No dia 20 de março, comemorou-se o dia Eco-Escolas, na EB de Louriçal.
Alunos, pais/encarregados de educação, docentes, assistentes operacionais, entre outros, tiveram a oportunidade de usufruir de diversas atividades.
Pela manhã, foram colocados ninhos, bebedouros e comedouros, concebidos pelos encarregados de educação dos alunos do 1.º ciclo, nas árvores do bosque da escola. Também foram colocadas placas de identificação, elaboradas pelos alunos do 3.º ano, nas espécies vegetais existentes no recinto escolar.
No ateliê denominado “O meu mocho”, dinamizado pela engenheira Ana Catarina Soares e pela Anabela, da Câmara Municipal de Pombal, todos construíram um mocho com elementos da natureza (bolotas, carrascas e paus).
No ateliê “Sal aromático”, foi criado sal aromatizado com ervas/plantas aromáticas.
No âmbito das ciências experimentais, os alunos ensaiaram escrever mensagens secretas com sumo de limão e testaram as propriedades magnéticas de alguns materiais.
Na sala polivalente, decorreu o jogo dos ecopontos, no qual os alunos puseram em prática os conhecimentos sobre a separação dos lixos. De salientar que os ecopontos foram produzidos por pais/encarregados de educação de alunos do ensino pré-escolar.
Na sala multiusos, brincou-se à moda antiga. Fizeram-se corridas de sacos, de carretas e de arcos, jogou-se matraquilhos e bilhar, fizeram-se telefones com copos e fios, moinhos de vento e andas. Também para esta atividade foi notável o empenho e participação dos pais/encarregados de educação com a construção de brinquedos.
Ao longo do dia, alunos e visitantes puderam observar as hortas sensoriais implantadas no recinto escolar, com a colaboração preciosa de pais/encarregados de educação do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.
Nas salas de aula, os alunos elaboraram “Mensagens de sensibilização ambiental”, no âmbito da candidatura da Praia do Osso da Baleia ao Programa Bandeira Azul 2018, alusivas ao tema do ano “O mar que respiramos”.
Foi um eco-dia maravilhoso!