No dia 27 de abril de 2022 cerca de 19 alunos, conselheiros do programa Eco-Escolas, entre outros, do 5.º ao 8.º ano, da Escola Básica Marquês de Pombal, em articulação com o Clube da Ciência Viva e da Escola Azul, participaram na visita de estudo à Praia do Osso da Baleia, no âmbito da 32ª CAMPANHA COASTWATCH 2021/2022 – “Emergência Oceano”, do Grupo GEOTA. No âmbito da flexibilidade curricular, para a realização desta atividade de educação e sensibilização ambiental estiveram envolvidas as disciplinas de Ciências Naturais, Matemática e Cidadania e Desenvolvimento, e os docentes Fátima Pessa e Mário Ferreira. Para a sua realização contámos também com a prestimosa colaboração da Engenheira Catarina Soares e das Assistentes Técnicas, Marli Ribeiro e Telma Monteiro, pertencentes à Unidade de Ambiente, do Município de Pombal, o qual assegurou, mais uma vez, o transporte, que muito agradecemos. No dia da atividade participaram ainda as docentes Anabela Santos e Natália Pereira.
A atividade desenrolou-se ao longo de 500 m, a partir da Praia do Osso da Baleia, no sentido sul, durante a maré baixa, na qual os participantes, organizados em grupos, preencheram um questionário para a monitorização da praia. Os objetivos desta ação continuaram a ser observar e identificar os seres vivos, os tipos de substratos, a morfologia da zona costeira, os resíduos, a poluição e as principais ameaças e riscos naturais e/ou antrópicos. Ao longo do percurso efetuado, os participantes foram sendo sensibilizados para a importância de uma praia limpa e para a preservação da biodiversidade existente. A Engenheira Catarina Soares realizou uma ação de sensibilização sobre plantas dunares, suas adaptações ao meio ambiente de acordo com os fatores abióticos a que estão sujeitas.
É de referir que, apesar de todas as campanhas de recolha de lixo que se vão realizando ao longo da nossa costa, naquele pequeno percurso foram recolhidos 4 kg de lixo marinho, menos do que o recolhido no ano passado (8kg). Estará a diminuir? A realidade é que a praia continua a ter lixo! Quando parará este flagelo? Não se esqueça que tudo o que é colocado no chão das nossas ruas, sanitários, … vai parar aos oceanos. É urgente mudar de atitude!
Os alunos participaram de forma ativa, aprofundaram os seus conhecimentos e ficaram mais sensibilizados para a proteção do ambiente.
Durante esta semana, em Lisboa, decorre a conferência das Nações Unidas dedicada ao oceano. Estarão presentes cientistas, políticos, organizações, empresas e ativistas com a ambição de procurarem encontrar soluções para proteger o oceano. O secretário-geral da ONU, António Guterres, “avisou o mundo que o tempo é de inverter a maré”. Estejam atentos às medidas propostas.
É importante conhecer para preservar!
Os professores Fátima Pessa e Mário Ferreira