Extração de Essências Aromáticas – Um projeto do 1.º TAL

Ao longo do presente ano letivo, os alunos do 1.º TAL, nas disciplinas de Físico-Química, Análises Químicas, Química Aplicada e, ainda, Qualidade Segurança e Ambiente, foram desenvolvendo um projeto sobre a extração de essências de espécies vegetais autóctones. Com este projeto pretendeu-se também, utilizando um espaço disponível na escola, fazer a plantação de algumas espécies aromáticas, aliando a componente científica, relacionada com a química, ao desenvolvimento de competências do perfil do aluno – saber científico, técnico e tecnológico; bem-estar, saúde e ambiente; desenvolvimento pessoal e autonomia; pensamento crítico e pensamento criativo; sensibilidade estética e artística e relacionamento interpessoal – e fazer a articulação curricular e o trabalho interdisciplinar preconizados pelos Domínios de Autonomia Curricular, num privilégio pelo trabalho prático e experimental e o desenvolvimento de capacidades de pesquisa, relação e análise. No desenvolvimento do trabalho, e por fazerem também parte da turma, foram envolvidos alunos do 1.º TEAC, no âmbito da disciplina de Físico-Química, que constituem turma com o 1.º TAL. Ilustra-se aqui o trabalho desenvolvido no jardim, com algumas fotografias.

A presente divulgação do projeto “Extração de Essências Aromáticas” constitui a última etapa, para o presente ano letivo. De facto, alunos e professores envolvidos pretendem que nos 2.º e 3.º anos deste curso 1.º TAL o projeto passe por mais 2 fases: construção de uma compostagem autorregulada (em termos de rega: sensores humidade, recolha de água da chuva e rega), contando com a colaboração de disciplinas técnicas do atual curso 1.º TEAC; visita a unidades fabris que utilizem essências, permitindo pensar-se numa aplicação prática de uso comum para as essências extraídas e, ainda, a possibilidade de uma parceria com um técnico do Ministério da Agricultura, existindo já contactos estabelecidos.

A docente Marta Sá