No âmbito da Educação para os Direitos Humanos, 29 alunos do 12º ano das turmas F e G desenvolveram várias atividades integradas no projeto Erasmus+ – DEMOKLEOS, subordinadas à temática “Da Democracia à e-Democracia”, as quais decorreram ao longo do 2º período, na disciplina de Sociologia, com apoio e orientação da docente Luísa Moura.
Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância de novas ferramentas tecnológicas na promoção da e-Democracia, através de discussão sobre o que é a Democracia, com o visionamento e a discussão de vídeos e com a ajuda de pesquisa online orientada para assuntos específicos, nomeadamente: e-Democracia e e-Participação; e-Votação e Campanhas Políticas online.
As conclusões foram apresentadas pelos alunos em diferentes formatos. Para medir o seu grau de conhecimento sobre os conceitos, tais como a e-Democracia e a e-Participação, um grupo de alunos saiu de sala de aula e questionou diferentes pessoas, incluindo colegas, membros da comunidade educativa e ainda alguns membros da comunidade local, aproveitando a ocasião para informar os entrevistados sobre os conceitos em causa. Na segunda sessão de apresentação, dedicada ao tema de “Campanha Políticas online”, foi convidada a turma B do 9º ano, tendo os alunos do 12º ano apresentado esta temática de forma bastante dinâmica, clara e adequada ao público-alvo. Além disso, criaram um questionário para os alunos testarem a sua compreensão sobre este tema tão complexo, cujo resultado foi francamente positivo!
Na terceira sessão, foi abordada a temática de e-Votação ou votação eletrónica. Os alunos apresentaram algumas vantagens e desvantagens deste sistema de votação e refletiram sobre os próximos desafios, nomeadamente o acesso de todos os cidadãos a estas ferramentas e a necessidade de formação para a população, sobretudo a mais idosa.
Com a partilha de novos conhecimentos sobre as oportunidades criadas pelas ferramentas online, os alunos reconheceram ainda as suas limitações, alguns riscos e novos desafios que apresentam. Com este trabalho, desenvolvido na disciplina de Sociologia, conseguiram atingir o principal objetivo desta formação dirigida a estudantes do ensino secundário no âmbito do projeto Erasmus + – DEMOKLEOS: dar a conhecer e encorajar os jovens para a utilização de novas formas de participação e de cidadania ativa na era digital.
Verónica Dankova/ Lina Oliveira