Dia Mundial da Filosofia

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO em 2002 em data correspondente à terceira quinta-feira do mês de novembro de cada ano civil, realizou-se no Auditório Drª Gabriela Coelho, no passado dia 13, um Workshop com duas sessões, subordinado ao tema “Filosofia e Felicidade”.  Esta atividade foi  desenvolvida pelo filósofo  Jorge Humberto Dias, docente na Universidade Lusófona da cadeira de Filosofia Aplicada ao Ator e consultor filosófico, que amavelmente acedeu ao convite da professora Elisabete Viais. Participaram neste evento sete turmas da Escola Secundária de Pombal (11ºD e G; 10º D,F,G,H,I), acompanhadas pelos seus respetivos professores.

Os alunos foram desafiados a entrar numa interessante “viagem” de descoberta da Filosofia enquanto atividade intelectual, na qual os conceitos, problemas e teorias filosóficas são a base do desenvolvimento de um pensamento autónomo, capaz de mobilizar o conhecimento racional para uma leitura crítica do real e como ensejo para a construção apaixonada de um projeto de vida pessoal, baseado no autoaperfeiçoamento e na felicidade.

Recorrendo ao método fenomenológico, que valoriza a experiência subjetiva dos indivíduos a partir da sua consciência individual, bem como a técnicas de aconselhamento filosófico, o Dr. Jorge Dias colocou os alunos na situação de aprendentes ativos e responsáveis na construção da sua felicidade, fazendo-os questionar-se de forma lúdica e crítica sobre o significado deste conceito no contexto dos seus projetos, valores e filosofia de vida.

Despertados na sua curiosidade e espanto, os alunos responderam com interesse aos momentos mais marcantes deste workshop subordinados a questões-chave, tais como: -O que é a filosofia? -Quais são os problemas filosóficos das pessoas? -O que é necessário para ser feliz? As respostas foram sendo construídas em interação com os alunos, através de atividades tão inovadoras como: “O supermercado filosófico de frutas”, concretizado ao som da frequência da felicidade, e o exercício de filosofia aplicado ao silêncio. No final os alunos foram presenteados simbolicamente com uma fórmula de felicidade e uma mensagem audiovisual.

Por conseguinte, foi um excelente dia de trabalho, no qual os alunos adquiriram instrumentos necessários para o exercício pessoal da reflexão critica e de uma cidadania ativa, que certamente perdurará na memória de todos os participantes.

Elisabete Viais