A Comissão Europeia anunciou em janeiro de 2014 um novo programa 2014-2020 denominado ‘Erasmus Plus’ (Erasmus+) e que englobaria as diversas ações que até então compunham outros programas europeus, tais como, Aprendizagem ao Longo da Vida; Juventude; Tempus; Erasmus Mundus; Alfa e EduLink.
E logo em fevereiro desse ano o Agrupamento de Escolas de Pombal, sempre com os olhos postos em novas oportunidades que se abrem para os nossos alunos, apresentou, em cooperação direta da escola “Directorate of Secondary Education of Piraeus”, na Grécia, a sua candidatura para desenvolver um Programa/ Ação Chave 2, de Cooperação para a Inovação e o Intercâmbio de Boas Práticas.
No ano de 2014, e devido a vários constrangimentos, essencialmente políticos e económicos que envolveram os dois países, o Projeto não obteve aprovação.
No entanto, e sem nunca desistir de uma boa causa, apresentámos nova candidatura para o ano de 2015.
E foi no dia 25, do passado mês de agosto, que o Agrupamento de Escolas de Pombal recebeu, da parte da Comissão Europeia, a aceitação da candidatura do Programa DEMOKLEOS, – a desenvolver-se entre 2015-2018.
Este Programa, cujo objetivo é o de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, desde o nível básico ao secundário, nas escolas de toda a Europa, pretende levar os envolvidos a repensar a consciência democrática que se vive na Europa, bem como sensibilizar os jovens para a importância de assumir uma responsabilidade coletiva dentro e fora da escola.
O programa proporcionará oportunidades para que o pessoal docente possa desenvolver as suas competências profissionais e colaborar com parceiros no resto da Europa, apoiando o intercâmbio de boas práticas e a adoção de abordagens inovadoras para dar resposta a problemas comuns, como o abandono escolar ou baixos níveis de competências básicas. Serão, ainda, incentivadas atividades, junto dos alunos, que promoverão ligações fora do contexto das escolas e noutras áreas da educação e formação, bem como o estabelecimento de parcerias estratégicas internacionais com vista à cooperação sobre questões de interesse comum.
“DEMOKLEOS: the KLEOS of Democracy in European School” é o lema do projeto e será trabalhado conjuntamente por escolas secundárias da Grécia, Finlândia e Istambul, em colaboração com as Universidades de Piraeus- Grécia e Siegen- Alemanha, e claro, Agrupamento de Escolas de Pombal.