula, sugeridos pela nutricionista do Centro de Saúde, e da afixação de cartazes sobre boas práticas que urge não esquecer ou adotar: tomar o Pequeno-almoço, consumir Sopa e “Os 10 princípios da Dieta Mediterrânica”.

Os docentes e alunos do 6.º ano de Ciências Naturais construíram uma Pirâmide Alimentar Mediterrânica que auxilia a comunidade educativa a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

O ATL Marquês de Pombal comemorou o dia divulgando o slogan “Alimentação Saudável, uma ótima ideia”. Num painel os alunos registaram ideias sobre alimentação saudável e como “prémio” de participação receberam uma maçã com frutos secos. Durante a tarde, o sol veio saltar à corda com os meninos e foi uma alegria!

Uma vez que neste dia é também celebrado o Dia Mundial do Pão, o Agrupamento coroou este alimento tão antigo, rico e versátil. Assim, foram divulgadas receitas variadas de Pão e, nos bares das escolas, promoveram-se menus deliciosos e nutricionalmente equilibrados (mnham! mnham!), em articulação com o professor Filipe Matos e os alunos do curso profissional de Técnico de Restaurante – Bar.

Porque alimentação e exercício físico têm de ser “bem amassados”, na Escola Marquês de Pombal, houve dança, dinamizada pela professora Aida Antunes.

Assim se provou que há “ementas” milagrosas que alimentam a nossa energia, a nossa saúde e a nossa alegria!

Equipa de Educação para  a Saúde