Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Neste dia, debate-se a independência e a autonomia das pessoas com deficiência e a criação de condições de inclusão destes cidadãos.

No âmbito desta comemoração, o grupo da Educação Especial promoveu uma atividade na Escola Básica Marquês de Pombal com os alunos do segundo e terceiro ciclos, a fim de consciencializar a população escolar para a importância da integração das pessoas com deficiência na sociedade e na escola. A atividade consistiu em visualizar uma curta metragem intitulada “O Presente” e posteriormente em grupo turma efetuar uma frase que contemplasse as ideias dos alunos sobre a promoção de um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, alusivo ao tema “Pensar o Mundo”.

Os alunos gostaram da atividade desenvolvida e consideraram-na muito original e criativa.

Da Educação Especial, Ana Raquel Matos