No dia 27 de março de 2024, quatro turmas do nono ano, da Escola Secundária de Pombal, assistiram a uma palestra sobre a importância do sono. Esta atividade, integrada na Semana Internacional do Cérebro 2024, foi dinamizada por uma equipa de especialistas na área de investigação do Sono, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
Nesta palestra foi explicado que o sono é essencial não só para os jovens, mas para todas as pessoas, pois tem a função de regular a estabilidade do organismo, uma vez que dormimos para repor as energias. Também foram dadas algumas indicações para se ter um sono reparador, tais como: não fazer exercício físico meia hora antes de ir dormir, não beber bebidas energéticas, não dormir em locais com temperatura desadequada e com muito ruído, meia hora antes de dormir não utilizar telemóveis, televisão ou qualquer outro aparelho que emita luz branca.
O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam desde o momento em que a pessoa adormece e que se torna cada vez mais profundo até o corpo entrar em sono REM (movimento rápido dos olhos). Este ciclo pode ser dividido em quatro fases que se vão intercalando:
Fase 1: Sono leve – esta é uma fase de sono bastante leve que dura aproximadamente 10 minutos. Inicia-se no momento em que se fecha os olhos e se começa a adormecer, no entanto, ainda é possível acordar facilmente com qualquer som que aconteça no quarto; A respiração vai se tornando mais lenta; é possível ter a sensação de que se está caindo.
Fase 2: Sono leve – é uma fase na qual o corpo já se encontra relaxado, mas a mente está atenta e, por isso, a pessoa ainda consegue acordar facilmente com um barulho na casa ou no quarto, dura 20 minutos e é a fase na qual o corpo passa mais tempo ao longo de todos os ciclos do sono.
Fase 3: Sono profundo – esta é a fase do sono profundo na qual os músculos relaxam completamente, o corpo fica menos sensível a estímulos externos, como movimentos ou barulhos. Nesta fase, a mente está desligada e, por isso, também não existem sonhos. No entanto, esta fase é muito importante para a reparação corporal, pois o corpo vai tentando recuperar de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia.
Fase 4: Sono REM – o sono REM é a última fase do ciclo do sono e que, normalmente, começa 90 minutos depois de adormecer, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem. É nesta fase que o corpo consegue realmente relaxar e na qual a taxa de renovação cerebral é maior. É também nesta fase que pode surgir um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode se levantar e andar pela casa, sem nunca acordar.
Conclui-se, então, que, para termos uma vida saudável e de qualidade, é fundamental darmos a devida importância às horas de dormir e à qualidade do sono.
Lara Carvalho, 9.º G
A equipa de Educação para a Saúde