Dia Mundial do Solo


A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2013,o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo. O mote lançado este ano pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) é: “Pare a erosão do solo, salve o nosso futuro”.

Uma das funções do solo, a que geralmente chamamos terra, é a sustentação da vida na Terra. No entanto, este recurso natural, não renovável à escala humana, tem vindo a ser sujeito a diferentes agressões. Assim, a cada 5 segundos a Terra perde uma quantidade de solo equivalente a um campo de futebol. Ao ritmo atual, mais de 90% dos solos da Terra podem ser degradados até 2050. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas já abandonaram os seus países de origem devido à seca, erosão do solo, desertificação e desmatamento. O setor que faz uso do solo representa quase 25% do total de emissões globais de gases com efeito estufa. Neste sentido, a ONU enfatiza que a sua reabilitação e gestão sustentável é fundamental para combater as alterações climáticas.

Para assinalar este dia e no âmbito da disciplina de ciências naturais e do Clube “Ciência Viva”, os alunos da turma G do 7.º ano participaram com muito entusiasmo em atividades práticas hands-on, nas quais tiveram oportunidade de plantar árvores, observar raízes de plantas, analisar diferentes horizontes superficiais do solo e construir um filtro caseiro para a água.

O objetivo foi sensibilizar os alunos participantes para a importância do solo, como base de sustentação da vida no nosso planeta, nomeadamente como chave para reduzir a migração forçada, mitigar e adaptar às mudanças climáticas, melhorar a nutrição, fornecer água limpa, alcançar a segurança alimentar e preservar a biodiversidade.

Estefânia Pires, Professora de Ciências Naturais
Jorge de Sá, Coordenador do Programa Eco-Escolas