No passado dia 15 de março, pelas 14h30, a Sol sem Fronteiras dinamizou, para a turma F, do sétimo ano, na Escola Básica Marquês de Pombal, uma sessão de Educação para a Saúde pela Dança, em resultado da aprovação da candidatura ao dispositivo 2.2 do Programa Cuida-te+ do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.
Com esta ação, dirigida a jovens dos doze aos quinze anos, pretende-se contribuir para o bem-estar através da aplicação dos princípios da Dança Criativa e da Dança Educativa no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde, bem como ajudar na tomada de consciência (individual e de grupo) de alguns princípios essenciais inerentes ao crescimento saudável do indivíduo e do indivíduo em sociedade. Os alunos tiveram a oportunidade de falar e refletir sobre temas relacionados com o bem-estar e a saúde mental bem como as boas práticas para o atingir e manter, ao mesmo tempo que exploraram o movimento como reconhecimento do corpo e saúde mental, numa autorregulação do stresse e da ansiedade. Também foi dado especial relevo às relações interpessoais, à interculturalidade, à diferença entre o eu e o outro e ainda ao valor do sentido de pertença individual e comunitário.
Esta ação revelou-se de extrema importância, conforme os testemunhos dos alunos que foram unânimes em afirmar que a ação os ensinou que não devem “deixar ninguém de lado”; que os ajudou “a libertar, a não pensar no que os outros pensam, a não ter vergonha de se integrar num grupo”; que com atividades destas a turma demonstraria “mais afeto” e estaria “mais unida”; que há “estímulo para o trabalho em equipa”, ao mesmo tempo que proporciona “divertimento” ou ainda que os alunos se mostram “mais unidos e confiantes neles próprios”.
Esta atividade revelou ser um momento de encontro entre pares e de consciencialização para o bem-estar e para a saúde mental.
A equipa de Promoção e Educação para a Saúde