No âmbito da Educação para os Direitos Humanos, 55 alunos do 11º ano, das turmas E e F, desenvolveram atividades, integradas no projeto Erasmus+ – DEMOKLEOS, subordinadas à temática “A Problemática do Discurso de Ódio online”. Estas atividades decorreram ao longo do 2º período letivo, em aulas das disciplinas de Inglês, Português e Filosofia, com apoio e a orientação dos docentes, Jorge Rodrigues, Verónica Dankova, Lina Oliveira e Lurdes Abadesso.
Através da discussão sobre o que é o Discurso de Ódio, com o visionamento e a discussão do vídeo relativo à Campanha Oficial do Movimento contra o Discurso de Ódio – campanha do Sector de Juventude do Conselho da Europa, que está a decorrer até ao final do 2017 -, e ainda com a ajuda de pesquisa online, orientada para os assuntos relacionados com esta temática, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o assunto, nomeadamente a relação entre a Liberdade de Expressão, como um dos direitos de Democracia, e o Discurso de Ódio. Com os trabalhos apresentados, os alunos conseguiram transmitir a mensagem que o Discurso de Ódio não é opinião e que tem que ser combatido, uma vez que incita à discriminação. O Discurso de Ódio engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância”. É necessário promover e multiplicar ações, sensibilizando os jovens para os riscos subjacentes ao Discurso de Ódio online. Com este trabalho, a equipa do projeto Erasmus + Demokleos pretendia mobilizar os jovens e, através de contacto com várias fontes de informação, refletir sobre as novas formas de participação da juventude na era de cidadania digital.
Verónica Dankova/ Lina Oliveira