Projeto Demokleos – Reunião transnacional em Hanôver


O Agrupamento de Escolas de Pombal, representado pela docente Verónica Dankova, coordenadora da equipa portuguesa do projeto Erasmus mais – Demokleos, esteve presente na 3ª reunião transnacional, que decorreu entre os dias 16 e 17 de abril de 2018, na cidade de Hanôver, Alemanha, cuja organização esteve a cargo da equipa de investigadores do Instituto de Didática de Democracia, o único na União Europeia, da Universidade Leibniz de Hanôver, novo parceiro no projeto.

Num ambiente de dinamismo, determinação e cooperação foram discutidas e aperfeiçoadas ideias sobre os produtos finais, e definidas novas prioridades e desafios, com ênfase nos valores democráticos. Desde 2015, o Agrupamento de Escolas de Pombal é parceiro neste projeto-piloto, intitulado “DEMOKLEOS – THE KLEOS OF DEMOCRACY IN EUROPEAN SCHOOL, Rethinking Democratic Awareness and Collective Responsibility for a whole-school approach”.

Na Declaração de Paris, 17 de março de 2015, que resultou de uma reunião informal dos Ministros da Educação da União Europeia em resposta aos atentados terroristas em França e na Dinamarca, foi reforçada a importância da promoção da cidadania e dos valores comuns de liberdade, tolerância e não discriminação através da educação, desde uma idade precoce. Nessa Declaração, foi reforçado que os professores e educadores, em geral, devem encontrar estratégias para ajudar os jovens – em estreita cooperação com os pais e as famílias – a tornarem-se membros ativos, responsáveis ​​e abertos da sociedade. É preciso garantir que as crianças e os jovens adquiram competências sociais, cívicas e interculturais, promovendo os valores democráticos e os direitos fundamentais. É imperativo promover a inclusão social e a não discriminação, bem como a cidadania ativa; reforçar o pensamento crítico e a literacia mediática, particularmente no uso da Internet e dos media sociais, de modo a desenvolver resistência a todas as formas de discriminação e doutrinação. É um grande desafio!Os professores do Agrupamento de Escolas de Pombal envolvidos no projeto têm demonstrado abertura, atitude positiva e dedicação, tendo apresentado soluções inovadoras, em estreita cooperação com a equipa coordenadora, na aplicação destes valores, trabalhando com as suas turmas do ensino básico e secundário nas temáticas deste projeto. A plataforma online que está a ser criada pelos parceiros no projeto Demokleos, com a contribuição da equipa coordenadora do Agrupamento de Pombal, tem por objetivo proporcionar aos professores e educadores das escolas europeias acesso fácil ao fundo documental e de discussão. Os professores do nosso Agrupamento têm a oportunidade de, em primeira instância, testar esses materiais.

Para o Agrupamento de Escolas de Pombal, o projeto Demokleos é uma mais-valia que tem proporcionado aos professores a possibilidade de aperfeiçoar a sua prática letiva no que respeita aos valores democráticos e de adequar os objetivos do projeto a situações de sala de aula e extra-aula, tendo em vista a flexibilização do currículo das suas disciplinas, proporcionando aos alunos atividades diversificadas, tais como: pesquisa orientada, com a apresentação de resultados do seu trabalho em diferentes formatos; debate sobre os assuntos de atualidade; organização de um school mob, mobilizando um grande número de alunos, com o objetivo de os sensibilizar para as problemáticas de bullying e cyberbullying, entre outras. Por sua vez, os alunos são avaliados pelo seu empenho, seriedade e responsabilidade demostrados, pela qualidade e pela relevância dos conteúdos apresentados. Com a sua participação, têm a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas em situações e desafios que lhes permitem desenvolver competências sociais e humanas, tendo por base os valores democráticos universais.

Equipa coordenadora do projeto Demokleos

Verónica Dankova e Lina Oliveira