Conhecer a CERCIPOM


“O que é ser independente?” Foi esta a questão colocada a utentes da CERCIPOM, cujas respostas transcritas nos foram apresentadas pela coordenadora pedagógica, Dra. Manuela Vieira, que também nos esclareceu, durante a visita, sobre as características e dinâmicas desta Instituição.

Como afirmou a aluna Filipa Bento (10ºA), “esta experiência permitiu descobrir uma realidade que até então desconhecia e perceber que, por vezes, nós nos queixamos por não conseguirmos fazer algo, mas algumas pessoas não têm as nossas facilidades… Cada uma das suas pequenas conquistas é uma vitória e um grande passo para uma vida mais autónoma e independente.”

Oferecemos postais de BOAS FESTAS, elaborados com criatividade pelos alunos da turma 9º B, da professora Verónica Dankova, e, à medida que fomos circulando pelas salas, os nossos Voluntários foram entregando bolachinhas solidárias confecionadas na Escola.

Pudemos observar a alegria dos utentes que nos mostraram e explicaram o trabalho feito, apesar das suas dificuldades, e constatámos o empenho que depositam na junção meticulosa de peças (para uma fábrica da região), na pintura de objetos e na confeção de outros artigos que é possível encomendar, como postais de Natal, convites de casamento ( http://www.cercipom.org.pt/).

Para Inês Silva (12ºE), esta visita, no dia 19 de dezembro, revelou-se “uma experiência muito enriquecedora, pois alerta para outras realidades”. A aluna destacou ainda a importância destas ações “que nos tocam o coração e será sempre gratificante recordar”.

Com esta experiência de aproximação e valorização do Outro, a expressão “O céu é o limite”, escrita numa das paredes da CERCIPOM, ganhou novos sentidos.

Verónica Dankova e Lídia Ribeiro