Lado a Lado pela Igualdade


Teve lugar, no dia 22 de fevereiro, no Auditório Dra. Gabriela Coelho, a palestra “Lado a Lado pela IgualdadePromover a igualdade de género através da construção de masculinidades não violentas”, promovida pelo projeto “Engenheiras por 1 Dia” e pelo Clube Europeu, dinamizada pela Doutora Tatiana Moura e pelo Dr. Tiago Rolino, do Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra).

A palestra foi uma oportunidade para divulgar o trabalho do Promundo, com exemplos de intervenções e experiências concretas realizadas no Brasil, ao mesmo tempo que pretendia convidar os alunos e as alunas a questionar as suas próprias convicções em torno das questões de género, diferença e igualdade, para além das abordagens mais comuns, centradas nas experiências femininas. O enfoque foi dirigido para as situações em que as desigualdades de género penalizam, de diferentes formas, os rapazes e os homens, com repercussões também nas vidas das raparigas e das mulheres, e nas diferentes formas – através de ação direta e de medidas oficiais, nas áreas social e da saúde, entre outras – de criar condições de maior bem-estar e realização pessoal para ambos os sexos.

Os palestrantes – Tatiana Moura e Tiago Rolino – são investigadores no projeto «EQUI-X – Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade», projeto do Promundo e do Centro de Estudos Sociais, laboratório Associado da Universidade de Coimbra. A intervenção deste projeto faz-se de forma privilegiada junto de rapazes e homens, com o objetivo de promover a igualdade de género e criar um mundo livre de violência, envolvendo homens e rapazes em parceria com raparigas e mulheres. Com origem no Brasil, tem hoje escritórios nos Estados Unidos, no Ruanda e em Portugal, sendo as suas metodologias adotadas em 22 países. Especificamente, o Promundo-Portugal desenvolve investigação aplicada e intervenção sobre masculinidades e relações de género no atual contexto de crise económica e financeira na Europa.

Lina Oliveira