Grupo de Intervenção Precoce na Infância assinala Dia Mundial do Sono

A alteração na rotina familiar e a falta de socialização durante o período de confinamento, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, provocaram, em muitas famílias, alterações no sono das crianças.

Na comemoração do Dia Mundial do Sono, que este ano se assinalou a 19 de março, o grupo de Intervenção Precoce na Infância partilhou, com as famílias das crianças acompanhadas e docentes do grupo da educação pré-escolar, uma publicação que visa sensibilizar os pais para a importância do sono no bem-estar e saúde das crianças. Nesta publicação, para além de informações e recomendações, os pais poderão ainda encontrar algumas estratégias para ajudar as crianças a dormir melhor.

Os bons hábitos de sono na infância são essenciais para um bom desenvolvimento cognitivo, comportamental, emocional e físico. A ausência de hábitos de sono adequados tem repercussões no comportamento da criança, com consequência na vida familiar. Quando não dormem o tempo necessário, o comportamento das crianças sofre alterações: maior irritabilidade, mais cansaço, menor capacidade de atenção e concentração, afetando o seu desempenho escolar e desenvolvimento geral.

Torna-se, pois, prioritário promover rotinas e hábitos de sono. O Dia Mundial do Sono é uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono, que se comemora anualmente, e que tem como objetivo celebrar o sono e alertar para importância do sono regular diário.

Bons sonhos!