Palestras sobre Risco e Alzheimer


Nos dias 15 de fevereiro  e 15 de março, os alunos das turmas do 10.ºB e 10.ºC assistiram, no Auditório Dra. Gabriela Coelho, a duas  palestras no âmbito do Projecto de Cidadania  e Desenvolvimento e do Projeto de Educação para a Saúde, sobre  o Risco e a doença de Alzheimer, respectivamente. A primeira palestra foi proposta por uma aluna da turma B e a segunda pelas diretoras de turma Adelaide Sousa e Glória Pereira e tiveram a colaboração da professora Helena de Jesus.

A palestra sobre o Risco foi orientada pelo Subchefe dos Bombeiros Voluntários de Pombal, Filipe Neves, e a segunda pela Dra. Carla Mariza, presidente da delegação da Zona Centro da Associação Alzheimer Portugal e pela psicóloga Daniela Dinis.

O Subchefe Filipe Neves fez a diferenciação entre Risco, Prevenção e Segurança, dando exemplos reais, explicando o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e a formação a que são sujeitos para poderem atuar em segurança sempre que são solicitados. A palestra terminou com questões colocadas pelos alunos.

Na palestra sobre Alzheimer a introdução ao tema foi feita com o visionamento de um pequeno vídeo sobre a doença, as diversas fases de desenvolvimento e os sintomas que os doentes apresentam. A Dra. Carla descreveu o trabalho realizado pela Associação a nível nacional e, em particular, as atividades implementadas e apoiadas pela Delegação da Zona Centro que tem sede em Pombal e onde existe um dos quatro centros de dia do país,  o Centro de Dia do Marquês, que se dedica exclusivamente ao cuidado de pessoas com demência.

A psicóloga Daniela Dinis falou sobre os diversos estados de evolução da doença e realçou a importância de apoiar os doentes e os seus familiares/cuidadores, salientando a necessidade de estimular os doentes tendo em consideração o passado de cada um.

Para os alunos, as palestras foram muito importantes porque os alertou para os Riscos, Prevenção e Segurança que devemos ter em consideração no nosso dia-a-dia, assim como para os problemas que os cuidadores têm que ultrapassar no acompanhamento das pessoas que têm a doença de Alzheimer. Esta última atividade também os sensibilizou para a forma como devem agir quando têm um familiar ou amigo com esta doença.

No geral, os alunos consideram este tipo de divulgação muito importante porque lhes permite crescer como pessoas e ter um papel mais ativo e positivo na sociedade.

As Professoras responsáveis:

Adelaide Sousa e Glória Pereira (Grupo 510)