ELI de Pombal, Alvaiázere e Ansião promove Sessão Formativa


No passado dia 17 de maio, a Equipa Local de Intervenção Precoce de Pombal, Ansião e Alvaiázere dinamizou uma Sessão Formativa, subordinada à temática «Integração Sensorial – crianças dos 0 aos 6 anos», em formato online, dirigida a pais/encarregados de educação e profissionais da educação, da saúde e da assistência social, aos cuidadores em geral.

A disfunção de Integração Sensorial afeta cada vez mais criança e, neste sentido, no exercício das suas funções, os profissionais da educação são desafiados a compreender e responder adequadamente a dificuldades relacionadas com um sensível processamento dos diferentes sistemas sensoriais, que podem ter um forte impacto na participação e desenvolvimento das crianças. Ao compreender melhor a origem e as relações destes sistemas, os docentes vão poder identificar e encontrar estratégias para facilitar a envolvência e a cooperação das crianças nas rotinas do seu dia-a-dia e auxiliar os pais/cuidadores a saber lidar melhor com esta problemática.

Procurou-se, ainda, com esta formação, dar uma resposta às famílias e envolver e capacitar pais e outros cuidadores, com estratégias de intervenção adequadas às suas rotinas de vida diária.

A sessão teve como orador convidado, o Terapeuta e Mestre em Terapia Ocupacional, João Cadima, que, durante sensivelmente três horas, abordou este tema, cada vez mais frequente nas nossas crianças. Primeiramente, o orador procurou apresentar uma visão geral do que consiste a Integração Sensorial e as relações existentes entre os diferentes sistemas sensoriais; seguidamente, relacionou as dificuldades do processamento sensorial com as dificuldades de comportamento, comunicação, motoras ou alimentares; por fim, com o propósito de sensibilizar para a importância da Integração Sensorial, procurou capacitar os cuidadores com estratégias de intervenção adequadas às suas realidades.

A sessão contou com 200 participantes, de diversas zonas geográficas do país, que puderam participar ativamente, colocando questões, de forma a poder identificar e encontrar estratégias para facilitar a envolvência e cooperação das crianças nas rotinas do seu dia a dia.

A equipa agradece a presença de todos os participantes e os feedbacks recebidos, que foram muito positivos e de extremo agrado pelo momento formativo proporcionado!

Catarina Margarida Marques