Projeto “Tenho Química com a BE”

O Projeto “Tenho Química com a BE” promove “workshops” para os alunos do 7.º ano, sobre “regras de segurança no laboratório e gestão sustentável de recursos e resíduos”

De novembro de 2019 a março de 2020, realizaram-se na biblioteca da Escola Marquês de Pombal várias sessões de formação e informação dirigidas aos alunos do 7.º ano de escolaridade, dinamizadas pelos alunos do 1.º TAL, no âmbito da disciplina de Qualidade, Segurança e Ambiente, numa profícua articulação curricular da Biblioteca Escolar com a ciência, sob orientação dos professores Marta Sá e João Silvano, que partilharam conhecimentos e formação com os colegas, nomeadamente, sobre a química verde e o trabalho sustentado pelo referencial – “Aprender com a biblioteca escolar”.   Refira-se que a Ciência Viva integrou a atividade no seu site, na Semana da Ciência e Tecnologia, que decorreu no passado mês de novembro.

Subordinadas ao tema – “Regras de segurança no laboratório e gestão sustentável de recursos e resíduos”-, as sessões constituíram uma das vertentes do projeto “Tenho Química com a BE”, visando a proatividade e a interação entre os alunos, quer na transmissão e apreensão de conhecimentos, quer na aquisição de aprendizagens e competências, alertando para questões ambientais, desenvolvimento sustentável e regras e posturas de segurança na manipulação de produtos químicos (muitos de utilização comum). Nestas sessões, os alunos realizaram atividades práticas e manipularam material de laboratório, transformando a biblioteca da Escola Marquês de Pombal numa “laborateca”.

Os professores dinamizadores agradecem a todos os alunos e professores que se envolveram e que, deste modo, contribuíram para o sucesso da iniciativa.

João Silvano e Marta Sá