No 1.º período do presente ano letivo, na Escola Básica Marquês de Pombal, foram abordados, nas aulas de Cidadania, os 17 Objetivos da Sustentabilidade e, mais concretamente, a questão da fome, envolvendo as seguintes as turmas: 5ºA (Professora Fátima Pessa), 5ºC (Professora Sandra Diniz) e 5ºF (Professora Ana Letra).
Tudo começou porque no dia 16 de outubro se comemora o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1981, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.
Por outro lado, ficámos a saber que a 1 de janeiro de 2016 entrou em vigor a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, aprovada pelos líderes mundiais, a 25 de setembro de 2015, numa cimeira na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA).
Depois de debatidos estes temas, da visualização de vídeos que muito nos sensibilizaram, entre outras atividades, decidimos fazer algo para alertar a comunidade escolar para estes dois temas tão importantes para as nossas vidas.
Assim, inspirados no concurso promovido pela FAO no ano de 2020, criámos um painel dos 17 ODS e recheámos umas taças “Fome Zero” em articulação com os DAC, indo assim ao encontro de vários objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição. E assim nasceu uma exposição à entrada do Bloco B.
Afinal, é importante que todos saibamos o que se passa no mundo e como estamos a tratar o Futuro!
Os alunos do 5ºA, 5ºC e 5ºF