Dia Mundial do Origami – 11 de novembro


“A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos”(1)

Na semana de 15 a 19 de novembro, dia foi assinalado, no Agrupamento  de Escolas de Pombal, o Dia Mundial do Origami, tendo sido proposta a construção de origamis aos docentes do 1.º ciclo e aos alunos da ESP e da EBMP.

No dia 29 de novembro, o docente de Matemática da EBMP, Vasco Faria, proferiu uma palestra à qual assistiram os alunos do Clube de Matemática e alguns professores, na qual revelou a utilização de origamis nas viagens espaciais.

Origami é a arte de dobrar folhas de papel, sem cortes, e torná-las em objetos decorativos tais como pássaros e/ou animais, entre outros. A designação desta arte milenar japonesa vem de ori, que significa dobrar, e kami, que significa papel. Mas, o origami tem também uma relação muito direta com a matemática. Permite trabalhar conceitos de geometria (posição relativa de retas, eixos de simetria, mediatriz de um segmento, bissetriz de um ângulo), de números (frações), de funções/ sucessões, entre outros. Mais do que um simples papel dobrado ou um passatempo relaxante, o origami é uma ferramenta que  ajuda a melhorar a concentração, permite estimular a memória, a criatividade e a coordenação visual-manual das crianças.

Desafiamos todos a construírem uma estrela de elevado grau de dificuldade, acompanhando o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=iszp_VfzBwU.

Lígia Matos

Clube de Matemática

 

(1) COLETO, Daniela. «A Importância da Arte para a Formação da Criança», in Revista Conteúdo, volume 1, nº 3, jan/jul, São Paulo, 2010.