OUTUBRO ROSA – Mês da Prevenção do Cancro da Mama


O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente, são detetados mais de 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem com esta doença.

Para promover a consciencialização sobre o cancro da mama e sensibilizar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce, o gabinete da Saúde da Escola Secundária de Pombal aderiu à campanha “Onda Rosa” – campanha de sensibilização para a prevenção do cancro da mama. Durante a segunda quinzena de outubro, a cor rosa dominou a Escola Secundária de  Pombal com a comemoração, a 15 de outubro, do dia mundial da saúde da mama, pelos  alunos do 10 ano, turma B, que distribuíram pulseiras rosa e autocolantes onda rosa à comunidade educativa. Foi colocada uma faixa rosa no gradeamento frontal da escola e o átrio foi envolvido por dezenas de balões rosa conjuntamente com uma grande faixa, da mesma cor, colocada nas grades contiguas à sala de estudo.

No dia 30 de outubro, dia nacional da prevenção do cancro da mama, a Drª Ana Mações, voluntária da Liga Portuguesa contra o cancro do Núcleo Regional do Centro, dinamizou uma ação de sensibilização para os alunos do 12º ano, turmas D e G, e 11º ano, turma F, onde frisou os fatores de risco associados ao cancro da mama e alertou para a necessidade da prevenção e diagnóstico precoce no sentido de obviar este problema de saúde pública.

Os alunos do 12º ano turmas A, B, e D elaboraram cartazes alertando para a importância do autoexame, da realização de exame de diagnóstico, da realização de consultas médicas, dos sinais e medidas de prevenção a que todos devemos estar atentos e nunca descuidar. Com estes cartazes, fez-se uma exposição intitulada “Um sopro de esperança na luta contra o cancro” que esteve patente no átrio da escola adornada por alguns manequins metálicos vestidos de rosa.

É necessário sensibilizar a população para a importância da prevenção do cancro da mama, que pode ser a diferença entre a vida e a morte. Quanto mais informadas as pessoas estiverem, mais atentas estarão aos sinais.