O Grupo de História assinalou o 25 de abril


No âmbito das comemorações do 25 de abril, os alunos de História e História A realizaram várias atividades, de forma a comemorar esta data.

Foi realizada uma exposição, refletiu-se sobre a importância desta data e da democracia portuguesa, foram criados cartazes e produzidos 48 cravos para simbolizar os 48 anos da revolução.

Esta atividade pretendeu sensibilizar os alunos para a temática da História e para a importância da democracia e da liberdade no mundo atual. Foi uma atividade bastante enriquecedora, na qual os alunos se mostraram bastante empenhados e participativos.

O Grupo de História

 

O 25 de abril visto por um aluno…

O 25 de 1974 foi uma revolução militar que derrubou o regime ditatorial que vigorava em Portugal.

Para mim, a Revolução dos Cravos teve um papel importantíssimo devido à queda do poder autoritário e repressivo que há quarenta e oito anos, pela mão dos chefes de estado, assolava a população de um país. Até então, não havia liberdade de expressão, não havia pluripartidarismo e as ações contra o regime eram reprimidas pela polícia política. Felizmente, do 25 de abril de 1974 em diante, foi possível o direito o sufrágio universal e a liberdade de expressão que nos permite ter opinião própria e dá-la a conhecer à sociedade sem medo nem risco de ser preso ou torturado.

Hoje, revelo total admiração pelas figuras mais importantes, com visão e coragem, que lutaram para presenciarmos a sociedade livre da qual hoje desfrutamos em comunhão com a mulher que, infelizmente, antes da revolução não era vista como cidadã ativa. O papel do homem sofreu também alterações como a perda do poder total sobre a esposa ou a filha, o serviço militar deixou de ser obrigatório, a realização de tarefas domésticas pelo sexo masculino tornou-se normalizada e ocorreram diversas transformações na legislação portuguesa.

Sinto-me feliz por viver na sociedade democrática que habita no pequeno grande país que é Portugal.

Gonçalo Silva nº7 12ºG2