A professora de espanhol, Carla Silva, foi distinguida com o “eTwinning Quality Label”, pela relevância e qualidade do seu projeto IGUALDAD DE GENERO EN FRANCIA, ITALIA Y PORTUGAL:¿ SUENO O REALIDAD?, desenvolvido com alunas e alunos do 11º ano, durante o passado ano letivo. Quisemos saber mais acerca deste projeto, não só porque distingue a nossa escola, mas também porque nem sempre estes meritórios trabalhos têm o devido reconhecimento e a devida visibilidade na comunidade escolar, importantes para inspirar outras iniciativas.
Lina – Carla, podes explicar como nasceu este projeto?
Carla – Tudo começou em novembro do ano passado, quando o Ministério me endereçou um convite para ir a Madrid a um congresso eTwinning intitulado HablArte. Os professores presentes dos vários países da Europa descobriram então as vantagens do uso desta plataforma e eu, como alguns outros, comecei a pensar num projeto que fosse interessante para os meus alunos e que lhes permitisse desenvolver competências e valores de uma forma diferente da que normalmente usava nas aulas e que todos nós professores usamos… Organizei então uma parceria com Itália e França, dois países com a mesma segunda língua que nós, e propus trabalhar a igualdade de género num estudo comparativo entre o nosso país Portugal, a França e a Itália.
Lina – E quais foram os passos seguintes?
Carla – Cada um dos três professores realizou vídeos de apresentação dos seus alunos e enviou fotografias para poderem conhecer-se. Formaram-se grupos de trabalho de 3-4 alunos, nos três países, e, a partir desse momento, iniciamos o nosso projeto, intitulado «Igualdad de género, ¿sueño o realidad?», trocando documentos, vídeos e mensagens.
Lina – E exatamente que trabalho propuseste às alunas e aos alunos do 11º ano?
Carla – Estes alunos, assim como os seus colegas de Viareggio (Itália) e Besançon (França), analisaram a situação de igualdade social de género nas suas famílias e foram alargando o estudo às Câmaras Municipais. Depois de apresentarem as suas conclusões através de gráficos em Excel no «Twinspace», cada grupo analisou os trabalhos dos outros grupos para ficar a conhecer a realidade socioeconómica de cada um dos países.
Lina – E de que forma é que os diferentes grupos comunicaram ao longo dos trabalhos do projeto?
Carla – A interação entre pares foi-se desenvolvendo através de vídeos, de emails e de chat.
Lina – No final, que conclusões foi possível tirar relativamente ao tema?
Carla – A conclusão a que chegamos, depois de analisarmos os dados recolhidos, foi que em nenhum destes três países se verifica igualdade entre os homens e as mulheres. As mulheres costumam ter um nível de estudos superior ao dos homens mas nem sempre elas conseguem trabalhar na sua área de formação. Também verificamos que existem mais mulheres desempregados do que homens. Por fim, nestas três câmaras também o número dos vereadores é bem superior ao das vereadoras. Ainda há muito a fazer para conseguirmos igualdade, mas estes alunos acabaram o seu ano letivo conscientes que as mentalidades têm que mudar e com o desejo de que este sonho seja dentro de poucos anos um mito…
Lina – Sei que as alunas e os alunos envolvidos também aprenderam espanhol, no processo, e até escreveram uma notícia e perfeito castelhano!
Carla – Sim! Quero aproveitar para agradecer a dedicação destes alunos de espanhol que estiveram sempre disponíveis para a realização das atividades do projeto. Todos irão receber um certificado de participação, enviado pelos representantes da plataforma eTwinning em Portugal.
Lina – Obrigada, Carla, e mais uma vez parabéns pelo teu trabalho!
Professora Lina Oliveira