Os alunos de Economia A do 10.º ano (10.º E e 10.º D1+D2+H) da Escola Secundária de Pombal assinalaram o Dia Mundial da Poupança, celebrado a 31 de outubro, com uma exposição de cartazes criados nas aulas, expostos no átrio da escola.
Também os alunos do 2º ano do curso profissional de técnico de informática de gestão desenvolveram trabalhos, nas aulas de OEAG, sobre aplicações de poupanças em depósitos bancários e juntaram-se à exposição, enriquecendo a iniciativa.
Quando se ouve a palavra poupança, é comum associá-la ao ato de “guardar dinheiro” em aplicações financeiras, como os depósitos bancários, uma vez que os valores monetários não sofrem obsolescência. No entanto, o conceito vai muito além disso. Poupança deriva do verbo poupar, que, na sua essência, traduz um comportamento consciente de reservar algo para consumo futuro, limitando o consumo presente.
No século XXI, enfrentamos crescentes preocupações com a escassez de recursos, sobretudo os não renováveis. Ao mesmo tempo, o ser humano manifesta uma vasta gama de necessidades que procura satisfazer, fazendo um consumo desenfreado, impulsivo e indiscriminado, que tem contribuído para o esgotamento de recursos e para a poluição do planeta.
Com base nestas reflexões e no estudo da Economia, os alunos elaboraram cartazes que apelam à racionalidade económica, incentivando os consumidores a adotarem uma utilização consciente e responsável dos recursos no dia-a-dia, de modo a garantir a sua disponibilidade para as gerações futuras.
Através de slogans originais e apelativos, os trabalhos destacam uma das grandes preocupações da ciência económica, o desafio de conciliar necessidades infinitas com recursos finitos, e apresentam propostas concretas para reduzir o consumo excessivo e promover hábitos mais sustentáveis.
Esta iniciativa constituiu, assim, uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos em aula e sensibilizarem a comunidade escolar para a importância da poupança e da gestão responsável dos recursos.
Professoras, Conceição Aires e Filomena Girão