Erasmus+: Juliet – Women Open Modern European Nations

Entre os dias 1 e 7 de março, as docentes Filomena Miranda, Carla Silva e Alice Guimarães, em conjunto com um grupo de 11 estudantes do nosso Agrupamento, deslocaram-se a Dunkerque (Lycée Jean Bart), França, no âmbito da mobilidade do Programa Erasmus+ KA2 (Juliet – Women Open to Modern European Nations). Nesta mobilidade, para além dos alunos franceses que receberam os seus congéneres portugueses, participaram, ainda, estudantes de Itália e Espanha, acompanhados dos respetivos professores.

À semelhança do que já havíamos noticiado, aquando da vinda à nossa escola destes alunos e professores, também em Dunkerque, a semana decorreu num ritmo vertiginoso durante a qual foram trabalhados os mais variados assuntos subordinados à temática “Women and Olympics”.

Com os mesmos objetivos em mente – dar voz e visibilidade às mulheres na construção europeia – foram realizados trabalhos de grupo, workshops, apresentações, debates, dramatizações e, até mesmo, a prática do desporto onde se incluiu uma modalidade pouco usual entre nós – a patinagem no gelo. De entre os assuntos tratados nestas sessões, citem-se, a título de exemplo, “a discriminação no desporto”; “desportos femininos versus desportos masculinos” e “jogos Olympicos do futuro”. Nestes trabalhos, os alunos participantes, para além de tomarem conhecimento do árduo caminho travado pelas mulheres na luta pela igualdade de género no campo desportivo, foram chamados a intervir e a pronunciar-se sobre as mais diversificadas situações que afetam, ainda hoje, a participação feminina no desporto de alta competição.

A visita ao LAAC Museum (Museu de arte contemporânea) contribuiu, igualmente, para o alargamento de horizontes dos nossos alunos, desta feita no campo da arte, ao proporcionar-lhes a fruição de obras de arte contemporâneas executadas por mulheres.

Alunos e professores, enriquecidos por esta experiência onde o conhecimento, a cultura e a solidariedade andaram de mãos dadas, regressaram a casa com a certeza de que a Europa é, de facto, a nossa casa comum.

Pela Equipa Erasmus+

Filomena Miranda, Carla Silva, Isilda Gameiro e Alice Guimarães