Juliet – Women Open to Modern European Nations Erasmus+


Entre os dias 14 e 20 de novembro, a nossa escola, enquanto parceira do Programa Erasmus+ KA2 (Juliet – Women Open to Modern European Nations), foi a anfitriã das suas congéneres francesa e italiana. Para além dos 16 estudantes do ensino secundário do nosso Agrupamento e das docentes que integram este Projeto, participaram, no âmbito desta mobilidade, cinco estudantes e duas professoras de Cerignola (Itália) provenientes da Scuola Secondaria di Primo grado «Giuseppe Pavoncelli» e onze estudantes e duas professoras de DunKerque (França) provenientes do Lycée Jean Bart.

Tal como a temática do Projeto o indica – Juliet Women Open to Modern European Nations – a semana decorreu de forma intensa e com um elevado número de atividades de aprendizagem, ensino e formação subordinadas ao tema “The Rights of the Women – How the World Sees Her”. Na senda do que já havia sido feito no ano letivo anterior, continuamos a desafiar convenções e estereótipos dando visibilidade às mulheres na construção de uma Europa mais moderna, mais justa e mais igualitária. Para isso, concorreram ações desenvolvidas quer em Workshops, quer em visitas a diferentes espaços e museus. Buscando o exemplo de mulheres empreendedoras, que lutaram pelos seus direitos e que se projetaram para além do seu tempo, visitamos, em Gaia, as Caves Ferreira e o respetivo Museu D.ª Antónia “A Ferreirinha”. Mas, a busca por mulheres que fizeram a diferença, não se saldou apenas pela “Ferreirinha” que singrou num mundo de homens, também a magia a que nos transportou a Livraria Lello (que inspirou a autora de Harry Potter) ou “Mulheres Pioneiras”, que fizeram da arte, ou na arte, a sua marca (Rota dos museus em Coimbra).

Para além destas saídas de campo, foram inúmeros os workshops desenvolvidos pelos alunos participantes no Projeto, sob a supervisão das docentes que o integram. A título de exemplo, salientem-se a ação “Stand up stand strong” e o o peddy paper realizado na escola “Guess who?” e que levou à descoberta de mulheres portuguesas, verdadeiros exemplos de resiliência pela causa feminina.

Se a estas ações juntarmos o vasto programa social, feito do encontro de culturas dos diferentes países participantes, podemos afirmar que esta foi uma experiência que professores, pais/encarregados de educação e alunos jamais esquecerão. Deste encontro, temos a certeza, saímos todos culturalmente mais ricos e mais solidários esbatendo fronteiras que ainda persistem na nossa casa comum – A Europa. https://www.canva.com/design/DAFTjP61Dvs/watch

 

Pela Equipa Erasmus+

Filomena Miranda

Carla Silva

Isilda Gameiro

Alice Guimarães