No âmbito da Educação para os Direitos Humanos, 20 alunos do 3º ano das turmas TRRB e TAL desenvolveram várias atividades integradas no projeto Erasmus+ – DEMOKLEOS, subordinadas à temática de “Democracia em Contexto Escolar”, as quais decorreram ao longo do 2º período letivo, nas aulas da disciplina de Português, com apoio e a orientação da docente Lina Oliveira.
Os alunos foram motivados a refletir e a discutir acerca do conceito de Democracia e os seus princípios básicos e sobre os direitos democráticos, nomeadamente o direito ao voto. Foram ainda convidados a preparar e a simular, com os alunos mais novos das turmas K e J do 4º ano, uma atividade subordinada ao tema “Eleições vão à escola”, eleições para uma Associação de Estudantes, respeitando todo o processo eleitoral. A atividade com uma das turmas do 4º ano decorreu no dia 17 de fevereiro, no auditório da Escola Básica Marquês de Pombal. Os alunos do 3º ano apresentaram duas listas, tendo cada “candidato” defendido as suas propostas. Depois do debate e dos respetivos esclarecimentos, procedeu-se a votação e à contagem dos votos. Com o apuramento dos resultados, o “candidato” eleito agradeceu aos seus eleitores. No final, os “jovens eleitores” fizeram a avaliação da atividade que, na opinião dos mesmos, decorreu de forma muito positiva e esclarecedora.
Apesar da complexidade do tema, os alunos dinamizadores (turmas TRRB e TAL do 3.º ano) abordaram o tema de forma muito clara e adequada à faixa etária do público-alvo. Desta forma, as crianças e jovens ficaram sensibilizados para começar a usar a sua voz mais cedo e de forma mais consciente em momentos de tomada de decisão, pois a aprendizagem no âmbito de cidadania ativa e das formas de participação deve começar na escola, com a população mais jovem.
Com esta atividade de caráter mais prático, os alunos do ensino profissional de nível secundário demostraram interesse e responsabilidade no que respeita à organização do evento e, com certeza, tornaram-se cidadãos mais conscientes dos seus direitos.
A equipa do projeto Erasmus + Demokleos agradece às docentes das turmas J e K do 4º ano, Catarina Pedrosa e Paula Lourenço, pela colaboração e tempo dispensado para esta atividade.
Verónica Dankova/ Lina Oliveira