Decorreu durante os anos letivos 2015/ 2016 e 2016/ 2017 o projeto “YouthStart”, cofinanciado pelo programa Erasmus + da União Europeia e teve como principal finalidade concorrer de forma inovadora para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos, para a qualificação da prática educativa e para a disseminação da cultura de empreendedorismo em meio escolar.
O projeto foi desenvolvido em torno de “desafios”, envolvendo dois tipos de escolas: as do grupo de implementação e as do grupo de controlo. A nossa escola, no ano letivo de 2015/ 2016, fez parte do grupo de implementação e estiveram envolvidas três turmas do décimo ano nas quais foram aplicados desafios de nível B1 (as turmas D, F e G), na turma G foi aplicada a versão extensiva com a implementação de seis desafios e as turmas D e F aplicaram a versão intensiva com a implementação de quatro desafios. Em 2016/ 2017 as turmas que aplicaram a versão intensiva fizeram parte do grupo de controlo e a turma que aplicou a versão extensiva foi uma das seis turmas selecionada a nível nacional para aplicar desafios de nível B2. Estes desafios foram aplicados este ano, na turma 11º F, por todos os elementos do Conselho de Turma e coordenados nas reuniões das respetivas turmas.
Ainda no corrente ano letivo, foram selecionadas mais três turmas do décimo ano para fazerem parte do grupo de controlo dos desafios de nível B1: 10º C, 10º F e 10º G.
O projeto, coordenado pelo docente Jorge Rodrigues, contou com a dinamização empenhada das diretoras de turma envolvidas: professoras Helena Coxixo, Beatriz Graça, Lurdes Abadesso, Fátima Soares, Luísa Moura e Arminda Simões.
O coordenador do projeto: Jorge Rodrigues